Área de Concentração: 38131
Concentration area: 38131
Criação: 06/09/2022
Creation: 06/09/2022
Ativação: 08/09/2022
Activation: 08/09/2022
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 0 | 4 | 15 semanas | 15 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
Objetivos:
Familiarizar os alunos com as ideias de Charles Darwin(1809-1882), e suas transformações, até a publicação de A Origem das Espécies, a partir da leitura de trechos selecionados de suas obras. Apresentar autores e ideias que influenciaram Charles Darwin, por meio da leitura de fontes primárias. Promover a interpretação crítica sobre fatos da história do evolucionismo no século XIX por meio da pesquisa de fontes e leitura de autores da época, evitando algumas armadilhas comuns na interpretação histórica.
Objectives:
Familiarize students with the ideas of Charles Darwin (1809-1882), and their transformations, until the publication of The Origin of Species, by reading selected excerpts from his works. To present authors and ideas that influenced Charles Darwin, through the reading of primary sources. To promote a critical interpretation of facts in the history of evolutionism in the 19th century by researching sources and reading authors of the time, avoiding some common pitfalls in historical interpretation.
Justificativa:
A teoria da evolução, como proposta por Charles Darwin, é pouco conhecida mesmo entre biólogos. Charles Darwin apresentou, em 1859, um conjunto de ideias para além da Seleção Natural que, por sua complexidade e amplitude de temas, merece maior atenção. A abordagem histórico-biográfica da disciplina sobre a elaboração do livro A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida, propicia o contato com alguns de seus conceitos centrais, e propicia também uma visão em perspectiva sobre como se compreendia a diversidade biológica antes de Darwin e qual teria sido a sua contribuição para a visão contemporânea que temos sobre a mesma.
Rationale:
The theory of evolution, as proposed by Charles Darwin, is little known even among biologists. Charles Darwin presented, in 1859, a set of ideas beyond Natural Selection that, due to its complexity and breadth of themes, deserves greater attention. The historical-biographical approach of the discipline on the elaboration of the book The Origin of Species through Natural Selection, or Preservation of Favored Races in the Struggle for Life, provides contact with some of its central concepts, and also provides a perspective view on how biological diversity was understood before Darwin and what would have been his contribution to the contemporary view that we have about it.
Conteúdo:
1- Breve introdução ao estudo da história da ciência; 2- Visões sobre a diversidade biológica antes da publicação de A Origem das Espécies e 3- o papel das coleções e museus de história natural nos estudos sobre a diversidade biológica; 4- alguns precursores ou interlocutores intelectuias relevantes de Darwin; 5- a vida e obra de Charles Darwin correlacionadas às suas ideias nas décadas de 1830, 1840 e 1850 a partir de documentos, publicações e marcos biográficos; 6 - a Seleção Natural de Charles Darwin e outras ideias relevantes como a seleção sexual e o princípio da divergência; 7- o contexto da publicação de A Origem das Espécies; 7- a Teoria da Pangênese.
Content:
1- Brief introduction to the study of the history of science; 2- Visions on biological diversity before the publication of The Origin of Species and 3- the role of natural history collections and museums in studies on biological diversity; 4- some precursors or relevant intellectual interlocutors of Darwin; 5- Charles Darwin's life and work correlated to his ideas in the 1830s, 1840s and 1850s from documents, publications and biographical landmarks; 6 - Charles Darwin's Natural Selection and other relevant ideas such as sexual selection and the principle of divergence; 7- the context of the publication of The Origin of Species; 7- The Theory of Pangenesis.
Forma de Avaliação:
A disciplina é ministrada a partir de oficinas de leituras e discussão de textos. Cada aluno irá propor no início do curso um caminho de desenvolvimento individual (ou em grupo) a partir de seus conhecimentos prévios, expectativas ou interesses por algum tópico ou autor específicos. A avaliação será feita pela ativa participação nas oficinas de texto, correspondendo a 40% da nota final e pela apresentação de um seminário sobre o tema de pesquisa do aluno, indicado no início do curso, valendo 60% do total da nota.
Type of Assessment:
The discipline is taught from reading workshops and text discussions. At the beginning of the course, each student will propose an individual (or group) development path based on their previous knowledge, expectations or interests in a specific topic or author. The evaluation will be done through active participation in text workshops, corresponding to 40% of the final grade, and by the presentation of a seminar on the student's research topic, indicated at the beginning of the course, worth 60% of the total grade.
Observação:
A disciplina em tela é recomendada para alunos que se dediquem à leitura dos textos, contribuindo para as discussões e não está organizada a partir de aulas expositivas.
Notes/Remarks:
This discipline is recommended for students who dedicate themselves to reading the texts, contributing to the discussions, and is not organized in lectures
Bibliografia:
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Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial