Disciplina Discipline OCT5722
Estágio Clínico em Oncologia para Pesquisadores

Clinical Internship in Oncology for Researchers

Área de Concentração: 17154

Concentration area: 17154

Criação: 04/11/2019

Creation: 04/11/2019

Ativação: 04/11/2019

Activation: 04/11/2019

Nr. de Créditos: 6

Credits: 6

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
2 4 4 9 semanas 9 weeks 90 horas 90 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Fernanda Maris Peria

Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues

Leandro Machado Colli

Objetivos:

O objetivo principal da disciplina é apresentar e capacitar pesquisadores da área de Oncologia, preferencialmente não médicos, sobre métodos de diagnostico, estadiamento e tratamento em Oncologia, visando fornecer conhecimento clínico para realização de estudos translacionais de impacto clínicos.

Justificativa:

A motivação para criação desta disciplina se baseia na crescente necessidade de interação entre pesquisadores de diversas áreas e formação de pesquisadores preparados para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que impactem o cuidado do paciente oncológico. A proposta desta disciplina é aumentar o conhecimento específico de oncologia clínica para estudantes de pós-graduação que não sejam médicos, com o objetivo de qualificar estes estudantes para identificar os questionamentos clínicos e as oportunidades de pesquisa mais relevantes. Através de discussões clínicas, seminários e atividades em ambiente de atendimento clinico (Central de Quimioterapia, Ambulatórios, Enfermaria e Radioterapia), o estudante irá desenvolver o conhecimento clínico na área principal de seu projeto de pesquisa. Além do efeito direto no projeto de pesquisa, a disciplina visa qualificar este estudante para desenvolver projetos de pesquisa com maior impacto clínico, bem como preparar este estudante para outros cenários de trabalho após a conclusão da pós-graduação, como “start-ups” e empresas farmacêuticas, que buscam cada vez mais um perfil que alinhe conhecimento clinico extenso com pesquisa básica/translacional.

Conteúdo:

Esta disciplina é oferecida preferencialmente profissionais de saúde não da área de medicina. 1. Rastreamento, Diagnóstico e Estadiamento em Oncologia 2. Princípios de Tratamento Radioterápico 3. Princípios de Tratamento Quimioterápico 4. Princípios de Tratamento com Drogas Alvo 5. Princípios de Tratamento de Imunoterapia 6. Impacto da Medicina Genômica em Oncologia 7. Estudos translacionais em Oncologia.

Forma de Avaliação:

A avaliação dos alunos será baseada em: 1. Participação das discussoes (33,3%) 2. Apresentação de seminários (33,3%) 3. Prova Teórica (33,3%)

Observação:

Esta disciplina é oferecida preferencialmente para: • pesquisadores não médicos; • profissionais de áreas da saúde com interface na prática clínica oncológica; • médicos não especialistas em oncologia; Número mínimo de alunos: 03 Número máximo de alunos: 10

Bibliografia:

Devita Hellman And Rosenbergs Cancer 11th Edition 2018 Manual de Oncologia Harrison 2nd Edition Oxford Textbook of Oncology 3rd Edition.