Área de Concentração: 3141
Concentration area: 3141
Criação: 09/12/2019
Creation: 09/12/2019
Ativação: 09/12/2019
Activation: 09/12/2019
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 | 1 | 6 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Romero Tori
Objetivos:
Apresentar e discutir as tecnologias imersivas (realidade virtual, realidade aumentada, realidade misturada, vídeos 360 etc.), seus potenciais e limitações, sua evolução, estado-da-arte e perspectivas futuras, bem como suas aplicações no desenvolvimento de sistemas de aprendizagem virtual. Discutir os conceitos, necessidades e características específicas dos sistemas de educação virtual interativa, englobando o caso particular da educação a distância, sob o enfoque das mídias imersivas. Desenvolver competências para identificação de necessidades e análise crítica sobre a aplicação e seleção de tecnologias imersivas no contexto educacional. Familiarizar os alunos com conceitos multidisciplinares relacionados ao uso de tecnologias imersivas na educação, como Imersão, Presença, Embodiment, Distância Transacional, Mídias, Gamificação, Design Instrucional, Avaliação e Metodologias de Aprendizagem.
Justificativa:
As tecnologias imersivas deixaram de ser inacessíveis e restritas a grandes corporações. Hoje é possível acessar aplicações de realidade virtual, realidade aumentada ou vídeo 360 em smartphones que muitos alunos carregam no bolso. HMD (Head Mounted Display) de alta definição e potentes podem ser adquiridos a custos próximos a de consoles de videogame. Essa popularização abre inúmeras possibilidades de uso em educação. Mas há ainda muito a ser desenvolvido, aplicado e disponibilizado aos educadores, tanto na educação convencional quanto na educação virtual, a qual engloba a educação a distância e o Blended Learning. Novas oportunidades de aplicações na área educacional se apresentam, assim como novos desafios para desenvolvedores, professores e designers educacionais. Desenvolvedores precisam entender as necessidades de alunos e professores, designers instrucionais precisam identificar contextos educacionais em que as mídias imersivas são muito indicadas e evitar o uso da mídia pela mídia, pelo modismo ou pela simples curiosidade. Professores precisam se capacitar a utilizar essas novas ferramentas em suas atividades pedagógicas. Muito conteúdo precisa ser desenvolvido, metodologias precisam ser adaptadas ou criadas, novas formas de avaliação desenvolvidas e, principalmente, tudo isso precisa ser estudado, pesquisado e validado. Há, portanto, necessidade de muitas pesquisas e pesquisadores capacitados na área de mídias imersivas na educação.
Conteúdo:
- Mídias na educação - Redução de distâncias no ensino e aprendizagem - Distância transacional - Design Instrucional e Metodologias de Aprendizagem - Imersão, Presença e Embodiment - Mídias imersivas: realidade virtual, realidade aumentada e vídeo 360 - Educação Imersiva: possibilidades, desafios, tendências e perspectivas - Gamificação e Flow - Avaliação - Estudos de caso
Forma de Avaliação:
Avaliação contínua das atividades realizadas em sala e extra-sala, Trabalho e Apresentação de Seminário.
Bibliografia:
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Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial