Área de Concentração: 3141
Concentration area: 3141
Criação: 20/06/2024
Creation: 20/06/2024
Ativação: 20/06/2024
Activation: 20/06/2024
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
3 | 3 | 4 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Graça Bressan
Carlos Eduardo Cugnasca
Objetivos:
Apresentar os conceitos relacionados com a pesquisa científica na área de Engenharia de Computação bem como a metodologia para a condução das atividades de pesquisa e os padrões e formatos para a produção dos resultados científicos.
Objectives:
The objective of this course is to present concepts and methods related to the scientific research in Computing Engineering, as well as specific methods to conduct research activities considering standards and ethics while describing scientific results.
Justificativa:
Devido aos aspectos recentes e da rápida evolução da área da Engenharia de Computação, muitos aspectos relacionados com a condução das atividades do ensino de pós-graduação stricto sensu e pesquisa se confundem com as atividades de desenvolvimento nessa área e com os cursos de especialização e capacitação. Além disso, o escopo tecnológico dos resultados e das produções da área obscurece os aspectos da ciência envolvida, da metodologia empregada e do formalismo envolvido na condução das atividades de todas as fases da pesquisa. Desta forma, essa disciplina pretende apresentar os aspectos conceituais da metodologia de pesquisa científica em Engenharia de Computação, mapeando os conceitos à realidade tecnológica da área e utilizando os recursos tecnológicos no auxílio do processo de pesquisa e produção científica.
Rationale:
Due to recent aspects and the rapid evolution of the Computer Engineering field, the conduction of several teaching and research activities in graduate courses are mixed up with many aspects of development activities and with specialization and training courses. Furthermore, the technological scope of the results and productions in the area obscures aspects of the invloved science, the methodology it employs and the formalism involved in conducting the research activities in all its phases. In this way, this discipline intends to present the conceptual aspects of scientific research methodology in Computer Engineering, mapping the concepts to the technological reality of the area and using technological resources to aid the process of research and scientific production.
Conteúdo:
1. Conceituação da Pesquisa Científica. 2. Metodologia Científica. 3. Etapas da Pesquisa Científica. 4. Projeto de Pesquisa em Engenharia de Computação. 5. Organização da Pesquisa: a. como ler artigos científicos; b. fichamentos; c. citações; d. planejamento; e. uso de ferramentas computacionais de apoio. 6. Ética na Pesquisa: a. definições; b. ética científica; c. plágio; d. códigos de ética. 7. Escrita de Trabalhos Científicos: a. divulgação dos resultados da pesquisa; b. normas e padrões; c. estrutura das produções científica; d. a escrita técnica; e. monografias; f. dissertações e teses; g. artigos científicos e de divulgação. 8. Apresentação de Trabalhos Científicos: a. eventos; b. dissertação de mestrado; c. tese de doutorado. 9. Índices de Avaliação: a. dos periódicos; b. dos eventos; c. da produção científica; d. do pesquisador. 10. Trabalhos práticos.
Content:
1. Conceptualization of Scientific Research. 2. Scientific Methodology. 3. Steps of Scientific Research. 4. Computer Engineering Research Project. 5. Research Organization: a. how to read scientific articles; b. listings; c. quotes; d. planning; e. use of supporting computational tools. 6. Research Ethics: a. definitions; b. scientific ethics; c. plagiarism; d. codes of ethics. 7. Writing of Scientific Papers: a. dissemination of research results; b. norms and standards; c. structure of scientific productions; d. technical writing; e. monographs; f. dissertations and theses; g. scientific and dissemination articles. 8. Presentation of Scientific Papers: a. events; b. masters dissertation; c. doctoral thesis. 9. Rating Indexes: a. journals indexes; b. events; c. scientific production; d. researcher indexes. 10. Practical works.
Forma de Avaliação:
A avaliação do desempenho na disciplina será efetuada por meio de: - Participação nas atividades de cada aula, e entrega dos respectivos relatos; - Trabalhos práticos: elaboração de artigos e monografias. Os dois critérios possuem o mesmo peso na nota final.
Type of Assessment:
The student evaluation in the course will be carried out through: - Participation in the activities of each class, and delivery of the respective reports; - Practical work: writing articles and monographs. The two criteria have the same weight in the final grade.
Observação:
Número mínimo de alunos: 5 Número máximo de alunos: 30 Informações para cadastramento desta disciplina que contempla atividades não presenciais conforme Ofício circular CoPGr/96/2020 de 09/dez/2020. I. Porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1-100%): 100% II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online: As atividades remotas envolvem assistir vídeos, realizar a leitura de trabalhos, participar de sessões de videoconferência com docentes e colegas da turma para seminários e discussão de artigos/leituras. III. Especificação se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas: Dependendo do conteúdo, as aulas poderão ser síncronas ou assíncronas, utilizando materiais pré-gravados. IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno; O material a ser disponibilizado para o aluno consiste de vídeos, artigos científicos, URLs de sites de interesse, slides em pdf, etc. V. Plataforma que será utilizada: Para as sessões de videoconferência será utilizado o Google Meet. Para a disponibilização de vídeos gravados será utilizado a plataforma eAulas (https://eaulas.usp.br/portal) ou Ae (https://ae4.tidia-ae.usp.br/portal), disponibilizadas pela USP. Como plataforma de apoio à aprendizagem serão utilizadas aquelas disponibilizadas pela universidade: eDisciplinas ou Ae. VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos): Nas atividades presenciais, tanto docentes como aluno(a)s deverão estar presentes na universidade. VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro): A interação entre aluna/aluno e professora/professor deve ocorrer, no mínimo, uma vez por semana nas aulas presenciais ou remotas síncronas. Nas aulas remotas, a interação se dará por chat e/ou ferramentas de videoconferência. Além disso, serão criandos fóruns de discussão nas plataformas de apoio à aprendizagem, que também dispõe de mecanismos de troca de mensagens e e-mail. VIII. Sempre que possível, utilizar metodologias ativas de ensino e atividades de cooperação e colaboração entre os alunos: O método de ensino-aprendizagem da disciplina baseia-se em metodologias ativas de ensino e atividades de cooperação e colaboração entre os alunos. Ao longo da disciplina, serão propostas atividades para que os alunos apliquem e desenvolvam os conhecimentos e habilidades elencados na disciplina. IX. A forma de controle da frequência nas aulas: Nas aulas presenciais será utilizado listas de frequência para assinatura dos aluno(a)s. Nas aulas remotas síncronas serão utilizados os mecanismos de controle de participação das próprias ferramentas. X. Informação sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos: Para viabilizar a comunicação e interação é necessário áudio (microfone). É desejável, porém não mandatório, a disponibilidade de câmera, pois tal artefato facilita a interação entre os participantes. XI. A forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota): A avaliação da aprendizagem se dá de forma contínua na disciplina. Assim, algumas atividades de avaliação serão presenciais e outras remotas. XII. Os critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s): A avaliação contempla dois critérios: 1) Participação nas atividades de cada aula, e entrega dos respectivos relatos; 2) Trabalhos práticos: elaboração de artigos e monografias. Os dois critérios possuem o mesmo peso na nota final. De modo a garantir aos alunos acesso à plataforma, será providenciado o acesso à sala pró- aluno e/ou algum laboratório didático do PCS durante o período de aula.
Notes/Remarks:
Min students allowed: 5 Max students allowed: 30 Information for registration of this discipline that includes non-presential activities according to Official Letter CoPGr/96/2020 dated 09/Dec/2020. I. Percentage of the discipline that will take place in the non-presential system (1-100%): 100% II. Details of activities that will be face-to-face and those that will be developed remotely, with breakdown of continuous uptime online: Remote activities involve watching videos, reading papers, participating in sessions of videoconference with teachers and classmates for seminars and discussion of articles/ readings. III. Specification if the classes, when online, will be synchronous or asynchronous: Depending on the content, lessons can be synchronous or asynchronous, using pre- recorded materials. IV. Description of the type of material and/or content that will be made available to the student; The material to be made available to the student consists of videos, scientific articles, URLs of sites of interest, pdf slides, etc. V. Platform that will be used: For videoconference sessions, we will use Google Meet. For the availability of recorded videos, we will use the eAulas platform (https://eaulas.usp.br/portal), or Ae (https://ae4.tidia-ae.usp.br/portal), made available by USP. As a support platform for learning, we will use those provided by the university. At the We currently have eDisciplinas Ae and Ae. VI. Definition of presence at the University and, when necessary, specifying who should be present (teacher/teacher; student/student; both): In face-to-face activities, both professors and students must be present at the university. VII. Description of the types and frequency of interaction between student/student and teacher/teacher (only during classes; outside class periods; schedules; by chat/email/forums or other): The interaction between student/student and teacher/teacher must occur at least once a week in synchronous face-to-face or remote classes. In remote classes, interaction will take place via chat and/or videoconferencing tools. In addition, discussion forums will be created on learning support platforms, which also have mechanisms for exchanging messages and e-mail. VIII. Whenever possible, use active teaching methodologies and cooperation and collaboration activities among students: The teaching-learning method of the discipline is based on active teaching methodologies and activities of cooperation and collaboration among students. Throughout the course, activities will be proposed for students to apply and develop the knowledge and skills listed in the course. IX. The way of controlling attendance in classes: In face-to-face classes, attendance lists will be used for student signatures. In synchronous remote classes, the participation control mechanisms of the tools themselves will be used. X. Information on whether or not to have a camera and audio (microphone) available for students: To enable communication and interaction, audio (microphone) is required. The availability of a camera is desirable, but not mandatory, as such an artifact facilitates interaction between participants. XI. The form of learning assessment (face-to-face/remote): The assessment of learning takes place continuously in the discipline. Thus, some assessment activities will be face-to-face and others will be remote. XII. The evaluation criteria contemplating which methodology(s) will be used and how the concept(s) will be assigned: The evaluation includes two criteria: 1) Participation in the activities of each class, and delivery of the respective reports; 2) Practical work: writing articles and monographs. The two criteria have the same weight in the final grade. In order to guarantee students access to the platform, access to the pro-student room and/or some PCS didactic laboratory will be provided during the class period.
Bibliografia:
BEAUD, Michel. Arte da Tese: Como Preparar e Redigir uma Tese de Mestrado, uma Monografia ou Qualquer outro Trabalho Universitário. 2ª. Edição. Editora Bertrand Brasil, 1997. 174p. ISBN: 8528605698, 9788528605693. CASTRO, Claudio de Moura. Como Redigir e Apresentar Um Trabalho Científico. Pearson Brasil., 2010. 137p. ISBN: 9788576058793. CERVO, Amado Luiz, SILVA, Roberto da, BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 6a. Edição. Editora Pearson Prentice Hall, 2006. 176 p. ISBN: 8576050471, 9788576050476. ECO, Umberto. Como Se faz uma tese. Editora Perspectiva, 2005. 174p. ISBN: 8527300796, 9788527300797. ESCOLA POLITÉCNICA, Divisão de Bibliotecas. São Paulo. Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses. 3ª. Edição. 2006. MORAES, Irany Novah. Metodologia da Pesquisa Científica. 1ª. edição. Editora Roca, São Paulo. 2007. 336p. ISBN: 9788572416535. NETO, João Augusto Máttar. Metodologia científica na era da informática. 4ª edição. Editora Saraiva, 2017. 312p. ISBN: 9788547220310. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da Monografia: Como se faz uma Monografia, uma Dissertação, uma Tese. Editora Saraiva, 2000. 224p. ISBN: 8502030477, 9788502030473. Portal Periódicos CAPES. Brasília. O Portal Brasileiro da Informação Científica. Disponível em: (https://www-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/index.php?) Acesso em: 15/05/2019. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2016. 100 p. ISBN: 978-85-7314-060-6. Disponível em: (http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1) Acesso em: 15/05/2019. WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. Editora Elsevier Brasil, 2014. 168p. 2ª edição. ISBN: 8535277838, 9788535277838
Bibliography:
BEAUD, Michel. Arte da Tese: Como Preparar e Redigir uma Tese de Mestrado, uma Monografia ou Qualquer outro Trabalho Universitário. 2ª. Edição. Editora Bertrand Brasil, 1997. 174p. ISBN: 8528605698, 9788528605693. CASTRO, Claudio de Moura. Como Redigir e Apresentar Um Trabalho Científico. Pearson Brasil., 2010. 137p. ISBN: 9788576058793. CERVO, Amado Luiz, SILVA, Roberto da, BERVIAN, Pedro A. Metodologia científica. 6a. Edição. Editora Pearson Prentice Hall, 2006. 176 p. ISBN: 8576050471, 9788576050476. ECO, Umberto. Como Se faz uma tese. Editora Perspectiva, 2005. 174p. ISBN: 8527300796, 9788527300797. ESCOLA POLITÉCNICA, Divisão de Bibliotecas. São Paulo. Diretrizes para Apresentação de Dissertações e Teses. 3ª. Edição. 2006. MORAES, Irany Novah. Metodologia da Pesquisa Científica. 1ª. edição. Editora Roca, São Paulo. 2007. 336p. ISBN: 9788572416535. NETO, João Augusto Máttar. Metodologia científica na era da informática. 4ª edição. Editora Saraiva, 2017. 312p. ISBN: 9788547220310. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da Monografia: Como se faz uma Monografia, uma Dissertação, uma Tese. Editora Saraiva, 2000. 224p. ISBN: 8502030477, 9788502030473. Portal Periódicos CAPES. Brasília. O Portal Brasileiro da Informação Científica. Disponível em: (https://www-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/index.php?) Acesso em: 15/05/2019. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, 2016. 100 p. ISBN: 978-85-7314-060-6. Disponível em: (http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/111/95/491-1) Acesso em: 15/05/2019. WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. Editora Elsevier Brasil, 2014. 168p. 2ª edição. ISBN: 8535277838, 9788535277838
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
Aula ministrada via google meet.
Additional class type information:
Aula ministrada via google meet.