Disciplina Discipline PCS5785
Transformação Digital e Modelos Digitais de Negócios

Área de Concentração: 3141

Concentration area: 3141

Criação: 20/03/2020

Creation: 20/03/2020

Ativação: 20/03/2020

Activation: 20/03/2020

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
6 0 4 6 semanas 6 weeks 60 horas 60 hours

Docente Responsável:

Professor:

Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho

Objetivos:

• Apresentar a conceituação de Transformação Digital. • Discutir o impacto da Transformação Digital nos diversos setores da economia, incluindo educação, entretenimento, saúde e indústria em geral. • Apresentar modelos de negócios digitais, suas caracteristicas e principais desafios. • Discutir estratégias de mercado referente a toda cadeia de valor e a atuação no M-Commerce e U-Commerce. • Avaliar estudos de casos de referência internacionais e brasileiros.

Justificativa:

As Tecnologias Digitais têm causado grandes impactos na sociedade moderna e nos diversos setores da economia, causando grandes mudanças nas atividades humanas, o que caracteriza a chamada Transformação Digital. Neste contexto é importante compreender o papel das Tecnologias Digitais não somente criando novas oportunidades de negócios e de profissões no mercado de trabalho, mas também fazendo que negócios e empregos tradicionais deixem de existir.

Conteúdo:

1. Conceituação sobre Transformação Digital 2. Visão geral sobre as Principais Tecnologias Digitais 2.1 Redes Móveis 2.2 IoT (Internet of Things) 2.3 Computação em Nuvem 2.4 Big Data 2.5 Inteligência Artificial 3. Modelos Digitais de Negócio 3.1 Evolução dos Modelos de Negócio 3.2 Tipos de Modelos Digitais 3.3 Avaliação de Modelos Digitais 3.4 Papel das Tecnologias 3.5 Estratégias de Redesenho dos Modelos de Negócio. 3.6 Modelos Digitais e a Sustentabilidade 4. Estudos de Casos de Modelos Digitais 4.1 Setor Bancário 4.2 Varejo 4.3 Setor Moda

Forma de Avaliação:

Média de Exercícios e Trabalhos

Bibliografia:

1. DMI. 20/20 Vision: A marketing Leader’s View of Digital’s Future: Predictions from Global Digital Marketing Experts. Digital Marketing Institute, New York - EUA, 2018. Disponível em: https://digitalmarketinginstitute.com/requested-download/business/download-20-20-vision-a-marketing-leaders-view-of-digitals-future. Acesso em: jun. 2019. 2. HOBERG, P.; KRCMAR, H.; WELZ, B. Skills for Digital Transformation, Research Report 2017 (Initiative for Digital Transformation - IDT), Technical University of Munich, Munique – Alemanha, Junho 2017. 3. HOLFORD, W. D. The future of human creative knowledge work within digital economy. Futures, Volume 105, January 2019, Pages 143-154. ELSEVIER. https://doi.org/10.1016/j.futures.2018.10.002 4. KOTARBA, M. Measuring Digitalization – Key Metrics. Foundations of Management, ISSN 2080-7279. DOI: 10.1515/fman-2017-0010, Vol. 9 (2017), pp. 123-138. Disponível em: https://www.degruyter.com/downloadpdf/j/fman.2017.9.issue-1/fman-2017-0010/fman-2017-0010.pdf. Acesso em: jun. 2019. 5. LAZER, D. M. J. et al. The science of fake news. Science 09 Mar 2018, Vol. 359, Issue 6380, pp. 1094-1096, DOI: 10.1126/science.aao2998. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1094 Acesso em: jun. 2019. 6. LEGNER, C.; EYMANN, T., HESS, T.; MATT, C.; BÖHMANN, T.; DREWS, P.; MÄDCHE, A.; URBACH, N.; AHLEMANN, F. Digitalization: Opportunity and Challenge for the Business and Information Systems Engineering Community. Business & Information System Engineering (2017) 59: 301. https://doi.org/10.1007/s12599-017-0484-2. Acesso em: jun. 2019. 7. PARVIAINEN, P.;TIHINEN; M.; KÄÄRIÄINEN, J. ; TEPPOLA, S. Tackling the digitalization challenge: how to benefit from digitalization in practice. International Journal of Information Systems and Project Management, ISSN (online):2182-7788 , vol. 5, no. 1, pp. 63-77, 2017. Disponível em: www.sciencesphere.org/ijispm Acesso em: jun. 2019. 8. Robert Allen, “Digital Marketing in 2020: A glimpse into the future,” Smart Insights, June 7, 2017, https://www.smartinsights.com/manage-digital- transformation/digital-marketing-2020-glimpse-future/ Acesso em: jun. 2019. 9. SCHEERDER, A.; DEURSEN, A. Van; DIJK, J. Van. Determinants of Internet skills, uses and outcomes: a systematic review of the second- and third-level digital divide. Telematics and Informatics 34 (2017) 1607–1624. ELSEVIER, 2017. www.elsevier.com/locate/tele. Acesso em: jun. 2019. 10. SCHWARZMÜLLER, T.; BROSI, P.; DUMAN, D.; WELPE, I. M. How Does the Digital Transformation Affect Organizations? Key Themes of Change in Work Design and Leadership. Management Revue, 29 (2) 2018, 114 – 138. SSN online: 0935-9915, https://doi.org/10.5771/0935-9915-2018-2-114 Acesso em: jun. 2019. 11. VASQUES, V. As previsões da Singularity University até 2038. Parte I: A Próxima Década. Inova+, Julho 2018A. Disponível em: http://inovasocial.com.br/inova/previsoes-singularity-university-2038-parte-1/ 12. VASQUES, V. As previsões da Singularity University até 2038. Parte II: O Futuro. Inova+, Julho 2018B. Disponível em: http://inovasocial.com.br/inova/previsoes-singularity-university-2038-parte-2/ Acesso em: jun. 2019. 13. VIAL, G. Understanding digital transformation: A review and a research agenda. The Journal of Strategic Information Systems, Elsevier, 2019, Volume 28, Issue 2, June 2019, 118-144, https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003 14. WEILL, P.; WOERNER, S. L. Qual é o seu Modelo Digital de Negócio? 6 perguntas para ajudar a construir a empresa da próxima geração. MBooks, São Paulo – SP, Brasil, 2018. 15. WEILL, P.; VITALE, M. Place to Space: Migrating to Ebusiness Models. Harvard Business Review Press, Boston – Massachusetts, EUA, 2001.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial