Disciplina Discipline PEN5023
Introdução ao Petróleo e Gás Natural e CO2

Introduction to Petroleum, Natural Gas and CO2

Área de Concentração: 106133

Concentration area: 106133

Criação: 12/12/2022

Creation: 12/12/2022

Ativação: 12/12/2022

Activation: 12/12/2022

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 3 3 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Edmilson Moutinho dos Santos

Thiago Luis Felipe Brito

Objetivos:

Desenvolver uma visão histórica e prospectiva da indústria do petróleo e gás natural, dentro do contexto de transição energética. Apresentar principais elementos tecnológicos, bem como tópicos da atualidade que influenciam suas principais atividades (exploração, produção, processamento, transporte, distribuição e comercialização final de produtos derivados de petróleo e gás natural) e seus agentes econômicos, políticos e sociais. Discutir sobre as externalidades socioambientais da indústria com principal destaque às emissões de gases de efeito estufa e seus impactos nas mudanças climáticas. O curso permitirá ao estudante compreender as principais funções de cada uma das etapas que constituem as cadeias de suprimento, bem como as relações existentes entre elas. O curso também apresenta elementos centrais focados nas dimensões políticas e geopolíticas relacionadas à indústria do petróleo e do gás natural.

Objectives:

Develop a historical and prospective view of the oil and natural gas industry within the context of energy transition. Present the main technological elements, as well as current topics that influence its main activities (exploration, production, processing, transportation, distribution and final marketing of oil and natural gas products) and its economic, political and social agents. Discuss the industry's socio-environmental externalities with the main emphasis on greenhouse gas emissions and their impact on climate change. The course will allow the student to understand the main functions of each of the stages that constitute the supply chains, as well as the relationships that exist between them. The course also presents core elements focused on the political and geopolitical dimensions related to the oil and natural gas industry.

Justificativa:

A indústria de petróleo e do gás natural ainda é considerada como essencial para o suprimento energético mundial e uma das mais promissoras para produção de riqueza, desenvolvimento tecnológico e geração de empregos para recursos humanos capacitados. Cabe denotar que tal indústria continua a gerar postos de trabalho e investimentos no contexto nacional. O setor de petróleo e gás natural no Brasil é particularmente promissor e desafiador, principalmente após as descobertas offshore do présal. Por outro lado, a indústria enfrenta desafios importantes, cuja superação requer a adoção pela indústria de processos mais racionais e eficientes, bem como a busca continuada por maiores critérios de sustentabilidade, principalmente no que tange a suas emissões de gases de efeito estufa. A capacitação de profissionais de nível superior para atuarem - direta e/ou indiretamente - nesse dinâmico e complexo setor é deveras necessária. A proposta desta disciplina revela-se, portanto, oportuna e em sintonia com as atividades de pesquisa e de capacitação de recursos humanos que se desenvolvem no IEE/USP. Apesar de petróleo e gás natural continuarem sendo as principais fontes de energia no âmbito mundial, a disciplina desenvolve estudos prospectivos e analisa diversos cenários evolutivos dentro dos conceitos de transição energética. Nesse sentido, espera-se que os estudantes possam amealhar conhecimentos suficientes para poder questionar sobre o papel presente e futuro do petróleo e do gás natural (no mundo e no Brasil), bem como para entender a complexidade da transformação das matrizes energéticas rumo a soluções de baixo carbono. Apresenta-se um olhar principalmente contemporâneo das novas tecnológicas estudadas e adotadas pela indústria no sentido de reduzir suas pegadas carbônicas.

Rationale:

The oil and natural gas industry is still considered essential to the world's energy supply and one of the most promising for the production of wealth, technological development, and job creation for trained human resources. It is worth noting that this industry continues to generate jobs and investments in the national context. The oil and natural gas sector in Brazil is particularly promising and challenging, especially after the pre-salt offshore discoveries. On the other hand, the industry faces important challenges, which require the industry to adopt more rational and efficient processes, as well as the continued search for greater sustainability criteria, especially with regard to its greenhouse gas emissions. The training of college-level professionals to act - directly and/or indirectly - in this dynamic and complex sector is extremely necessary. The proposal of this course is therefore timely and in line with the research and human resources training activities being developed at IEE/USP. Although oil and natural gas remain the main sources of energy worldwide, the course develops prospective studies and analyzes various evolutionary scenarios within the concepts of energy transition. In this sense, it is expected that students can gain enough knowledge to be able to question the present and future role of oil and natural gas (in the world and in Brazil), as well as to understand the complexity of the transformation of energy matrices towards low carbon solutions. It presents a mainly contemporary look at new technologies studied and adopted by the industry in order to reduce its carbon footprints.

Conteúdo:

OPara cumprir seus objetivos, esta disciplina procurará desenvolver os seguintes módulos: Módulo 1: - Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural; Módulo 2: - Atividades de processamento e refino de petróleo e gás natural; Módulo 3: - Sistemas logísticos de distribuição e transporte de petróleo e gás natural; Módulo 4: - Usos finais de petróleo e gás natural e suas externalidades socioambientais; Módulo 5: - O CO2 e os gases de efeito estufa, e estratégias de descarbonização e mitigação de emissões.

Content:

To fulfill its objectives, this course will seek to develop the following modules: Module 1: - Oil and Natural Gas Exploration and Production Activities; Module 2: - Oil and Natural Gas Processing and Refining Activities; Module 3: - Logistics systems for distribution and transportation of oil and natural gas; Module 4: - End uses of oil and natural gas and their socio-environmental externalities; Module 5: - CO2 and greenhouse gases, and strategies for decarbonization and emissions mitigation.

Forma de Avaliação:

Seminário em grupo (30%) Artigo científico individual (50%) Exercícios individuais de pesquisa, leitura e discussão (20%),

Type of Assessment:

Group Seminar (30%) Individual scientific article (50%) Exercises in individual research, reading and discussion (20%)

Observação:

O curso adota as seguintes metodologias: - Análises históricas e políticas; - Análise de cenários energéticos e ambientais no contexto da transição energética; - Discussão de roadmaps tecnológicos; - Discussão de textos; - Conferências de visitantes nacionais e exteriores; - Trabalhos em grupo e apresentação de seminários; - Trabalhos individuais escritos sobre temas a serem definidos; - Incentivo a trabalhos voluntários de pesquisa de temáticas da atualidade; Critérios analíticos e práticos prevalecerão para cobrir os assuntos previstos, garantindo que o conhecimento adquirido durante o curso possa ser aplicado no mundo real. Além disso, a construção de sinergias com as experiências prévias dos estudantes será a plataforma principal no desenvolvimento das atividades.

Notes/Remarks:

The course adopts the following methodologies: - Historical and policy analysis; - Analysis of energy and environmental scenarios in the context of energy transition; - Discussion of technological roadmaps; - Discussion of texts; - Lectures by national and international visitors; - Group work and seminar presentations; - Individual written assignments on topics to be defined; - Encouragement of voluntary research work on current topics; Analytical and practical criteria will prevail to cover the expected subjects, ensuring that the knowledge acquired during the course can be applied in the real world. In addition, building synergies with the students' previous experiences will be the main platform in the development of the activities.

Bibliografia:

Ahmed, Tarek (2010). Reservoir Engineering Handbook. Burlington: Elsevier Science & Technology 2010 Fink, Johannes (2015). Petroleum Engineer's Guide to Oil Field Chemicals and Fluids. Saint Louis: Elsevier Science & Technology 2015 Stewart, Maurice (2014). Surface Production Operations. Oxford: Elsevier Science & Technology 2014 Lyons, William C ; Plisga, BS, Gary J ; Lyons, , PE,, William C ; Plisga Bs, Gary J (2004). Standard Handbook of Petroleum and Natural Gas Engineering. Burlington: Elsevier Science & Technology 2004 Parkash, Surinder (2003). Refining Processes Handbook. Kidlington: Elsevier Science & Technology 2003 Auta Alves Cardoso (2015). Exploração de petróleo e de gás natural reflexões jurídicas sobre a oneração de tal atividade. São Paulo Noeses 2015 (Localização: FD - Fac. Direito (338:665.61(81) C26e BCI ) e outros locais) Lyons, William C ; Lyons, , PE,, William C (1996). Standard Handbook of Petroleum and Natural Gas Engineering. Burlington: Elsevier Science & Technology 1996 Sheng, James (2010). Modern Chemical Enhanced Oil Recovery: Theory and Practice. Oxford: Elsevier Science & Technology 2010 Piskarev, Alexey ; Shkatov, Mikhail (2012). Energy Potential of the Russian Arctic Seas: Choice of Development Strategy. Oxford: Elsevier 2012 Debra A Kaden Tracie L Rose (2016). Environmental and Health Issues in Unconventional Oil and Gas Development. Elsevier 2016 Binlei Gong (2020). Shale energy revolution the rise and fall of global oil and gas industry. Singapore Springer 2020 Medeiros. José Luiz de; Lara de Oliveira Arinelli; Alexandre Mendonça Teixeira; Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo (2019). Offshore processing of Co2-rich natural gas with supersonic separator multiphase sound speed, Co2 freeze-out and HYSYS implementation. Switzerland Sringer 2019 Hirdan Katarina de Medeiros Costa (2020). Transição energética, justiça geracional e mudanças climáticas o papel dos fósseis e a economia de baixo carbono. Rio de Janeiro Lumen Juris 2020 Lake Herbert B Carroll; Larry W Lake (1986). Reservoir Characterization. Academic Press 1986 John C. Reis Ph.D., DR John C Reis; John C Reis Ph D (1996). Environmental Control in Petroleum Engineering. Burlington Gulf Professional Publishing 1996

Bibliography:

Ahmed, Tarek (2010). Reservoir Engineering Handbook. Burlington: Elsevier Science & Technology 2010 Fink, Johannes (2015). Petroleum Engineer's Guide to Oil Field Chemicals and Fluids. Saint Louis: Elsevier Science & Technology 2015 Stewart, Maurice (2014). Surface Production Operations. Oxford: Elsevier Science & Technology 2014 Lyons, William C ; Plisga, BS, Gary J ; Lyons, , PE,, William C ; Plisga Bs, Gary J (2004). Standard Handbook of Petroleum and Natural Gas Engineering. Burlington: Elsevier Science & Technology 2004 Parkash, Surinder (2003). Refining Processes Handbook. Kidlington: Elsevier Science & Technology 2003 Auta Alves Cardoso (2015). Exploração de petróleo e de gás natural reflexões jurídicas sobre a oneração de tal atividade. São Paulo Noeses 2015 (Localização: FD - Fac. Direito (338:665.61(81) C26e BCI ) e outros locais) Lyons, William C ; Lyons, , PE,, William C (1996). Standard Handbook of Petroleum and Natural Gas Engineering. Burlington: Elsevier Science & Technology 1996 Sheng, James (2010). Modern Chemical Enhanced Oil Recovery: Theory and Practice. Oxford: Elsevier Science & Technology 2010 Piskarev, Alexey ; Shkatov, Mikhail (2012). Energy Potential of the Russian Arctic Seas: Choice of Development Strategy. Oxford: Elsevier 2012 Debra A Kaden Tracie L Rose (2016). Environmental and Health Issues in Unconventional Oil and Gas Development. Elsevier 2016 Binlei Gong (2020). Shale energy revolution the rise and fall of global oil and gas industry. Singapore Springer 2020 Medeiros. José Luiz de; Lara de Oliveira Arinelli; Alexandre Mendonça Teixeira; Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo (2019). Offshore processing of Co2-rich natural gas with supersonic separator multiphase sound speed, Co2 freeze-out and HYSYS implementation. Switzerland Sringer 2019 Hirdan Katarina de Medeiros Costa (2020). Transição energética, justiça geracional e mudanças climáticas o papel dos fósseis e a economia de baixo carbono. Rio de Janeiro Lumen Juris 2020 Lake Herbert B Carroll; Larry W Lake (1986). Reservoir Characterization. Academic Press 1986 John C. Reis Ph.D., DR John C Reis; John C Reis Ph D (1996). Environmental Control in Petroleum Engineering. Burlington Gulf Professional Publishing 1996

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial

Informações adicionais do oferecimento da disciplina:

I - Porcentagem do conteúdo da disciplina oferecido de forma “não presencial”: 75% (de 1 a 100%) II - Detalhar as atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online: Aulas teóricas remotas. Atividades de apresentação e discussão de seminários e exercícios práticos serão presenciais. III - Especificar se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas; As aulas serão síncronas IV - Descrever o tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno: Artigos científicos, Referências bibliográficas, Apresentações powerpoint (quando disponibilizadas pelos docentes). V - Informar a plataforma que será utilizada: GoogleMeet. VI - Definir sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos): As aulas teóricas ocorrerão 100% no sistema não presencial. Nas aulas presenciais professor e alunos deverão estar presentes. Atendimento individualizado aos alunos poderá ser agendado presencial ou remota (sob demanda). VII - Descrever os tipos e a frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro): Os docentes responsáveis pela Disciplina estarão integralmente, durante todo o período de oferecimento da Disciplina, disponíveis para interações com os estudantes via remota (ou presencial sob demanda e agendamento prévio). Sempre que possível utilizar-se-ão metodologias ativas de ensino e atividades de cooperação e colaboração entre os alunos, com preparação de resumos para difusão do conteúdo e artigos científicos individuais ou em grupos de até 3 alunos. VIII - Indicar qual será a forma de controle da frequência nas aulas: A folha de controle da sequência nas aulas será verificada pela interação e confirmada pelo relatório de participação do Planilhas Google. IX - Informar sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos: Não obrigatório de disponibilidade de câmera áudio (microfone) por parte dos alunos, mas a participação ativa do estudante é desejável. X - Indicar: a) qual será a forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota): - A forma de avaliação da aprendizagem remota será realizada através dos critérios de avaliação definidos na ementa b) os critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s): - Os pesos dos critérios de avaliação também estão contemplados na ementa c) Descrever as medidas que garantam aos alunos acesso à plataforma (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros) - Os estudantes poderão utilizar infraestrutura multimídia própria, mas docentes responsáveis farão reserva de Sala para atendimento emergencial na Biblioteca do IEE/USP.

Additional class type information:

I - Porcentagem do conteúdo da disciplina oferecido de forma “não presencial”: 75% (de 1 a 100%) II - Detalhar as atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online: Aulas teóricas remotas. Atividades de apresentação e discussão de seminários e exercícios práticos serão presenciais. III - Especificar se as aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas; As aulas serão síncronas IV - Descrever o tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno: Artigos científicos, Referências bibliográficas, Apresentações powerpoint (quando disponibilizadas pelos docentes). V - Informar a plataforma que será utilizada: GoogleMeet. VI - Definir sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos): As aulas teóricas ocorrerão 100% no sistema não presencial. Nas aulas presenciais professor e alunos deverão estar presentes. Atendimento individualizado aos alunos poderá ser agendado presencial ou remota (sob demanda). VII - Descrever os tipos e a frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro): Os docentes responsáveis pela Disciplina estarão integralmente, durante todo o período de oferecimento da Disciplina, disponíveis para interações com os estudantes via remota (ou presencial sob demanda e agendamento prévio). Sempre que possível utilizar-se-ão metodologias ativas de ensino e atividades de cooperação e colaboração entre os alunos, com preparação de resumos para difusão do conteúdo e artigos científicos individuais ou em grupos de até 3 alunos. VIII - Indicar qual será a forma de controle da frequência nas aulas: A folha de controle da sequência nas aulas será verificada pela interação e confirmada pelo relatório de participação do Planilhas Google. IX - Informar sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos: Não obrigatório de disponibilidade de câmera áudio (microfone) por parte dos alunos, mas a participação ativa do estudante é desejável. X - Indicar: a) qual será a forma de avaliação da aprendizagem (presencial/remota): - A forma de avaliação da aprendizagem remota será realizada através dos critérios de avaliação definidos na ementa b) os critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s): - Os pesos dos critérios de avaliação também estão contemplados na ementa c) Descrever as medidas que garantam aos alunos acesso à plataforma (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros) - Os estudantes poderão utilizar infraestrutura multimídia própria, mas docentes responsáveis farão reserva de Sala para atendimento emergencial na Biblioteca do IEE/USP.