Área de Concentração: 97138
Concentration area: 97138
Criação: 13/05/2024
Creation: 13/05/2024
Ativação: 14/05/2024
Activation: 14/05/2024
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 0 | 4 | 15 semanas | 15 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Paulo Atsushi Suzuki
Maria da Rosa Capri
Estaner Claro Romão
Gabrielle Weber Martins
Elisângela de Jesus Cândido Moraes
Objetivos:
Dar condições para que os alunos de mestrado consigam elaborar equipamentos de baixo custo para o ciclo fundamental e médio.
Objectives:
Provide conditions for master's students to develop low-cost equipment for the elementary and middle school.
Justificativa:
Como o programa de pós-graduação tem como objetivo principal implementar aulas experimentais nas escolas, faz-se necessário desenvolver as habilidades de elaboração de experimentos de baixo custo.
Rationale:
As the graduate program has as main objective to implement experimental classes in schools, it is necessary to develop the skills of elaboration of experiments of low cost.
Conteúdo:
Como montar experimentos de baixo custo (a disciplina deve ter abordagem baseada na formação de graduação dos alunos do mestrado). Montagem de laboratórios nas escolas, Como montar aulas experimentais nas escolas. Como realizar aulas de demonstração e aulas experimentais para turmas de 30 ou 40 alunos. O uso dos laboratórios nas escolas. A experimentação: a aula de laboratório; a experimentação em sala de aula e a aula demonstrativa. A experimentação no ensino de Física, Química, e Biologia. O ambiente externo: o ensino fora da sala de aula. Noções sobre projeto mecânico de equipamentos e de elementos de máquina. Noções básicas de eletricidade e eletrônica. Noções de instrumentação eletrônica e virtual. Experimentação utilizando o computador. Interface homem-máquina.
Content:
How to set up low-cost experiments (the discipline should have approach based on the graduate training of the master's students). Assembly of laboratories in schools, How to set up experimental classes in schools. How to conduct demonstration classes and experimental classes for groups of 30 or 40 students. The use of laboratories in schools. The experimentation: the laboratory class; the experimentation in the classroom and the demonstrative class. Experimentation in the teaching of Physics, Chemistry, and Biology. The external environment: teaching outside the classroom. Notions about mechanical design of equipment and machine elements. Basics of electricity and electronics. Notions of electronic and virtual instrumentation. Experimentation using the computer. Man-machine interface.
Forma de Avaliação:
Serão realizadas duas avaliações. O grau final será composto pela média das duas avaliações.
Bibliografia:
HINO, H., HANAZAKI, R. T. Organização e segurança no laboratório de química no Ensino Médio. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, 1997. PEREIRA, A. B.; OAIGEN E. R.; HENNING, G. J. Feiras de Ciência. Canoas: ULBRA. 2000. PERRENOUD P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. KRASILCHIK M. Práticas de ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004. MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte, Editora UFMG. 2001. VALADARES, E. C. Física mais que divertida. Belo Horizonte, Editora UFMG. 2000.
Bibliography:
HINO, H., HANAZAKI, R. T. Organização e segurança no laboratório de química no Ensino Médio. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, 1997. PEREIRA, A. B.; OAIGEN E. R.; HENNING, G. J. Feiras de Ciência. Canoas: ULBRA. 2000. PERRENOUD P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. KRASILCHIK M. Práticas de ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004. MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte, Editora UFMG. 2001. VALADARES, E. C. Física mais que divertida. Belo Horizonte, Editora UFMG. 2000.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial