Área de Concentração: 17139
Concentration area: 17139
Criação: 28/11/2023
Creation: 28/11/2023
Ativação: 28/11/2023
Activation: 28/11/2023
Nr. de Créditos: 4
Credits: 4
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 2 | 4 | 6 semanas | 6 weeks | 60 horas | 60 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Fernando Bellissimo Rodrigues
Amaury Lelis Dal Fabbro
Luane Marques Mello
Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira
Objetivos:
Proporcionar ao pós-graduando conhecimentos sobre métodos de investigação em epidemiologia e os principais modelos de estudos científicos.
Justificativa:
O domínio de métodos de investigação em epidemiologia é fundamental para capacitar o pós-graduando a desenvolver o seu projeto de pesquisa, bem como para analisar criticamente a literatura especializada
Conteúdo:
1. Aula Introdutória. Prof. Amaury Conhecimento, hipóteses, leis e teorias Tipos de variáveis a serem estudadas Instrumentos de medida: sensibilidade, especificidade e valor preditivo Concordância entre diferentes testes: índice Kappa Padronização de coeficientes 2. Modelos de estudo científicos. Prof. Fernando Panorama geral sobre os diferentes modelos de estudo científico, desde o relato de caso até a revisão sistemática. Exemplificação em artigos/teses de cada modelo 3. Estudos descritivos. Prof. Luane Relato de caso Séries de casos Inquérito Epidemiológico Aplicabilidade, limitações 4. Estudos descritivo-analíticos. Prof. Rinaldo Modelo transversal Modelo ecológico Aplicabilidade, limitações 5. Estudos de coorte. Prof. Amaury Coorte prospectivo Coorte retrospectivo Aplicabilidade, limitações 6. Estudos tipo caso-controle. Profª Luane Aplicabilidade, limitações STROBE: Strengthening the Reporting of Observational studies in Epidemiology 7. Estudos quasi-experimentais. Prof. Fernando Aplicabilidade, limitações 8. Estudos experimentais. Prof. Fernando Ensaio clínico randomizado simples e estratificado Ensaio clínico randomizado por conglomerados Ensaio clínico randomizado adaptativo CONSORT Statement: Consolidated Standards of Reporting Trials 9. Revisões da literatura. Prof. Rinaldo Revisão integrativa Revisão sistemática Metanálise PRISMA: Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses 10. Exercício de análise do próprio projeto de pesquisa. Prof. Fernando Análise dos próprios projetos de pesquisa em duplas, sob tutoria do professor. 11. Exercício de análise do próprio projeto de pesquisa. Prof. Fernando Apresentação de cada dupla da síntese dos métodos de seus próprios projetos. 12. Prova escrita. Profª Luane
Forma de Avaliação:
Participação ativa nas aulas teóricas e práticas (30% da nota), prova teórica (70% da nota).
Observação:
Número mínimo e máximo de alunos na disciplina: 5 e 20.
Bibliografia:
1) FRANCO, L.J.; PASSOS A.D.C. (Organizadores). Fundamentos de Epidemiologia. 3ª ed., Barueri: Editora Manole, 2022. ISBN 978-85-204-2972-3. 2) HENNEKENS, CH.; BURING, J. Epidemiology in medicine. Boston: Little, Brown and Company, 1987. 3) JEKEL, J.F..; KATZ, D.L.; ELMORE, J.G. Epidemiology, biostatistics and preventive medicine. 2ª ed. Philadelphia: W.B. Saunders Company, 2001. 4) MACMAHON, B; TRICHOPOULOS, D. Epidemiology, principles and methods. 2ª ed., Boston: Little, Brown and Company, 1996. 5) MEDRONHO, R.A.; BLOCH, K.V.; LUIZ, R.R.; WERNECK, G.L. Epidemiologia. 2ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2008. 6) MEINERT, C. Clinical trials: design, conduct and analysis. New York: Oxford University Press, 1986. 7) PEREIRA, M.G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan S.A., 1995. 8) ROUQUAYROL, Z.M., ALMEIDA-FILHO, N. Epidemiologia e saúde. 8 ª ed., Rio de Janeiro: MedBook, 2023. ISBN 8583690294. 9) David D Celentano, Moyses Szklo. Gordis Epidemiology. 6th edition. Philadelphia: WB Saunders Company, 2018.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial
Informações adicionais do oferecimento da disciplina:
I. A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1% a 100%): 30% II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online: O Prof. Rinaldo fará as apresentações on line com os alunos on line. As demais atividades serão todas presenciais ou mistas, isto é, com alunos presenciais e eventualmente outros on line, se necessário por parte do aluno. III. As aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas? Síncronas IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno: não se aplica V. A plataforma que será utilizada: Google meeting VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos): O Prof. Rinaldo fará as apresentações on line com os alunos on line. As demais atividades serão todas presenciais ou mistas, isto é, com alunos presenciais e eventualmente outros on line, se necessário por parte do aluno. VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro): VIII. A forma de controle da frequência nas aulas: folha de chamada e registro do google meeting IX. Informar sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos: Não obrigatório durante a apresentação, mas obrigatório durante as discussões. X. Forma de avaliação da aprendizagem: Presencial XI. Critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s): Será empregada avaliação escrita em formato misto (questões abertas e questões de múltipla escolha) ao final da disciplina. XII. Quais as medidas que garantam aos alunos acesso à plataforma (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros): o DMS conta com salas equipadas com microcomputadores para aqueles que não o possuírem e desejarem assistir as aulas on-line a serem ministradas pelo Prof. Rinaldo, à distância.
Additional class type information:
I. A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1% a 100%): 30% II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online: O Prof. Rinaldo fará as apresentações on line com os alunos on line. As demais atividades serão todas presenciais ou mistas, isto é, com alunos presenciais e eventualmente outros on line, se necessário por parte do aluno. III. As aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas? Síncronas IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno: não se aplica V. A plataforma que será utilizada: Google meeting VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos): O Prof. Rinaldo fará as apresentações on line com os alunos on line. As demais atividades serão todas presenciais ou mistas, isto é, com alunos presenciais e eventualmente outros on line, se necessário por parte do aluno. VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro): VIII. A forma de controle da frequência nas aulas: folha de chamada e registro do google meeting IX. Informar sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos: Não obrigatório durante a apresentação, mas obrigatório durante as discussões. X. Forma de avaliação da aprendizagem: Presencial XI. Critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s): Será empregada avaliação escrita em formato misto (questões abertas e questões de múltipla escolha) ao final da disciplina. XII. Quais as medidas que garantam aos alunos acesso à plataforma (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros): o DMS conta com salas equipadas com microcomputadores para aqueles que não o possuírem e desejarem assistir as aulas on-line a serem ministradas pelo Prof. Rinaldo, à distância.