Disciplina Discipline ROO5719
Metodologia de Ensino em Pequenos Grupos

Teaching Methodology in Small Groups

Área de Concentração: 17150

Concentration area: 17150

Criação: 01/12/2020

Creation: 01/12/2020

Ativação: 01/12/2020

Activation: 01/12/2020

Nr. de Créditos: 3

Credits: 3

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
1 11 3 3 semanas 3 weeks 45 horas 45 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Luiz Ernesto de Almeida Troncon

Luiz Carlos Conti de Freitas

Objetivos:

Capacitar o aluno a dissertar sobre metodologia de ensino em pequenos grupos; processo de tutoramento; e aprendizado centrado em problemas; Listar as principais metas do ensino de graduação em medicina; Listar os principais métodos de avaliação do aprendizado; Dissertar sobre os principais modelos de estrutura curricular.

Justificativa:

Entre as tendências atuais do Ensino Médico está o ensino em pequenos grupos. Como principais vantagens desta metodologia, podem-se citar que: 1) permite que o aprendizado seja centrado no aluno, que passa a assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado; 2) permite que o aprendizado seja centrado em problemas, metodologia adequada para o desenvolvimento de habilidades para solucioná-los e para trabalhar em equipe, favorecendo o desenvolvimento do relacionamento interpessoal; para o desenvolvimento de raciocínio crítico e para o desenvolvimento da habilidade de dirigir o próprio aprendizado ao longo da vida. Como os pequenos grupos devem ser conduzidos por tutores, os alunos deverão tomar contato com os métodos e técnicas de tutoramento.

Conteúdo:

CONTEÚDO: ROTEIRO TEÓRICO: - Principais metodologias de ensino - Metas do ensino de graduação em medicina. - Aprendizado centrado no professor X aprendizado centrado no aluno. - Aprendizado centrado em temas X aprendizado centrado em problemas. - Processo de tutoramento. - Aprendizado centrado em problemas aplicado à prática médica. - Adaptações curriculares necessárias para a introdução de "aprendizado centrado em problemas" - Métodos de avaliação do aprendizado. Desenvolvimento da disciplina: As bases teóricas serão abordadas e discutidas sob a forma de preleções. O aprendizado prático será feito através da discussão de casos selecionados, em pequenos grupos de alunos. Os alunos disporão de tempo para atividades de estudo autodirigido. ATIVIDADES PRÁTICAS: Grupos de Tutoria

Forma de Avaliação:

O desenvolvimento dos alunos será avaliado através da participação individual nos seminários e discussões de casos e por relatório a ser apresentado no final.

Bibliografia:

LEITURA RECOMENDADA: 1) LIVROS: - Barrows HS. Practice-based Learning. Problem Based Learning applied to Medical Education. Springfield, Il: SIU School of Medicine, 1994. - Barrows HS. Problem-Based Learning Applied to Medical Education, by Howard S. Barrows (2000) ISBN-13: 978- 0931369346 - Barrows HS. The tutorial Process. Springfield, Il: SIU School of Medicine, 1988. - Araújo UF, Sastre G Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no ensino superior. ISBN: 9788532305329, 2009 2) AMEE EDUCATIONAL GUIDES: - Crosby J. Learning in Small Groups - 1997 ISBN: 978-1-903934-09-5 - Davis MH, Harden RM . Problem-based Learning: a practical guide – 1999 ISBN: 978-1-903934-16-8 - Khan K, Tolhurst-Cleaver S, White S, Simpson W. Simulation in Healthcare Education. Building a Simulation Programme: A Pratical Guide – 2011, ISBN 978-1-903934-63-0 - Arzuman H. Education guide for faculty members. Problem Based-Learning (PBL). Kelantan: KKMD Publ., 2010, 30p. 3) ARTIGOS: - Albanese M. Problem based learning: why curricula are likely to show little effect on knowledge and clinical skills. Med Educ. 2000;34:729-38. - Azer SA. Challenges facing PBL tutors: 12 tips for successful group facilitation. Med Teach. 2005;27(8):676-81. - Bollela VR, Gabarra MH, da Costa C, Lima RC. Students and tutors' social representations of assessment in problem- based learning tutorials supporting change. BMC Med Educ. 2009;9:30. - Dolmans, D. H. J. M., Loyens, S. M. M., Marcq, H., & Gijbel, D. (). Deep and surface learning in problem-based learning: a review of the literature. Advances in Health Science Education. 2016;21:1087-1112. - Guillamet-Lloveras A, Celma-Vicente M, Gonzales-Carrion P, Cano-Caballero MD, Perez-Ramirez. Problem Based- Learning, a strategy to employ it. Rev Enferm. 2009;32:44-48. - Hallinger, P., & Bridges, E. M. (). A systematic review of research on the use of problem-based learning in the preparation and development of school leaders. Educational Administration Quarterly. 2017;53(2):255-288. - Hendry GD. Problem-Based Learning tutors conceptions of their development as tutors. Med Teach. 2009;31:145-150. - Iputo JE, Kwizera E. Problem Based Learning improves the academic performance of medical students in South-Africa. Med Educ. 2005;39-388-393. - Kerfoot BP, Masser BA, Hafler JP. Influence of new education technology on Problem Based Learning at Harvard Medical School. Med Educ. 2005;39:380-387. - Lim JK, Golub RM. Graduate medical education research in the 21st century and JAMA on call. JAMA. 2004; 292:2913-15. - Machado JLM, Machado VMP, Grec W, Bollela VR, Vieira JE. Self- and peer assessment may not be an accurate measure of PBL tutorial process. BMC Med Educ. 2008;8:55-60. - Neville AJ. Problem-Based Learning and Medical Education Forty Years On A Review of Its Effects on Knowledge and Clinical Performance Med Princ Pract 2009;18:1-9. - Norman GR, Schmidt HG. Effectiveness of problem-based learning curricula: theory, practice and paper darts. Med Educ 2000;34:721-8. - Prince KJ, van Eijs PW, Boshuizen HP, van der Vleuten CP, Scherpier AJ. General competencies of Problem Based Learning (PBL) and non-PBL graduates. Med Educ. 2005;39:394-401. - SIMPÓSIO: Tópicos fundamentais para a formação e o desenvolvimento docente para professores dos cursos da área da saúde, Revista Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):245-342.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial