Área de Concentração: 17151
Concentration area: 17151
Criação: 05/10/2021
Creation: 05/10/2021
Ativação: 08/11/2021
Activation: 08/11/2021
Nr. de Créditos: 3
Credits: 3
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 5 | 6 | 3 semanas | 3 weeks | 45 horas | 45 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Roberto Oliveira Dantas
Claudia Maria de Felicio
Luciana Vitaliano Voi Trawitzki
Objetivos:
Abordar os comportamentos orofaciais funcionais quanto ao desenvolvimento, o controle sensório motor e os prejuízos relacionados aos estímulos ambientais, à morfologia e à fisiologia. Abordar os principais métodos de investigação sobrea dinâmica do complexo craniofacial e discutir as pesquisas da área, visando capacitar o aluno de pós-graduação para o planejamento experimental e a interpretação de dados.
Justificativa:
A proposta da disciplina é justificada pelo fato de que os comportamentos orofaciais, com destaque para os métodos de pesquisa, são de interesse comum para os pós-graduandos em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Fonoaudiologia. Os comportamentos orofaciais em condições favoráveis passam por um processo de desenvolvimento, como qualquer comportamento motor, e suprem as necessidades do organismo sem causar-lhe danos. Porém, sem uma organização harmônica das estruturas, bem como condição muscular e processamento sensório motor adequados não há como realizar comportamentos orofaciais normais. As pesquisas a respeito do complexo craniofacial demandam uma visão integrativa, para a qual se pretende capacitar o pós-graduando, a fim de favorecer uma melhor compreensão do crescimento e desenvolvimento e dos problemas de saúde, tais como: deformidades dentofaciais, desordens temporomandibulares, síndrome da apneia obstrutiva do sono(SAOS), bem como prejuízos relacionados ao envelhecimento. A ênfase nos métodos de investigação, que refletem a incorporação de desenvolvimentos científicos não apenas da área de saúde, mas também em humanas e exatas, contribuirão para o planejamento e desenvolvimento de pesquisas científicas. Estratégias de aprendizagem: I. A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial (1% a 100%): 100% II. Detalhamento das atividades que serão presenciais e das que serão desenvolvidas via remota, com discriminação do tempo de atividade contínua online: R: As atividades serão desenvolvidas de maneira remota, distribuídas em aulas síncronas interativas de no máximo 3 horas em cada período e atividades assíncronas, como a leitura de artigos e preparação dos seminários. III. As aulas, quando online, serão síncronas ou assíncronas? R: As aulas serão síncronas, pelo Google Meet e algumas atividades assíncronas serão disponibilizadas no e-disciplina (Moodle). IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno: R: Serão disponibilizadas as gravações das aulas síncronas, no e-disciplina, bem como artigos científicos. V. A plataforma que será utilizada: R: Google Meet e e-disciplina (Moodle). VI. Definição sobre a presença na Universidade e, quando necessária, discriminar quem deverá estar presente (professora/professor; aluna/aluno; ambos): R: Nas aulas síncronas, pelo menos um dos professores responsáveis estará presente e a presença do estudante será registrada pelo relatório Meet. A presença do estudante será computada no e-disciplina, de acordo com a realização da atividade solicitada. VII. Descrição dos tipos e da frequência de interação entre aluna/aluno e professora/professor (somente durante as aulas; fora do período das aulas; horários; por chat/e-mail/fóruns ou outro): R: Serão oferecidas aulas interativas síncronas, estimulando a participação dos estudantes pelo chat ou por meio da câmera e áudio. Outras atividades para estudo e preparação dos seminários serão disponibilizadas no e-disciplina e o estudante deverá fazer uma leitura crítica de um ou mais artigos científicos, que será posteriormente apresentada em aula síncrona com a participação e discussão dos demais estudantes e professores responsáveis. VIII. A forma de controle da frequência nas aulas: R: A frequência será computada pela participação do estudante durante a aula ou por meio do relatório enviado após as aulas pelo Google Meet e contabilizada também de acordo com a realização das atividades no e-disciplina. IX. Informar sobre a obrigatoriedade ou não de disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos: R: Será estimulada a participação dos estudantes durante as atividades síncronas pelo Google Meet, por meio do chat ou pelo uso de câmara e microfone, principalmente no momento da apresentação dos seminários. Em caso de impossibilidade o estudante deverá justificar. X. Forma de avaliação da aprendizagem: X Remota XI. Critérios de avaliação contemplando qual a(s) metodologia(s) utilizada(s) e como ser(á)ão atribuído(s) o(s) conceito(s): R: Os estudantes serão avaliados ao longo da disciplina (processual), pela participação nas discussões dos tópicos da disciplina, bem como apresentação de estudo oral, em forma de seminário, e de síntese escrita. XII. Quais as medidas que garantam aos alunos acesso à plataforma (sala de aula com infraestrutura de multimídia, sala pró-aluno; equipamentos necessários a participação dos alunos e outros): R: Sala pró-aluno, sala de estudos do Departamento, sala de aula do CEOF (Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia).
Conteúdo:
ROTEIRO TEÓRICO: 1. Desenvolvimento dos comportamentos orofaciais funcionais; 2. A maturação neural e o controle motor orofacial: análise dos métodos de estudo e conclusões; 3. Processos de neuroplasticidade relacionados às funções e aos componentes do sistema estomatognático; 4. Processos de adaptação e compensação morfofuncional; 5. Estudo da fisiologia dos músculos orofaciais, por meio de eletromiografia e de análise de força/pressão orofacial; 6. Estudo da morfologia orofacial por exames de imagens (ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada e escaneamento facial a laser); 7. Estudo da cinemática craniofacial. 8. Fala: um tópico especial dentre os comportamentos orofaciais; SEMINÁRIOS: Seleção, preparação, apresentação e discussão de artigos científicos em reuniões da disciplina. VIVÊNCIA no Laboratório de Investigação do Sistema Estomatognático.
Forma de Avaliação:
Os estudantes serão avaliados ao longo da disciplina (processual), pela participação nas discussões dos tópicos da disciplina, bem como apresentação de estudo oral, em forma de seminário, e de síntese escrita.
Observação:
No início da disciplina o(s) responsável(is) dialogará(ão) com a turma sobre a eventual necessidade de haver estrutura disponível na(s) unidade(s) para acesso dos alunos ao sistema remoto de ensino.
Bibliografia:
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Tipo de oferecimento da disciplina:
Não-Presencial
Class type:
Não-Presencial