Disciplina Discipline RPP5721
Metodologia e Prática Docente em Medicina

Methodology and Teaching Practice in Medicine

Área de Concentração: 17144

Concentration area: 17144

Criação: 03/05/2022

Creation: 03/05/2022

Ativação: 03/05/2022

Activation: 03/05/2022

Nr. de Créditos: 3

Credits: 3

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
0 9 0 5 semanas 5 weeks 45 horas 45 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Regina Sawamura

Luiz Antonio Del Ciampo

Objetivos:

Objetivos educacionais da disciplina: 1) Desenvolver formas de investigação do processo de ensino-aprendizagem durante a atividade de ensino. a) Relacionar as atividades de ensino com as de pesquisa. b) Registrar o processo de ensino-aprendizagem como condição para avaliar. c) Analisar o registro do processo de ensino-aprendizagem e a comunicação de seus resultados como condição para aperfeiçoar o ensino. d) Elaborar instrumentos de avaliação coerentes com os critérios e objetivos escolhidos. e) Elaborar uma avaliação de ensino baseada em dados colhidos durante a aula ministrada. 2) Explorar e adequar a atividade de ensino ao tempo. a) Planejar aulas, identificando as diferentes etapas do processo ensino-aprendizagem. b) Discutir a importância da aula dentro do contexto educacional do curso a que pertence. c) Analisar criticamente eficácia e necessidade da técnica e recurso pedagógico. 3) Treinar o trabalho docente em grupo: decisão do programa, documentação do processo e apresentação de resultados. a) Julgar a capacidade do trabalho docente em grupo para aperfeiçoar e acelerar o processo ensino-aprendizagem. 4) Elaborar uma apresentação dos resultados da atividade pedagógica como condição para aperfeiçoar o ensino.

Objectives:

1) to develop ways of investigating the teaching-learning process during the teaching activity a) to relate teaching and research activities b) to register the teaching-learning process as a condition for evaluation c) to analyze the record of the teaching-learning process and the communication of its results as a condition to improve teaching d) to develop evaluation instruments consistent with the criteria and objectives chosen e) to develop a teaching assessment based on data collected during the class 2) to explore and adapt the teaching activity to the time a) to plan classes, identifying the different stages of the teaching-learning process b) to discuss the importance of the class within the educational context of the course to which it belongs c) to elaborate a critically analyze the effectiveness and necessity of the technique and pedagogical resource 3) to train teaching group work: program decision, process documentation and presentation of results a) to evaluate the ability of group teaching to improve and accelerate the teaching-learning process. 4) to prepare a presentation of the results of the pedagogical activity as a condition to improve teaching.

Justificativa:

O programa é o resultado da avaliação e reformulação da disciplina de anos anteriores. Propõe uma metodologia que aproxime atividades de pesquisador às de professor. A aula equivale ao trabalho de campo do professor que pesquisa. Considera que o professor que investiga suas aulas avalia e apresenta resultados, é capaz de produzir conhecimento e fortalecer a pesquisa educacional, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. Além da estratégia de alcançar os objetivos da disciplina por meio das atividades relacionadas à avaliação educacional, acrescenta-se a vivência reflexiva de técnicas de ensino.

Rationale:

The program is the result of the evaluation and reformulation of the discipline from previous years. It proposes a methodology that brings the activities of a researcher closer to those of a teacher. The class is equivalent to the fieldwork of the research teacher. It considers that the teacher who investigates his classes, evaluates, and present results are capable of producing knowledge, and strengthening educational research, improving the teaching-learning process. In addition to the strategy of achieving the objectives of the discipline through activities related to educational assessment, the reflexive experience of teaching techniques is added.

Conteúdo:

Conteúdo: 1) Etapas da programação de uma aula. 2) Etapas da execução de uma aula. 3) Etapas da avaliação de uma aula. 4) Vivências de técnicas e recursos de ensino. 5) Análise das técnicas de avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6) Definição da atividade de pesquisa educacional do professor-investigador. 7) Vivência da atividade de ensino investigativo.

Content:

Contents 1) Stages of scheduling a class 2) Stages of executing a class 3) Stages of class evaluation 4) Experiences of teaching techniques and resources 5) Analysis of the evaluation techniques of the teaching-learning process 6) Definition of the teacher-researcher's educational research activity 7) Experience of investigative teaching activity

Forma de Avaliação:

Forma de avaliação: Análise não estruturada da participação nas aulas, nas leituras e nas sessões de apoio. Resenhas. Exercícios individuais e em grupo. Aulas em grupo. Ao final da disciplina será atribuído conceito final de acordo com o artigo 67 do Regimento da Pós-Graduação da USP: A - excelente com direito a crédito B - bom, com direito a crédito C - regular, com direito a crédito D -reprovado, sem direito a crédito

Type of Assessment:

Evaluation form: Unstructured analysis of participation in classes, readings and support sessions. Reviews. Individual and group exercises. Group classes. At the end of the course, a final grade will be assigned in accordance with article 67 of the USP Graduate Regulations: A - excellent with credit B - good, entitled to credit C - regular, entitled to credit D - Failed, no credit

Observação:

Tipo de oferecimento da disciplina: Presencial.

Notes/Remarks:

Type of course: in person.

Bibliografia:

Livros ABREU MC e MASETTO MT - O professor universitário em aula. São Paulo: Ed. Cortez, 1990. BORDENAVE JD e PEREIRA AM - Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, Ed. Vozes, 2010. MELO GF – Didática e Docência Universitária. Uberlândia, EDUFU, 2012. LÜDKE M e ANDRÉ MED - Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. EPU, 1993. MINAYO MCS - O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em Saúde, SP/RJ, HUCITEC-Abrasco, 2010. VIANNA HM - Testes em Educação. São Paulo. IBRASA, 1989. Capítulos de livros e artigos Planejamento de Aula 1) ABREU MC e MASETTO MT - Descrição de algumas estratégias para aprendizagem. In: O professor universitário em aula, São Paulo, Ed. Cortez, 1990. 2) BORDENAVE JD e PEREIRA AM - Técnicas de trabalho em grupo. In: Estratégias de ensino-aprendizagem. Ed. Vozes, 2010. 3) PAZIN FILHO A, SCARAPELINI S. ESTRUTURA DE UMA AULA TEÓRICA. REVISTA MEDICINA, RIBEIRÃO PRETO 2007;40:3-6, E 17-50. 4) BORDENAVE JD e PEREIRA AM - Planejamento sistêmico do ensino-aprendizagem. In: Estratégias de ensino-Aprendizagem. Ed. Vozes, 2010. 5) GONÇALVES MF; GONÇALVES AM; GONÇALVES IM. Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem no ensino superior na área da saúde. Rev. Pemo 2020;2:1-12. Fundamentos Pedagógicos. 1) BLOOM BS - Inocência em Educação. Cad. Pesq. (16):63-71, 1976. 2) PIMENTA SG - Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. PIMENTA SG E GHEDIM E. (Org.). Ed. Cortez, São Paulo, 2012. 3) ARROYO MG - Recuperar a humanidade roubada. In: Ofício de mestre – imagem e auto-imagem. Rio de Janeiro, 2001. 4) GARRETON MA - Pontos fortes e fracos dos novos consensos sobre educação. Cad. Pesq. 1997;101:128-40. 5) OLIVEIRA W; COLARES KTP. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere 2018; 6:300-320. 3: Avaliação Educacional. 1) ABREU MC e MASETTO MT - Processo de avaliação. In: O professor universitário em aula, São Paulo, Ed. Cortez, 1990. 2) VIANNA HM - Planejamento de testes. In: Testes em Educação. São Paulo. IBRASA, 1982, p. 29-40. 3) CHUEIRI MSF. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional 2008;19:49-65. 4) WOLFF RP - Um discurso sobre o sistema de notas. In: O ideal da universidade, São Paulo, Ed. UNESP, 1993. 5) PINTO J. A avaliação em educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. IN: Amante, L. & Oliveira, I (Coord.) (2016). Avaliação das aprendizagens: Perspectivas. Contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta.

Bibliography:

Books ABREU MC e MASETTO MT - O professor universitário em aula. São Paulo: Ed. Cortez, 1990. BORDENAVE JD e PEREIRA AM - Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, Ed. Vozes, 2010. MELO GF – Didática e Docência Universitária. Uberlândia. EDUFR, 2012. LÜDKE M e ANDRÉ MED - Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. EPU, 1993. MINAYO MCS - O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em Saúde, SP/RJ, HUCITEC-Abrasco, 2010. VIANNA HM - Testes em Educação. São Paulo. IBRASA, 1989. Book chapters and articles Class Planning 1) ABREU MC e MASETTO MT - Descrição de algumas estratégias para aprendizagem. In: O professor universitário em aula, São Paulo, Ed. Cortez, 1990. 2) BORDENAVE JD e PEREIRA AM - Técnicas de trabalho em grupo. In: Estratégias de ensino-aprendizagem. Ed. Vozes, 2010. 3) PAZIN FILHO A, SCARAPELINI S. ESTRUTURA DE UMA AULA TEÓRICA. REVISTA MEDICINA, RIBEIRÃO PRETO 2007;40:3-6, E 17-50. 4 ) BORDENAVE JD e PEREIRA AM - Planejamento sistêmico do ensino-aprendizagem. In: Estratégias de ensino-Aprendizagem. Ed. Vozes, 2010. 5) GONÇALVES MF; GONÇALVES AM; GONÇALVES IM. Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem no ensino superior na área da saúde. Rev. Pemo 2020;2:1-12. Pedagogical fundamentals 1) BLOOM BS - Inocência em Educação. Cad. Pesq. (16):63-71, 1976. 2) PIMENTA SG - Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: Professor reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. PIMENTA SG E GHEDIM E. (Org.). Ed. Cortez, São Paulo, 2012. 3) ARROYO MG - Recuperar a humanidade roubada. In: Ofício de mestre – imagem e auto-imagem. Rio de Janeiro, 2001. 4) GARRETON MA - Pontos fortes e fracos dos novos consensos sobre educação. Cad. Pesq. 1997;101:128-40. 5) OLIVEIRA W; COLARES KTP. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere 2018; 6:300-320. Educational assessment 1) ABREU MC e MASETTO MT - Processo de avaliação. In: O professor universitário em aula, São Paulo, Ed. Cortez, 1990. 2) VIANNA HM - Planejamento de testes. In: Testes em Educação. São Paulo. IBRASA, 1982, p. 29-40. 3) CHUEIRI MSF. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional 2008;19:49-65. 4) WOLFF RP - Um discurso sobre o sistema de notas. In: O ideal da universidade, São Paulo, Ed. UNESP, 1993. 5) PINTO J. A avaliação em educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas. IN: Amante, L. & Oliveira, I (Coord.) (2016). Avaliação das aprendizagens: Perspectivas. Contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial