Disciplina Discipline RPP5730
Escrita Científica

Scientific Writing

Área de Concentração: 17144

Concentration area: 17144

Criação: 05/05/2020

Creation: 05/05/2020

Ativação: 05/05/2020

Activation: 05/05/2020

Nr. de Créditos: 3

Credits: 3

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
6 2 7 3 semanas 3 weeks 45 horas 45 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Paulo Henrique Manso

Fabio Carmona

Objetivos:

Preparar o aluno para a redação de textos científicos.

Justificativa:

O conhecimento deve ser difundido de maneira a alcançar o maior número possível de pessoas e instituições, e a escrita científica tem papel primordial na difusão do conhecimento adquirido. Assim, escrever os dados de maneira adequada é imprescindível.

Conteúdo:

1. Atividades/ discussão com professores com experiência em publicação 2. Introdução: Para que escrever um artigo científico? -Guia para escrever artigo científico -Tabelas, figuras e resultados; -Material e métodos, introdução; -Discussão e resumo (abstract) -Referências 3. Autoria científica, tipos de artigo, escolha do jornal 4. Peer review/ editoração/ 5. Técnicas de escrita Aula 1 8:00 as 9:00 - Apresentação do curso; metodologia; programa; avaliação. 9:00 as 10:00 – “palestra”- Convidado1 – Como faço para ter um artigo aceito- aula/discussão 10:00- 12:00 Escrevendo seu paper: Tabelas, figuras e resultados Tarefa: O aluno vai escrever e apresentar as tabelas, resultados de sua tese ou apresentar dados fornecidos pelos professores Aula 2 8:00 as 9:00 – Palestra – Convidado2 –Como faço para ter meu paper aceito- aula/discussão 9:00 as 11:00: Correçao dos exercícios de apresentação de figuras e tabelas 11:00 as 12: Aula- Escrevendo seu paper: Material e métodos e introdução Tarefa: Aluno vai escrever material e método de seu projeto, assim como introdução Aula 3 8:00 as 9:00 – Palestra – Convidado3 – Como faço para escrever meu paper 9:00 as 11:00- Revisão da tarefa 11:00 – Aula: Escrevendo seu paper: Discussão e resumo Tarefa: Discutir e resumir a própria tese ou material cedido pelos professores Aula 4 8:00 as 9:00 – Palestra – Como ter seu paper rejeitado – Convidado4 9:00 as 11:00 Discussão da tarefa 11:00- 12:00 – Aula: Tipos de artigo; Como escolher o jornal; Instrução aos autores; autoria; enviando seu paper para a revista; escrita científica/revisão Tarefa: Enviar o paper pronto para revisão de técnica de escrita Aula 5 8:00 – 9:00 hs Palestra: O que um editor/ revisor procura – Convidado5 9:00 as 12: Oficina de técnicas de escrita Aula 6 8:00 – 9:00 – Como organizar referências 9:00- 11:00 – Oficina de técnicas de escrita 11:00 – 12:00 – Fechamento do curso

Forma de Avaliação:

- Participação nas aulas - Realização das tarefas

Observação:

Pré requisitos: - Inglês nível intermediário; - Ter projeto de pesquisa aprovado pelo CEP (será dada preferência a alunos que já tenham qualificado sua tese); - Escrever o resumo da tese em inglês; - Trazer laptop. Turmas : mínimo de 5 e máximo de 12 alunos.

Bibliografia:

1. Souza JP. Como escrever um artigo científico: um pequeno manual de estilo. Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2UMJiZr 2. O'Connor TR, Holmquist GP: Algorithm for writing a scientific manuscript. Biochem Mol Biol Educ 2009, 37(6):344-348. 3. Dodson TB. Writing a Scientific Paper Is Not Rocket Science! J Oral Maxillofac Surg. 2015 Dec;73(12 Suppl):S160-9. doi: 10.1016/j.joms.2015.04.039. PubMed PMID: 26608148. 4. Annesley TM: Writing an effective manuscript review: The 6 "Be's" to success. Clin Chem 2013, 59(7):1028-1035. 5. Perkel JM. Scientific writing: the online cooperative. Nature. 2014 Oct 2;514(7520):127-8. doi: 10.1038/514127a. Erratum in: Nature. 2014 Oct 16;514(7522):286. 6. Balch, Charles M. et al. Steps to get your manuscript published in a high-quality medical journal. (2018). Ann Surg Oncol. https://doi.org/10.1245/s10434-017-6320-6 7. Singh V, Mayer P. Scientific writing: strategies and tools for students and advisors. Biochem Mol Biol Educ. 2014 Sep-Oct;42(5):405-13. doi:10.1002/bmb.20815. 8. Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals. Disponivel em: http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pd 9. DUKE UNIVERSITY SCIENTIFIC WRITING RESOURCE https://cgi.duke.edu/web/sciwriting/