Disciplina Discipline SEP5812
Fundamentos do Gerenciamento Ágil de Projetos

Foundations of Agile Project Management

Área de Concentração: 18156

Concentration area: 18156

Criação: 17/01/2022

Creation: 17/01/2022

Ativação: 03/02/2022

Activation: 03/02/2022

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
3 1 8 10 semanas 10 weeks 120 horas 120 hours

Docente Responsável:

Professor:

Daniel Capaldo Amaral

Objetivos:

Apresentar os conceitos básicos sobre gerenciamento ágil de projetos e a sua aplicação além do software, incluindo no processo de desenvolvimento de produtos manufaturados e inovação tecnológica em variados setores industriais. Discutir as tendências, temas de pesquisa e avanços recentes, incluindo os métodos híbridos, que combinam as abordagens do gerenciamento tradicional (Plan-driven). Fornecer os conceitos necessários para a realização de projetos de pesquisa sobre métodos ágeis ou que utilizem o construto agilidade.

Objectives:

This course offers the foundations of Agile Project Management (APM) and their applications beyond software, including the product development process and innovation management. The course encompasses tendencies, research topics, and recent advances, including hybrid methods, the combination of plan-driven and agile approaches. The goal is to offer all basic concepts required for research in APM methods or use agility constructs as part of your referential background.

Justificativa:

O gerenciamento ágil de projetos é uma abordagem que busca a simplificação da gestão de projetos por meio do uso de controles visuais, planejamento iterativo e foco na autogestão. Na prática é formada por um conjunto de princípios e adaptações das técnicas e ferramentas da gestão de projetos tradicionais, visando a melhoria no desempenho dos projetos e menos esforço e desperdício de tempo em atividades gerenciais. Essa abordagem surgiu na área de desenvolvimento de software e se disseminou para muitas indústrias. Atualmente vem sendo aplicado de maneira combinada com métodos de gestão de projetos Plan-driven (tradicional), o que gerou os modelos híbridos. Os métodos de gerenciamento ágil, bem como o construto agilidade, estão se tornando fundamentais para fazer frente aos desafios de compreender projetos complexos e de inovação. O aumento da volatilidade, incerteza e complexidade no ambiente de negócios torna estes conceitos fundamentais para se compreender, além do gerenciamento de projetos, os desafios da digitalização e do desenvolvimento de produtos no contexto da Internet das Coisas ( IoT), indústria 4.0, competição em ecossistemas de inovação, flexibilidade, ambidestra organizacional e outras. A realização de pesquisas sobre APM exigem conhecimento sólido de uma série de conceitos fundamentais recentes. A disciplina visa ofertar estes conceitos para apoiar a realização de trabalhos de pesquisa, especialmente como parte de mestrados e doutorados. Ela é oferecida de forma 100% virtual para propiciar ambiente multidisciplinar e a troca de experiências entre pesquisadores de todo o país. O uso de recursos virtuais, colaborativo e ativo, é fundamental também para os propósitos da disciplina. Competências para propor modelos conceituais, instrumentos de pesquisa e realizar análise de dados em gestão ágil de projetos demandam a aprendizagem ativa e colaborativa, envolvendo produção de textos, visualização de dados e discussões. As ferramentas de aprendizagem virtual oferecem recursos especialmente adequados a este fim, com a vantagem de aproximar pesquisadores de regiões distantes do país. Editores Colaborativos de Documentos (Wiki, Docs, etc.), Editores Colaborativos de Quadros Visuais ( Miro e Jamboard), Videoaulas, Enquetes, Quesionários e Moodle Laboratório de Ensino são as principais ferramentas de ensino virtual aplicados. Todas elas estão disponíveis aos alunos em um único e integrado Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esta plataforma promove a integração das atividades, recursos didáticos e permite que os alunos acompanhem o seu desempenho ao longo do curso, contribuindo para o atingimento dos objetivos de aprendizagem.

Rationale:

The Agile Project Management Approach (APM) is the approach that reduces the complexity involved in managing projects through visual controls, iterative planning, and self-organization. In practical terms, it comprises a set of new principles and adaptations of PM practices. This approach was originated in the software industry and has been present in many industrial sectors. More recently, Hybrid Models have emerged as a result of this movement: project management frameworks that combine agile and traditional (plan-driven) practices. In parallel, the APM practices and principles have been incorporated as part of the research at different fields of complex and innovative projects. Given the unprecedented levels of volatility, uncertainty, and complexity, it has become one of the necessary lenses to understand phenomena such as Digitization, the Internet of Things (IoT), Industry 4.0, Innovation ecosystem competition, Flexibility, Organizational Ambidexterity, and others. However, the success of this theory over the last ten years has generated a vast body of knowledge requiring various skills and competencies, which take time to be attained by beginning researchers. This course introduces APM from a scientific research point-of-view, helping them face this obstacle. It was developed for anyone who is investigating APM, or incorporating APM principles, methods, and constructs as part of your research project. This offering is 100% virtual, providing a multidisciplinary environment and collaboration between researchers from distinct programs spread in the country. The usage of virtual, collaborative, and active learning is central to this offering. The competencies for proposing conceptual models, research instruments, and performing data analysis, in agile project management, demand collaborative and active learning, involving text production, data visualization, and discussions. The virtual learning tools has functions specially designed to support this work, and eliminate the distance between researchers who are concerned about this topic. Collaborative Document Editors (Wikis, Docs, etc.), Collaborative Boards (Miro and Jamboard), Video Classes, Quizzes, Questioners, and Moodle Workshop are the main learning tools applied along the entire course. All of them are available in one single Virtual Learning Environment. This platform promotes the integration of all activities and allows students to accomplish their learning objectives.

Conteúdo:

(1) Introdução. Definição de inovação, desenvolvimento de tecnologia e produto. Características de projetos de produtos inovadores. A evolução da teoria de gerenciamento de projetos. O conceito de agilidade em projeto, desenvolvimento de produto e manufatura. (2) Gerenciamento ágil de projetos. Definição de gerenciamento ágil de projetos. Apresentação e comparação das abordagens para o gerenciamento de projetos: Plan-Driven, Agile e Híbrido ou Scaling Agile. Detalhamento dos princípios e fundamentos do gerenciamento ágil de projetos. Quatro diferenciais da abordagem ágil: visão, planejamento iterativo, autogestão e envolvimento do cliente. Estudo dos quatro diferenciais. Visão: definição de visão e propriedades da visão. Planejamento Iterativo: definição de iteração, backlogs, time-box, pontos-por-função, velocidade, quadros visuais, reuniões, set-based engineering; iterações; orientações para resultados; modularidade; e interfaces. Autogestão: definição de auto-gestão, teorias sobre equipes auto-geridas, improvisação e liderança para a autogestão. Envolvimento do cliente: práticas de envolvimento do cliente. (4) O ambiente para o gerenciamento ágil de projetos. APM e a relação com a cultura organizacional. Transformação para o ágil. Change Management e agilidade. (5) Discussão de tendências e desafios e pesquisas futuras para a aplicação do APM.

Content:

(1) Introduction. Basic definitions: innovation, technology development, product, and project management. Characteristics of innovative projects. The evolution of Project Management Theory. The origin of Agile Project Management. (2) Agile Project Management definition. Agile Project Management as one approach. Comparing project management approaches Plan-Driven, Agile, and Hybrid (or Scaling). The principles of Agile Project Management. (3) The four main distinctions of the Agile approach. (3.1) Vision: defining product vision and properties of vision. (3.2) Iterative planning: iteration plan, backlogs, time-box, function points, velocity, visual boards, visual management for agile, agile ceremonies and meetings, set-based engineering, interactions, result-oriented, modularity, and technical interface management. (3.3) Self-organization: Definition of self-organization teams; Theories and foundations of self-managed teams and high-performance teams; improvisation, and leadership in self-organized teams. (3.4) Customer involvement: definitions and customer-involvement practices. (4) Environment factors for agility. Agile and organizational culture. Agile Change. Change management and agile. (5) Current research topic and trends in Agile Project Management application.

Forma de Avaliação:

Sistema de avaliação: Atividades recorrentes (25%). Inclui atividades realizadas durante os encontros síncronos e durante as horas de estudo. Resenha crítica de texto, análise de dados presente em artigos, realização de exercícios na plataforma de ensino e resolução de casos. Seminários (20%). Preparação de texto e sua apresentação na forma de seminário sobre tema específico relacionado com o gerenciamento ágil de projetos. Monografia Final (55%). Monografia contendo estudo com aplicação de técnicas e métodos relacionados com o gerenciamento ágil de projetos, discutidos em sala.

Type of Assessment:

Grading system: Weekly assignments (25%). Weigthed average of all activities, including synchronous and take-home tasks. Critical text analysis, analysis of data published in scientific articles, exercise solving using the Virtual Learning System, and case solving activities. Regular speech (20%). Tasks that include study of specific topics in Agile Project Management, summarization in the paper format, and their presentation to the audience of students. Final manuscript (55%). Each participant, individually, produces a manuscript covering one or more course subtopics, and linking with

Observação:

Disciplina oferecida em sistema não-presencial. As aulas teóricas serão realizadas por meio de encontros virtuais e síncronos utilizando as plataformas virtuais da USP. É esperado que os alunos assistam, no mínimo, 70% de todas as aulas teóricas e de exercício semanais, sempre com a câmera ligada e microfones disponíveis (todo o período). Se um estudante perder mais de um terço da aula, ela será contabilizada como falta. Todas as entregas como tarefas, textos e fichamentos produzidos, teste e avaliações devem ser submetidas por meio do Ambiente Virtual de Ensino, a plataforma e-disciplinas(http://e-disciplinas.usp.br/). Toda mensagem dirigida ao docente também deverá ser enviada pela mesma plataforma, e permanecerá arquivada. Sessões de supervisão individual ou dúvidas também serão realizadas completamente online. Não serão tolerados trabalhos atrasados, com exceção de casos justificados devidamente pelo regimento da USP. O estudante deve saber: Cada aluno matriculado irá receber um e-mail de boas-vindas (com todas as instruções e links para participação) uma semana antes do início da aula. Todos os estudantes devem ter à sua disposição um computador com recursos de câmera e áudio disponíveis, com desempenho suficiente para a interação com o professor e outros estudantes. Estudantes da USP podem utilizar os laboratórios de informática disponíveis no campus.

Notes/Remarks:

This course is 100% non-presential. The theoretical and class exercises will be held by synchronous meetings supported on USP Virtual Systems. Students are expected to attend at least 70% of all weekly and synchronous class meetings, online, with a video camera always on and microphone ready to be used, all the time. If a student misses one­ third or more of a class session, the student will be counted as absent. All deliverables like discussion, essays, tests, and assessments must be submitted using "e-Disciplina" platform (http://e-disciplinas.usp.br/). All messages directed to the professor must be sent, and will remain archived, using the Messenger tool disposal inside the e-disciplinas platform. Supervision sessions to answer questions and give personal support will be offered 100% online. There will be no late work accepted without a serious and compelling reason, in accordance with USP regulations. What students need to know: Each assigned student will receive welcoming email (with all instructions and links) one week before the initial class. All students must have personal computer, video camera, internet access e audio resources available, with enough performance for virtual interaction with professor and other students. This course is 100% non-presential. The Theoretical and Exercise classes will be held by synchronous meetings using USP Virtual Systems. Students are expected to attend at least 70% of all weekly and synchronous class meetings, online, with a video camera and microphone on, all the time. If a student misses one­ third or more of a class session, the student will be counted as absent. All deliverables like discussion, essays, tests, and assessments must be submitted using "e-Disciplinas" platform (http://e-disciplinas.usp.br/). All messages directed to the professor must be sent, and they will remain archived, using the Messenger tool disposal inside the e-disciplinas platform. Supervision sessions to answer questions and give personal support will be offered 100% online. Theoretical: 100% online and synchronous meetings. Regular class sessions with theoretical explanation by professor. All participants debate above pre-defined topics and supported with previous readings. Exercises, Online and synchronous meetings. Teamwork exercises or case studies. Critically Read and analyze texts (in pairs). The resources are available at the “e-disciplinas” website. The main types are:scientific articles with peer-review; class notes with PDF; Moodle forum; Moodle assignments; Moodle activities with peer-assess or Workshop peer review; quizzes; survey and virtual assessment; class notes (manuscript format); bibliographical references divided by course topics; references organized by course topics; online presence. Plataformas: e-disciplinas (https://edisciplinas.usp.br/); google meeting (https://meet.google.com/); Miro (https://miro.com/) ; Youtube (https://www.youtube.com/). The hyperlinks of all platforms will be published at the e-disciplinas facilitating the student organization. Number of weeks 10 and 100% virtual. Students and professors must attend the weekly theoretical classes (3h) and exercise class (1h) using virtual and synchronous resources. Theoretical class (3 hours by week). Mediated by E-disciplinas (Moodle) and Google Meet Exercise (1 hour by week). Via E-disciplinas (Moodle) and Google Meet. The exercises are send by E-Disciplinas platform only. All classes are planned using active learning using flipped classroom. Four complementary strategies. All students with video on, password distribution and presence module of Moodle, Google Meet register, and Log Report at the e-disciplinas platform. The syllabus was rewritten and contains specific requirements about video cameras, microphones, and internet networks. Students will only be allowed after complying with these requirements. See the information in the syllabus: “Students are expected to attend at least 70% of all weekly and synchronous class meetings, online, with a video camera always on and microphone ready to be used, all the time. If a student misses one­ third or more of a class session, the student will be counted as absent… ” AND “All students must have personal computer, video camera, internet access e audio resources available, with enough performance for virtual interaction with professor and other students..” Grading system: Weekly activities (25%). Weigthed average of all activities performed in class, including synchronous and take-home assignments. It will include grades for participation and quality of inquiring in discussion sections. The virtual presence of students is expected and mandatory. The final grade will discount 30% of lower grades (including non-performed tasks) in order to avoid penalty when use allowed faults, in accordance with institutional presence policy. Regular speech (20%). Tasks that include study of specific topics in Agile Project Management and presentation to the audience of students. Final manuscript (55%). Each participant, individually, produce a manuscript covering one or more course subtopics, and linking with your research interest. For grade system and criterion, please consult the previous item. The final grade calculation is performed using the e-disciplines platform. The grade with a scale 1-10 will be translated for A, B, C, D, and Fail, using class grades.

Bibliografia:

AMARAL, D. C.; CONFORTO, E. D.; BENASSI, J.; ARAUJO, C. Gerenciamento ágil de projetos: aplicações em projetos de produtos inovadores. São Paulo: Saraiva, 2011 BENASSI, J.LG.; AMARAL, D.C.; FERREIRA, L.D. Towards a conceptual framework for product vision. International Journal of Operations & Production Management, v. 36, n. 2, p. 200-219, 2016. BIANCHI, M.; MARZI, G.; GUERINI, M. Agile, Stage-Gate and their combination: Exploring how they relate to performance in software development. Journal of Business Research, v. 110, p. 538-553, 2020. BIANCHI, M.C.; CONFORTO, E.C.; REIBENTISCH, E.; AMARAL, D.C; REZENDE, S.; PADUA, R. Recommendation of Project Management Practices: A Contribution to Hybrid Models. IEEE Transactions on Engineering Management, 2021. BIANCHI, M.J; AMARAL, D.C. A Method to Create Hybrid Models Using a Morphological Matrix. The Journal of Modern Project Management, v. 9, n. 1, 2021. BIANCHI, Michael Jordan; CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo. Beyond the agile methods: a diagnostic tool to support the development of hybrid models. International Journal of Managing Projects in Business, 2021. BOEHM, B.; TURNER, R. Management challenges to implementing agile processes in traditional development organizations. IEEE software, v. 22, n. 5, p. 30-39, 2005. BOEHM, Barry; TURNER, Richard. Balancing agility and discipline: Evaluating and integrating agile and plan-driven methods. In: Proceedings. 26th International Conference on Software Engineering. IEEE, 2004. p. 718-719. BOEHM, B. Get ready for agile methods, with care. IEEE Computer Magazine, Jannuary 2002, [S.l], p. 64-69, 2002. CARLOS, R.; AMARAL, D.C.; CAETANO, M. Framework for continuous agile technology roadmap updating. Innovation & Management Review, 2018. COHN, M. Agile Estimating and Planning. Prentice Hall PTR: New York, 2005. CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C. Agile project management and stage-gate model—A hybrid framework for technology-based companies. Journal of Engineering and Technology Management, v. 40, p. 1–14, 2016. CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C. Evaluating an agile method for planning and controlling innovative projects. Project Management Journal, v. 41, n. 2, p. 73–80, 2010. CONFORTO, E.C.; REBENTISCH, E.; AMARAL, D.C. Learning the art of business improvisation. MIT Sloan Management Review, v. 57, n. 3, p. 8, 2016. CONFORTO, E. C.; REBENTISCH, E.; AMARAL, D. C. The Building Blocks of Agility as a Team ’ s Competence. Project Management Agility Global Survey, 2014. CONFORTO, E. C.; SALUM, F.; AMARAL, D.C.; SILVA, S.L.; ALMEIDA, L.F.M. Can Agile Project Management Be Adopted by Industries Other than Software Development? Project Management Journal, v. 45, n. 3, p. 21–34, 2014. CONFORTO, E. C. et al.; SALUM, F.; AMARAL, D.C.; SILVA, S.L.; Magnanini, L.F.M.A. The agility construct on project management theory. International Journal of Project Management, v. 34, n. 4, p. 660–674, 2016. CONFORTO, E., SILVA, F.B.; AMARAL, D.C.; REBENTISCH, E. Modelos híbridos unindo complexidade, agilidade e inovação. Revista Mundo PM, v. 64, p. 10–17, 2015. COOPER, R. G. Agile-Stage-Gate Hybrids. Research Technology Management, v. 59, n. 1, p. 21–29, 2016. COOPER, R. G. Idea-to-Launch Gating Systems : Better , Faster , and More Agile Idea-to-Launch Gating Systems. Research-Technology Management, v. 60, n. 1, p. 48–52, 2017. COOPER, R. G. Stage-Gate Systems: A New Tool for Managing New Products. Business Horizons, Vol. 33, No. 3, n. June, p. 44–54, 1990. COOPER, R. G. What’s Next?: After Stage-Gate. Research-Technology Management, v. 57, n. 1, p. 20–31, 2014. Gemino, A., Horner Reich, B., Serrador, P.M. Agile, Traditional, and Hybrid Approaches to Project Success: Is Hybrid a Poor Second Choice? Proj. Manag. J., 2020. HIGHSMITH, J. Agile Project Management: creating innovative products. Addison-Wesley: Boston, 2004. Hoda, R., Noble, J., Marshall, S., 2013. Self-Organizing Roles on Agile Software Development Teams. IEEE Trans. Softw. Eng. v.39, p.422–444, 2013. Leiffingwell, D. Agile software requirements: lean requirements practices for teams. Boston-MA: Addison Wesley, 2011. REBENTISCH, E.; CONFORO, E.C.; SCHUH, G.; RIESENER, M.K.; KANTELBERG, J. AMARAL,D.C. Agility factors and their impact on product development performance. In: DS 92: Proceedings of the DESIGN 2018 15th International Design Conference. 2018. p. 893-904. Serrador, P., Pinto, J.K., Does Agile work? — A quantitative analysis of agile project success. Int. J. Proj. Manag., v.33, p.1040–1051, 2015. SILVA, F.B.; BIANCHI, M.J.; AMARAL, D.C. Evaluating combined project management models: strategies for agile and plan-driven integration. Product: Management and Development, v. 17, n. 1, p. 15-30, 2019. THOMKE, S. & REINERTSEN, D. Agile product development: managing development flexibility in uncertain environments. California Management Review, v.41, n.1, p.8-30, 1998.

Bibliography:

AMARAL, D. C.; CONFORTO, E. D.; BENASSI, J.; ARAUJO, C. Gerenciamento ágil de projetos: aplicações em projetos de produtos inovadores. São Paulo: Saraiva, 2011 BENASSI, J.LG.; AMARAL, D.C.; FERREIRA, L.D. Towards a conceptual framework for product vision. International Journal of Operations & Production Management, v. 36, n. 2, p. 200-219, 2016. BIANCHI, M.; MARZI, G.; GUERINI, M. Agile, Stage-Gate and their combination: Exploring how they relate to performance in software development. Journal of Business Research, v. 110, p. 538-553, 2020. BIANCHI, M.C.; CONFORTO, E.C.; REIBENTISCH, E.; AMARAL, D.C; REZENDE, S.; PADUA, R. Recommendation of Project Management Practices: A Contribution to Hybrid Models. IEEE Transactions on Engineering Management, 2021. BIANCHI, M.J; AMARAL, D.C. A Method to Create Hybrid Models Using a Morphological Matrix. The Journal of Modern Project Management, v. 9, n. 1, 2021. BIANCHI, Michael Jordan; CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo. Beyond the agile methods: a diagnostic tool to support the development of hybrid models. International Journal of Managing Projects in Business, 2021. BOEHM, B.; TURNER, R. Management challenges to implementing agile processes in traditional development organizations. IEEE software, v. 22, n. 5, p. 30-39, 2005. BOEHM, Barry; TURNER, Richard. Balancing agility and discipline: Evaluating and integrating agile and plan-driven methods. In: Proceedings. 26th International Conference on Software Engineering. IEEE, 2004. p. 718-719. BOEHM, B. Get ready for agile methods, with care. IEEE Computer Magazine, Jannuary 2002, [S.l], p. 64-69, 2002. CARLOS, R.; AMARAL, D.C.; CAETANO, M. Framework for continuous agile technology roadmap updating. Innovation & Management Review, 2018. COHN, M. Agile Estimating and Planning. Prentice Hall PTR: New York, 2005. CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C. Agile project management and stage-gate model—A hybrid framework for technology-based companies. Journal of Engineering and Technology Management, v. 40, p. 1–14, 2016. CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C. Evaluating an agile method for planning and controlling innovative projects. Project Management Journal, v. 41, n. 2, p. 73–80, 2010. CONFORTO, E.C.; REBENTISCH, E.; AMARAL, D.C. Learning the art of business improvisation. MIT Sloan Management Review, v. 57, n. 3, p. 8, 2016. CONFORTO, E. C.; REBENTISCH, E.; AMARAL, D. C. The Building Blocks of Agility as a Team ’ s Competence. Project Management Agility Global Survey, 2014. CONFORTO, E. C.; SALUM, F.; AMARAL, D.C.; SILVA, S.L.; ALMEIDA, L.F.M. Can Agile Project Management Be Adopted by Industries Other than Software Development? Project Management Journal, v. 45, n. 3, p. 21–34, 2014. CONFORTO, E. C. et al.; SALUM, F.; AMARAL, D.C.; SILVA, S.L.; Magnanini, L.F.M.A. The agility construct on project management theory. International Journal of Project Management, v. 34, n. 4, p. 660–674, 2016. CONFORTO, E., SILVA, F.B.; AMARAL, D.C.; REBENTISCH, E. Modelos híbridos unindo complexidade, agilidade e inovação. Revista Mundo PM, v. 64, p. 10–17, 2015. COOPER, R. G. Agile-Stage-Gate Hybrids. Research Technology Management, v. 59, n. 1, p. 21–29, 2016. COOPER, R. G. Idea-to-Launch Gating Systems : Better , Faster , and More Agile Idea-to-Launch Gating Systems. Research-Technology Management, v. 60, n. 1, p. 48–52, 2017. COOPER, R. G. Stage-Gate Systems: A New Tool for Managing New Products. Business Horizons, Vol. 33, No. 3, n. June, p. 44–54, 1990. COOPER, R. G. What’s Next?: After Stage-Gate. Research-Technology Management, v. 57, n. 1, p. 20–31, 2014. Gemino, A., Horner Reich, B., Serrador, P.M. Agile, Traditional, and Hybrid Approaches to Project Success: Is Hybrid a Poor Second Choice? Proj. Manag. J., 2020. HIGHSMITH, J. Agile Project Management: creating innovative products. Addison-Wesley: Boston, 2004. Hoda, R., Noble, J., Marshall, S., 2013. Self-Organizing Roles on Agile Software Development Teams. IEEE Trans. Softw. Eng. v.39, p.422–444, 2013. Leiffingwell, D. Agile software requirements: lean requirements practices for teams. Boston-MA: Addison Wesley, 2011. REBENTISCH, E.; CONFORO, E.C.; SCHUH, G.; RIESENER, M.K.; KANTELBERG, J. AMARAL,D.C. Agility factors and their impact on product development performance. In: DS 92: Proceedings of the DESIGN 2018 15th International Design Conference. 2018. p. 893-904. Serrador, P., Pinto, J.K., Does Agile work? — A quantitative analysis of agile project success. Int. J. Proj. Manag., v.33, p.1040–1051, 2015. SILVA, F.B.; BIANCHI, M.J.; AMARAL, D.C. Evaluating combined project management models: strategies for agile and plan-driven integration. Product: Management and Development, v. 17, n. 1, p. 15-30, 2019. THOMKE, S. & REINERTSEN, D. Agile product development: managing development flexibility in uncertain environments. California Management Review, v.41, n.1, p.8-30, 1998.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial

Informações adicionais do oferecimento da disciplina:

Este curso será 100% não presencial. As aulas teóricas e de exercício serão realizadas por meio de encontros virtuais e síncronos utilizando as plataformas virtuais da USP. É esperado que os alunos assistam, no mínimo, 70% de todas as aulas teóricas e de exercício semanais, sempre com a câmera ligada e microfones disponíveis (todo o período). Se um estudante perder mais de um terço da aula, ela será contabilizada como falta para a sessão completa. Todas as entregas como tarefas, textos e fichamentos produzidos, teste e avaliações devem ser submetidas pela plataforma e-disciplinas(http://e-disciplinas.usp.br/). Toda mensagem dirigida ao docente também deverá ser enviada, e permanecerá arquivada, na mesma plataforma. Sessões de supervisão individual ou dúvidas também serão realizadas completamente online. Aulas teóricas: 100% online e síncronas. Aulas regulares com apresentações do docente. Debates entre todos os participantes e docente acerca de tópicos previamente definidos pelos docente e subsidiados com textos previamente estudados. Aulas de exercício: 100% online e síncronas. Trabalho em grupo para solução de exercícios ou solução de estudos de caso. Análise crítica de textos em pares. Todo o material é organizado e está disponível na plataforma e-disciplinas. Os principais são: Artigos científicos, Notas de aula em apresentações powerpoint, atividades do tipo tarefa (moodle), atividades do tipo fórum (moodle), atividades de avaliação por pares – Moodle Workshop ou Laboratório Virtual (moodle), enquetes virtuais, avaliações virtuais na plataforma, textos produzidos pelo docente, notas de aula em apresentações powerpoint, listas de referências bibliográficas por tema da disciplina, presença com senha. Plataformas: e-disciplinas (https://edisciplinas.usp.br/); google meeting (https://meet.google.com/); Miro (https://miro.com/) ; Youtube (https://www.youtube.com/). Todos os links podem ser acessados pelo e-disciplinas. Número de semanas 10 e curso 100% virtual. Alunos e professor devem comparecer as aulas semanais teóricas (3h) e de exercício (1h) de maneira virtual e síncrona. Aula Teórica (3hs semanais). Contato via plataformas e-disciplinas e Google Meet. Exercícios (1h semanal). Contato via plataformas e-disciplinas e Google Meet. Entrega de exercícios somente via a plataforma e-disciplinas. Todas as aulas são planejadas contendo atividades ativas using flipped classroom (sala de aula invertida). Quatro formas que se complementam. Todos alunos com câmeras ligadas, distribuição de senhas para preenchimento pelo aluno na plataforma Moodle. Registros do Google Meet. Relatórios de Log na plataforma e-disciplinas. A ementa foi reescrita e contém um requisito específico sobre uso de câmeras, microfones e rede de internet. A matrícula dos estudantes somente será permitida se estes cumprirem este requisito. Confira a informação no campo observação da ementa: “É esperado que os alunos assistam, no mínimo, 70% de todas as aulas teóricas e de exercício semanais, sempre com a câmera ligada e microfones disponíveis (todo o período). Se um estudante perder mais de um terço da aula, ela será contabilizada como falta para a sessão completa.” e “Todos os estudantes devem ter à sua disposição um computador com recursos de câmera e áudio em funcionamento, e com desempenho suficiente para a interação com o docente e outros estudantes. Sistema de avaliação: Atividades recorrentes (25%). Inclui atividades realizadas durante os encontros síncronos e durante as horas de estudo, incluindo notas de participação em discussões. Seminários (20%). Preparação e apresentação de seminário sobre tema específico relacionado com o gerenciamento ágil de projetos. Monografia Final (55%). Monografia contendo estudo com aplicação de técnicas e métodos relacionados com o gerenciamento ágil de projetos, discutidos em sala. Confira o item anterior para o sistema de notas e critérios. As notas serão dadas para cada uma das atividades utilizando escalas de 1 a 10. A conversão final será realizada pelo e-disciplinas. A nota final de 1-10 de cada aluno será convertida em escalas A, B, C, D e Não aprovado, utilizando as notas dos alunos.

Additional class type information:

Este curso será 100% não presencial. As aulas teóricas e de exercício serão realizadas por meio de encontros virtuais e síncronos utilizando as plataformas virtuais da USP. É esperado que os alunos assistam, no mínimo, 70% de todas as aulas teóricas e de exercício semanais, sempre com a câmera ligada e microfones disponíveis (todo o período). Se um estudante perder mais de um terço da aula, ela será contabilizada como falta para a sessão completa. Todas as entregas como tarefas, textos e fichamentos produzidos, teste e avaliações devem ser submetidas pela plataforma e-disciplinas(http://e-disciplinas.usp.br/). Toda mensagem dirigida ao docente também deverá ser enviada, e permanecerá arquivada, na mesma plataforma. Sessões de supervisão individual ou dúvidas também serão realizadas completamente online. Aulas teóricas: 100% online e síncronas. Aulas regulares com apresentações do docente. Debates entre todos os participantes e docente acerca de tópicos previamente definidos pelos docente e subsidiados com textos previamente estudados. Aulas de exercício: 100% online e síncronas. Trabalho em grupo para solução de exercícios ou solução de estudos de caso. Análise crítica de textos em pares. Todo o material é organizado e está disponível na plataforma e-disciplinas. Os principais são: Artigos científicos, Notas de aula em apresentações powerpoint, atividades do tipo tarefa (moodle), atividades do tipo fórum (moodle), atividades de avaliação por pares – Moodle Workshop ou Laboratório Virtual (moodle), enquetes virtuais, avaliações virtuais na plataforma, textos produzidos pelo docente, notas de aula em apresentações powerpoint, listas de referências bibliográficas por tema da disciplina, presença com senha. Plataformas: e-disciplinas (https://edisciplinas.usp.br/); google meeting (https://meet.google.com/); Miro (https://miro.com/) ; Youtube (https://www.youtube.com/). Todos os links podem ser acessados pelo e-disciplinas. Número de semanas 10 e curso 100% virtual. Alunos e professor devem comparecer as aulas semanais teóricas (3h) e de exercício (1h) de maneira virtual e síncrona. Aula Teórica (3hs semanais). Contato via plataformas e-disciplinas e Google Meet. Exercícios (1h semanal). Contato via plataformas e-disciplinas e Google Meet. Entrega de exercícios somente via a plataforma e-disciplinas. Todas as aulas são planejadas contendo atividades ativas using flipped classroom (sala de aula invertida). Quatro formas que se complementam. Todos alunos com câmeras ligadas, distribuição de senhas para preenchimento pelo aluno na plataforma Moodle. Registros do Google Meet. Relatórios de Log na plataforma e-disciplinas. A ementa foi reescrita e contém um requisito específico sobre uso de câmeras, microfones e rede de internet. A matrícula dos estudantes somente será permitida se estes cumprirem este requisito. Confira a informação no campo observação da ementa: “É esperado que os alunos assistam, no mínimo, 70% de todas as aulas teóricas e de exercício semanais, sempre com a câmera ligada e microfones disponíveis (todo o período). Se um estudante perder mais de um terço da aula, ela será contabilizada como falta para a sessão completa.” e “Todos os estudantes devem ter à sua disposição um computador com recursos de câmera e áudio em funcionamento, e com desempenho suficiente para a interação com o docente e outros estudantes. Sistema de avaliação: Atividades recorrentes (25%). Inclui atividades realizadas durante os encontros síncronos e durante as horas de estudo, incluindo notas de participação em discussões. Seminários (20%). Preparação e apresentação de seminário sobre tema específico relacionado com o gerenciamento ágil de projetos. Monografia Final (55%). Monografia contendo estudo com aplicação de técnicas e métodos relacionados com o gerenciamento ágil de projetos, discutidos em sala. Confira o item anterior para o sistema de notas e critérios. As notas serão dadas para cada uma das atividades utilizando escalas de 1 a 10. A conversão final será realizada pelo e-disciplinas. A nota final de 1-10 de cada aluno será convertida em escalas A, B, C, D e Não aprovado, utilizando as notas dos alunos.