Área de Concentração: 18157
Concentration area: 18157
Criação: 07/07/2020
Creation: 07/07/2020
Ativação: 07/07/2020
Activation: 07/07/2020
Nr. de Créditos: 12
Credits: 12
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 0 | 8 | 15 semanas | 15 weeks | 180 horas | 180 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Edson Walmir Cazarini
Objetivos:
Justificativa:
Conteúdo:
Por meio do trabalho em equipe, utilizando o PBL e a metodologia da problematização, com foco no desenvolvimento do pensamento crítico, os alunos levantarão o estado da arte relacionado aos temas propostos pela disciplina: 1. A teoria dos sistemas complexos; 2. A empresa como sistema complexo; 3. Informação, conhecimento e inovação; 4. Organizações do conhecimento e sua estrutura organizacional; 5. Gestão do conhecimento e da Inovação; 6. A gestão do conhecimento como sistema complexo; 7. Aprendizagem organizacional;
Forma de Avaliação:
Bibliografia:
GUERRINI, Fábio Müller; ESCRIVÃO Filho, Edmundo; CAZARINI, Edson Walmir; PÁDUA, Silvia Inês Dallavalle de. Modelagem da Organização: uma visão integrada. Porto Alegre: Bookman, 2014. ISBN: 978-85-8260-105-1. TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ISBN: 85-336-1731-3. TURBAN, Efraim; McLEAN, Ephraim; WETHERBE, James. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. NY: John Wiley & Sons, 2004. FAYARD, Pierre. O inovador modelo japonês de gestão do conhecimento. Trad. Patrícia C. Ramos Reuillard. Porto Alegre: Bookman, 2010. ISBN: 978-85-7780-580-8. TORRES, José Júlio Martins. Teoria da Complexidade: uma nova visão de mundo para a estratégia. I Encontro Brasileiro de Estudos da Complexidade. Curitiba, 2005. DAY, George S.; SCHOEMAKER, Paul J. H.; GUNTHER, Robert E. – Gestão de Tecnologias Emergentes: a visão da Wharton School. Trad. Zaida Maldonado. Porto Alegre: Bookman, 2004, 391p. BUBENKO Jr., Janis; PERSSON, Anne; STIRNA, Janis. User guide of the knowledge management approach using enterprise knowledge Patterns. Stockholm, Sweden:IST, 2002. BUBENKO Jr., Janis; PERSSON, Anne; STIRNA, Janis. EKD User guide. Stockholm, Sweden:IST, 2002. ANGELONI, Maria Terezinha (Coord). Organizações do Conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. TESCAROLO, Ricardo. A Escola como Sistema Complexo: A ação, o poder e o sagrado. São Paulo: Escrituras Editora, 2004 (Coleção Ensaios Transversais). GUIMARÃES, Geraldo; RECHTMAN, Marcos; LIMA NETTO, Roberto. Nova Estrutura: reinventando sua empresa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. Artigos Diversos a serem selecionados nas bases internacionais disponíveis.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial