Disciplina Discipline SEP5843
Tópicos Avançados em Servitização

Advanced Topics on Servitization

Área de Concentração: 18156

Concentration area: 18156

Criação: 17/01/2022

Creation: 17/01/2022

Ativação: 03/02/2022

Activation: 03/02/2022

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
2 2 6 6 semanas 6 weeks 60 horas 60 hours

Docente Responsável:

Professor:

Henrique Rozenfeld

Objetivos:

Estudar os assuntos avançados sobre servitização para preparar os alunos para a realização de seus projetos de pesquisa nessa área de conhecimento. Realizar uma simulação de um projeto de servitização para experimentar algumas novas abordagens em servitização.

Objectives:

To study advanced subjects about servitization to prepare students to carry out their research projects in this area of knowledge. To conduct a simulation of a servitization project for experimenting with new approaches.

Justificativa:

Servitização é o processo de transformar uma empresa fornecedora de produto tradicionais em uma provedora de serviços com base no sistema produto-serviço (PSS). Essa é uma tendência mundial para oferecer mais valor para os clientes e ao mesmo tempo diminuir os impactos ambientais dos produtos, pois agora a propriedade passa para o provedor de serviços, que deseja que os produtos tenham um maior ciclo de vida. Os alunos terão contato com a bibliografia mais atual e na simulação poderão experimentar alguns métodos e ferramentas utilizados na servitização.

Rationale:

Servitization is the process of transforming a traditional product supplier company into a service provider based on the product-service system (PSS). This is a worldwide trend to provide more value to customers while reducing the environmental impacts of products. In addition, since the service provider keeps the ownership of the product, he intends to extend the product lifecycle. The students will study the updated literature, and in the simulation, they will be able to experiment with some servitization methods and tools.

Conteúdo:

Discussão dos conhecimentos básicos sobre servitização Estudo de diferentes aspectos da proposição de valor na servitização Modelos de processo para o design e operação de PSS Servitização e a economia circular Aplicação de gamificação no design de PSS Metodologias de servitização

Content:

Discussion of basic knowledge about servitization Study of different aspects of the servitization value proposition Process Models for PSS Design and Operation Servitization and the circular economy Applying Gamification into PSS Design Servitization methodologies

Forma de Avaliação:

Avaliação semanal da participação do aluno Avaliação do estudo bibliográfico e da apresentação teórica Avaliação de trabalho prático de simulação (projeto servitização) Prova final da disciplina sobre o conteúdo teórico

Type of Assessment:

Weekly assessment of student participation Evaluation of literature study and theoretical presentation Assessment of the practical simulation work (servitization project) Final exam on theory

Observação:

I. A porcentagem da disciplina que ocorrerá no sistema não presencial será de 100%

Notes/Remarks:

I. Non-presential percentage of classes 100% II. Details of the activities All classes are remotely held. Class 1 (2 hours): discussing basic knowledge 1 Class 2 (2 hours): leveling 2 – VosViewer presentation Class 3 (2 hours): bibliographic study presentation 1 Class 4 (2 hours): servitization project – start 1 Class 5 (2 hours): literature study presentation 2 Class 6 (2 hours): advanced concepts debate Class 7 (2 hours): development of the servitization project 2 Class 8 (2 hours): development of the servitization project 3 Class 9 (2 hours): development of the servitization project 4 Class 10 (2 hours): final presentation of the servitization project Class 11 (2 hours): project debate Class 12 (2 hours): final written test III. All classes are synchronous. There are already 6 hours of study per week outside classes. Students can access the MIRO system during study hours (at home) and complete project tasks. IV. Description of the type of material and/or content that will be made available to the student • https://flexmethod4innovation.com/ to access the theory of innovation, servitization, and PSS • https://flexmethod4innovation.com/home-ms/ to access the servitization methodology that will be used • e-discipline to access the bibliographical references V. Platforms • Google Meet for the classes • MIRO for the servitization project • Google drive, doc, spreadsheet, and presentation for information sharing and collective content making • https://flexmethod4innovation.com/ to access the theory of innovation, servitization, and PSS • https://flexmethod4innovation.com/home-ms/ to access the servitization methodology that will be used • Trello to simulate agile planning of the servitization project The servitization project will be carried out in the MIRO virtual environment (https://miro.com/ ). This environment supports the creation of boards (posters), in which students will progressively insert the results of the evolution of the servitization project. These results come from the application of servitization methods and tools that will be assigned. It's something you can't do in person. The student needs to access MIRO on the web. In the virtual environment, there is the possibility of duplicating boards with many post-its, which increases the speed of creating the deliverables of the servitization project. This cannot be done in a face-to-face environment. In addition, students from different locations can access the “posters” (in MIRO) synchronously with other students on the team during home study hours to complete practical work. VI. All classes are synchronous with the participation of the lecturer. VII. In addition to class time, the lecturer will set up a group on Whatsapp, and students will be able to post questions at any time. The lecturer will answer asap, including on weekends and holidays. VIII. The following didactic methodologies will be applied: Flipped classroom for students to study the theoretical content before classes, bring questions and form a repertoire for supporting the servitization project. Problem-based learning (PBL): the servitization project is a challenge that students have to develop. The lecturer will be an advisor in the resolution of the project, indicating approaches, methodologies, methods, and tools for servitization and innovation. Debates: The lecturer will moderate debates, in addition to active feedback on the project results. The students themselves will reflect on the learning experience, and the teacher will only direct the discussions and present "solutions" to the doubts. IX. The participation of the students will be controlled in all classes X. It is mandatory that students participate with the camera and audio turned on throughout the online class. XI. Detailing of learning assessment Weekly evaluation of student participation in the subject: evaluation of student participation in the proposed activities during class and based on the results of the work carried out during the study hours Evaluation of the bibliographic study and theoretical presentation: evaluation of the quality of the material, the presentation, and the student's responses to the lecturer's questions Assessment of practical simulation work (servitization project): based on project results within the MIRO environment The final exam of the subject on theoretical content: written test with consultation and synchronous monitoring by the lecturer, who will have access to the development of answers XII. The evaluation criteria: • Weekly assessment of student participation (25%) • Evaluation of literature study and theoretical presentation (25%) • Assessment of the practical simulation work (servitization project) (25%) • Final exam on theory (25%)

Bibliografia:

BAINES, T. S. et al. Servitization: Revisiting the State-of-the-art and Research Priorities. International Journal of Operations & Production Management, 37(2), 256–278, 2017. doi: 10.1108/IJOPM-06-2015-0312 BAINES, T. S. et al. State-of-the-art in product service-systems. In Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, 221(10), 1543–1552,2007. doi: 10.1243/09544054JEM858 BALDASSARRE, B. ET AL. Bridging sustainable business model innovation and user-driven innovation: A process for sustainable value proposition design. Journal of Cleaner Production, 147, 175–186. 2017. doi: 10.1016/j.jclepro.2017.01.081 BIGDELI, A. Z. ET AL. Organisational change towards servitization: a theoretical framework. Competitiveness Review: An International Business Journal, 27(1), 12–39, 2017. doi: 10.1108/CR-03-2015-0015 BOEHM, M.; THOMAS, O. Looking beyond the rim of one’s teacup: A multidisciplinary literature review of Product-Service Systems in Information Systems, Business Management, and Engineering & Design. Journal of Cleaner Production, v. 51, p. 245–250, 2013. CUSUMANO, M. A., KAHL, S. J., & SUAREZ, F. F. Services, industry evolution, and the competitive strategies of product firms. Strategic Management Journal, 36(4), 559–575, 2015. https://doi.org/10.1002/smj.2235 ECKERT, C. M. et al. On the integration of product and process models in engineering design. Design Science, v. 3, n. April, p. e3, 2017. GEBAUER, H., FLEISCH, E., & FRIEDLI, T. Overcoming the service paradox in manufacturing companies. European Management Journal, 23(1), 14–26, 2005. doi: 10.1016/j.emj.2004.12.006 GOEDKOOP, M. J. ET AL. Product Service systems, Ecological and Economic Basics. The Hague, NE: Ministry of Housing, Spatial Planning and the Environment Communications Directorate, 1999. IDRISSI, N. A.; BOUCHER, X.; MEDINI, K. Generic Conceptual Model to Support PSS Design Processes. Procedia CIRP, v. 64, p. 235–240, 2017. KAMMERL, D. et al. Model-Based Support for Product- Service System Planning. Proceedings Design 2016 - International Design Conference. Anais...Dubrovnik - Croatia: 2016 KOWALKOWSKI, C., GEBAUER, H., & OLIVA, R. Service growth in product firms: Past, present, and future. Industrial Marketing Management, 60, 82–88, 2017. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2016.10.015 MARTÍN-PEÑA, M. L.; PINILLOS, M. J. & REYES, L. E. The intellectual basis of servitization: A bibliometric analysis. Journal of Engineering and Technology Management, 43, 83–9, 2017.. doi: 10.1016/j.jengtecman.2017.01.005 MATHIEU, V. Product services: From a service supporting the product to a service supporting the client. Journal of Business and Industrial Marketing, 16(1), 39–53, 2001. https://doi.org/10.1108/08858620110364873 OLIVA, R., & KALLENBERG, R. Managing the transition from products to services. International Journal of Service Industry Management, 14(2), 160–172, 2003 https://doi.org/10.1108/09564230310474138 RABETINO, R. ET AL. Structuring servitization-related research. International Journal of Operations & Production Management, 38(2), 350–371,2018. doi: 10.1108/IJOPM-03-2017-0175 RABETINO, R., KOHTAMÄKI, M., BRAX, S. A., & SIHVONEN, J. The tribes in the field of servitization: Discovering latent streams across 30 years of research. Industrial Marketing Management, 95, 70–84, 2021. doi: 10.1016/j.indmarman.2021.04.005 SHI, V. G. et al. Using gamification to transform the adoption of servitization. Industrial Marketing Management, v. 63, p. 82–91, 2017. SMITH, L.; MAULL, R.; C.L. NG, I. Servitization and operations management: a service dominant-logic approach. International Journal of Operations & Production Management, 34(2), 242–269, 2014. doi: 0.1108/IJOPM-02-2011-0053 TUKKER, A. Product services for a resource-efficient and circular economy - A review. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 76–91, 2015. VALENCIA, A. et al. The design of smart product-service systems (PSSs): An exploration of design characteristics. International Journal of Design, v. 9, n. 1, p. 13–28, 2015. VANDERMERWE, S. & RADA, J. Servitization of Business: Adding Value by Adding Services. European Management Journal, 6(4), 314–324, 1988. VISNJIC, I., RINGOV, D., & ARTS, S. Which Service? How Industry Conditions Shape Firms’ Service-Type Choices. Journal of Product Innovation Management, 36(3), 381–407, 2019. https://doi.org/10.1111/jpim.12483 ZHANG, W.; BANERJI, S. Challenges of servitization: A systematic literature review. Industrial Marketing Management, v. 65, n. May, p. 217–227, 2017. WANG, W., LAI, K. H., & SHOU, Y. The impact of servitization on firm performance: a meta-analysis. International Journal of Operations and Production Management, 38(7), 1562–1588, 2018. https://doi.org/10.1108/IJOPM-04-2017-0204

Bibliography:

BAINES, T. S. et al. Servitization: Revisiting the State-of-the-art and Research Priorities. International Journal of Operations & Production Management, 37(2), 256–278, 2017. doi: 10.1108/IJOPM-06-2015-0312 BAINES, T. S. et al. State-of-the-art in product service-systems. In Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part B: Journal of Engineering Manufacture, 221(10), 1543–1552,2007. doi: 10.1243/09544054JEM858 BALDASSARRE, B. ET AL. Bridging sustainable business model innovation and user-driven innovation: A process for sustainable value proposition design. Journal of Cleaner Production, 147, 175–186. 2017. doi: 10.1016/j.jclepro.2017.01.081 BIGDELI, A. Z. ET AL. Organisational change towards servitization: a theoretical framework. Competitiveness Review: An International Business Journal, 27(1), 12–39, 2017. doi: 10.1108/CR-03-2015-0015 BOEHM, M.; THOMAS, O. Looking beyond the rim of one's teacup: A multidisciplinary literature review of Product-Service Systems in Information Systems, Business Management, and Engineering & Design. Journal of Cleaner Production, v. 51, p. 245–250, 2013. CUSUMANO, M. A., KAHL, S. J., & SUAREZ, F. F. Services, industry evolution, and the competitive strategies of product firms. Strategic Management Journal, 36(4), 559–575, 2015. https://doi.org/10.1002/smj.2235 ECKERT, C. M. et al. On the integration of product and process models in engineering design. Design Science, v. 3, n. April, p. e3, 2017. GEBAUER, H., FLEISCH, E., & FRIEDLI, T. Overcoming the service paradox in manufacturing companies. European Management Journal, 23(1), 14–26, 2005. doi: 10.1016/j.emj.2004.12.006 GOEDKOOP, M. J. ET AL. Product Service systems, Ecological and Economic Basics. The Hague, NE: Ministry of Housing, Spatial Planning and the Environment Communications Directorate, 1999. IDRISSI, N. A.; BOUCHER, X.; MEDINI, K. Generic Conceptual Model to Support PSS Design Processes. Procedia CIRP, v. 64, p. 235–240, 2017. KAMMERL, D. et al. Model-Based Support for Product- Service System Planning. Proceedings Design 2016 - International Design Conference. Anais...Dubrovnik - Croatia: 2016 KOWALKOWSKI, C., GEBAUER, H., & OLIVA, R. Service growth in product firms: Past, present, and future. Industrial Marketing Management, 60, 82–88, 2017. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2016.10.015 MARTÍN-PEÑA, M. L.; PINILLOS, M. J. & REYES, L. E. The intellectual basis of servitization: A bibliometric analysis. Journal of Engineering and Technology Management, 43, 83–9, 2017. doi: 10.1016/j.jengtecman.2017.01.005 MATHIEU, V. Product services: From a service supporting the product to a service supporting the client. Journal of Business and Industrial Marketing, 16(1), 39–53, 2001. https://doi.org/10.1108/08858620110364873 OLIVA, R., & KALLENBERG, R. Managing the transition from products to services. International Journal of Service Industry Management, 14(2), 160–172, 2003 https://doi.org/10.1108/09564230310474138 RABETINO, R. ET AL. Structuring servitization-related research. International Journal of Operations & Production Management, 38(2), 350–371,2018. doi: 10.1108/IJOPM-03-2017-0175 RABETINO, R., KOHTAMÄKI, M., BRAX, S. A., & SIHVONEN, J. The tribes in the field of servitization: Discovering latent streams across 30 years of research. Industrial Marketing Management, 95, 70–84, 2021. doi: 10.1016/j.indmarman.2021.04.005 SHI, V. G. et al. Using gamification to transform the adoption of servitization. Industrial Marketing Management, v. 63, p. 82–91, 2017. SMITH, L.; MAULL, R.; C.L. NG, I. Servitization and operations management: a service dominant-logic approach. International Journal of Operations & Production Management, 34(2), 242–269, 2014. doi: 0.1108/IJOPM-02-2011-0053 TUKKER, A. Product services for a resource-efficient and circular economy - A review. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 76–91, 2015. VALENCIA, A. et al. The design of smart product-service systems (PSSs): An exploration of design characteristics. International Journal of Design, v. 9, n. 1, p. 13–28, 2015. VANDERMERWE, S. & RADA, J. Servitization of Business: Adding Value by Adding Services. European Management Journal, 6(4), 314–324, 1988. VISNJIC, I., RINGOV, D., & ARTS, S. Which Service? How Industry Conditions Shape Firms' Service-Type Choices. Journal of Product Innovation Management, 36(3), 381–407, 2019. https://doi.org/10.1111/jpim.12483 ZHANG, W.; BANERJI, S. Challenges of servitization: A systematic literature review. Industrial Marketing Management, v. 65, n. May, p. 217–227, 2017. WANG, W., LAI, K. H., & SHOU, Y. The impact of servitization on firm performance: a meta-analysis. International Journal of Operations and Production Management, 38(7), 1562–1588, 2018. https://doi.org/10.1108/IJOPM-04-2017-0204

Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial

Informações adicionais do oferecimento da disciplina:

II. Detalhamento das atividades Todas a aulas serão realizadas remotamente. Aula 1 (2 horas): nivelamento 1 Aula 2 (2 horas): nivelamento 2 – apresentação VosViewer Aula 3 (2 horas): apresentação estudo bibliográfico 1 Aula 4 (2 horas): início do projeto de servitização 1 Aula 5 (2 horas): apresentação estudo bibliográfico 2 Aula 6 (2 horas): debate conceitos avançados Aula 7 (2 horas): realização do projeto de servitização 2 Aula 8 (2 horas): realização do projeto de servitização 3 Aula 9 (2 horas): realização do projeto de servitização 4 Aula 10 (2 horas): apresentação final do projeto de servitização Aula 11 (2 horas): debate sobre projeto Aula 12 (2 horas): prova escrita final III. Todas aulas online serão síncronas. Já estão previstas 6 horas de estudo semanais fora das aulas. Nessas horas de estudo, os alunos podem acessar o sistema MIRO e realizar tarefas do projeto. IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno • https://flexmethod4innovation.com/ para acessar a teoria de inovação, servitização e PSS • https://flexmethod4innovation.com/home-ms/ para acessar a metodologia de servitização que será utilizada • As referências bibliográficas, que os alunos deverão utilizar, estarão disponíveis no e-disciplina V. As plataformas que serão utilizadas • Google Meet para contato durante as aulas • MIRO para realização do projeto de servitização • Google drive, doc, planilha e apresentação para compartilhamento de informações e confecção coletiva de conteúdo • https://flexmethod4innovation.com/ para acessar nivelamento sobre servitização e inovação • https://flexmethod4innovation.com/home-ms/ para acessar a metodologia de servitização • Trello para simular o planejamento ágil do projeto de servitização O projeto de servitização será realizado no ambiente virtual MIRO (https://miro.com/). Este ambiente apoia a criação de boards (pôsteres), nos quais os alunos irão progressivamente inserindo os resultados da evolução do projeto de servitização. Esses resultados vêm da aplicação dos métodos e ferramentas de servitização que serão indicados. É algo que não se consegue fazer presencialmente. O aluno precisa acessar o MIRO na web. No ambiente virtual, existe a possibilidade de se duplicar boards com muitos post its, o que aumenta a velocidade de confecção das entregas do projeto de servitização. Isso não é possível de ser realizado em um ambiente presencial. Além disso, os alunos de localidades distintas podem acessar os “pôsteres” (no MIRO) de forma síncrona com outros alunos da equipe, durante as horas de estudo em casa para completarem o trabalho prático. VI.Todas aulas serão remotas com a presença síncrona do professor. VII. Além do horário de aula, o professor irá montar um grupo no Whatsapp e os alunos poderão postar perguntas a qualquer momento. O professor irá responder no primeiro momento livre, incluindo finais de semana e feriados. VIII. As seguintes metodologias didáticas serão utilizadas: • Flipped classroom (classe de aula invertida), para os alunos estudarem o conteúdo teórico antes da aula e trazerem dúvidas para a aula, além de formarem repertório para a realização do projeto de servitização. • Problem based learning (PBL): o projeto de servitização é um desafio, que os alunos terão de desenvolver. O professor será um orientador na resolução do projeto, indicando abordagens, metodologias, métodos e ferramentas de servitização e inovação para a execução dos projetos. • Debates: o professor irá moderar debates, além do feedback ativo sobre os resultados. Os próprios alunos irão refletir sobre o aprendizado e o professor irá somente direcionar as discussões e apresentar “soluções” para as dúvidas. IX. Será controlada a frequência e participação em todas as aulas. X. É obrigatório que os alunos participem com a câmera e o áudio ligados durante toda a aula online. XI. Detalhamento da avaliação da aprendizagem: • Avaliação semanal da participação do aluno na disciplina: avaliação da participação dos alunos nas atividades propostas durante a aula e com base nos resultados dos trabalhos realizados nas horas de estudo • Avaliação do estudo bibliográfico e da apresentação teórica: avaliação da qualidade do material, da apresentação e das respostas dos alunos aos questionamentos do professor • Avaliação de trabalho prático de simulação (projeto servitização): com base nos resultados do projeto dentro do ambiente MIRO • Prova final da disciplina sobre o conteúdo teórico: prova escrita com consulta e monitoramento síncrono do professor, que terá acesso ao desenvolvimento das respostas XII. Os critérios de avaliação: Avaliação semanal da participação do aluno na disciplina (25%) Avaliação do estudo bibliográfico e da apresentação teórica (25%) Avaliação de trabalho prático de simulação (projeto servitização) (25%) Prova final da disciplina sobre o conteúdo teórico (25%)

Additional class type information:

II. Detalhamento das atividades Todas a aulas serão realizadas remotamente. Aula 1 (2 horas): nivelamento 1 Aula 2 (2 horas): nivelamento 2 – apresentação VosViewer Aula 3 (2 horas): apresentação estudo bibliográfico 1 Aula 4 (2 horas): início do projeto de servitização 1 Aula 5 (2 horas): apresentação estudo bibliográfico 2 Aula 6 (2 horas): debate conceitos avançados Aula 7 (2 horas): realização do projeto de servitização 2 Aula 8 (2 horas): realização do projeto de servitização 3 Aula 9 (2 horas): realização do projeto de servitização 4 Aula 10 (2 horas): apresentação final do projeto de servitização Aula 11 (2 horas): debate sobre projeto Aula 12 (2 horas): prova escrita final III. Todas aulas online serão síncronas. Já estão previstas 6 horas de estudo semanais fora das aulas. Nessas horas de estudo, os alunos podem acessar o sistema MIRO e realizar tarefas do projeto. IV. Descrição do tipo de material e/ou conteúdo que será disponibilizado para o aluno • https://flexmethod4innovation.com/ para acessar a teoria de inovação, servitização e PSS • https://flexmethod4innovation.com/home-ms/ para acessar a metodologia de servitização que será utilizada • As referências bibliográficas, que os alunos deverão utilizar, estarão disponíveis no e-disciplina V. As plataformas que serão utilizadas • Google Meet para contato durante as aulas • MIRO para realização do projeto de servitização • Google drive, doc, planilha e apresentação para compartilhamento de informações e confecção coletiva de conteúdo • https://flexmethod4innovation.com/ para acessar nivelamento sobre servitização e inovação • https://flexmethod4innovation.com/home-ms/ para acessar a metodologia de servitização • Trello para simular o planejamento ágil do projeto de servitização O projeto de servitização será realizado no ambiente virtual MIRO (https://miro.com/). Este ambiente apoia a criação de boards (pôsteres), nos quais os alunos irão progressivamente inserindo os resultados da evolução do projeto de servitização. Esses resultados vêm da aplicação dos métodos e ferramentas de servitização que serão indicados. É algo que não se consegue fazer presencialmente. O aluno precisa acessar o MIRO na web. No ambiente virtual, existe a possibilidade de se duplicar boards com muitos post its, o que aumenta a velocidade de confecção das entregas do projeto de servitização. Isso não é possível de ser realizado em um ambiente presencial. Além disso, os alunos de localidades distintas podem acessar os “pôsteres” (no MIRO) de forma síncrona com outros alunos da equipe, durante as horas de estudo em casa para completarem o trabalho prático. VI.Todas aulas serão remotas com a presença síncrona do professor. VII. Além do horário de aula, o professor irá montar um grupo no Whatsapp e os alunos poderão postar perguntas a qualquer momento. O professor irá responder no primeiro momento livre, incluindo finais de semana e feriados. VIII. As seguintes metodologias didáticas serão utilizadas: • Flipped classroom (classe de aula invertida), para os alunos estudarem o conteúdo teórico antes da aula e trazerem dúvidas para a aula, além de formarem repertório para a realização do projeto de servitização. • Problem based learning (PBL): o projeto de servitização é um desafio, que os alunos terão de desenvolver. O professor será um orientador na resolução do projeto, indicando abordagens, metodologias, métodos e ferramentas de servitização e inovação para a execução dos projetos. • Debates: o professor irá moderar debates, além do feedback ativo sobre os resultados. Os próprios alunos irão refletir sobre o aprendizado e o professor irá somente direcionar as discussões e apresentar “soluções” para as dúvidas. IX. Será controlada a frequência e participação em todas as aulas. X. É obrigatório que os alunos participem com a câmera e o áudio ligados durante toda a aula online. XI. Detalhamento da avaliação da aprendizagem: • Avaliação semanal da participação do aluno na disciplina: avaliação da participação dos alunos nas atividades propostas durante a aula e com base nos resultados dos trabalhos realizados nas horas de estudo • Avaliação do estudo bibliográfico e da apresentação teórica: avaliação da qualidade do material, da apresentação e das respostas dos alunos aos questionamentos do professor • Avaliação de trabalho prático de simulação (projeto servitização): com base nos resultados do projeto dentro do ambiente MIRO • Prova final da disciplina sobre o conteúdo teórico: prova escrita com consulta e monitoramento síncrono do professor, que terá acesso ao desenvolvimento das respostas XII. Os critérios de avaliação: Avaliação semanal da participação do aluno na disciplina (25%) Avaliação do estudo bibliográfico e da apresentação teórica (25%) Avaliação de trabalho prático de simulação (projeto servitização) (25%) Prova final da disciplina sobre o conteúdo teórico (25%)