Disciplina Discipline TUR5009
Gestão Regional do Turismo

Regional Management of Tourism

Área de Concentração: 100140

Concentration area: 100140

Criação: 01/03/2019

Creation: 01/03/2019

Ativação: 12/03/2019

Activation: 12/03/2019

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Debora Cordeiro Braga

Edegar Luís Tomazzoni

Objetivos:

Analisar contextos turístico-geográficos regionais para diagnosticar problemas e identificar potencialidades e oportunidades de desenvolvimento do turismo regional. Estudar as dimensões, elementos e indicadores do turismo regional, em âmbitos nacional e global. Estimular a produção de conhecimentos sobre os desafios das realidades dos diversos segmentos do turismo regional. Desenvolver conhecimentos para a gestão de organizações privadas e públicas de turismo regional. Ampliar a visão crítica sobre a necessidade da gestão integrada do turismo regional. Contribuir para o desenvolvimento regional do turismo como campo organizacional e profissional no cenário da competitividade global.

Objectives:

Analyze regional tourism-geographic contexts to diagnose problems and identify potentialities and opportunities for the regional tourism development. To study the dimensions, elements and indicators of the regional tourism, at national and global levels. To stimulate the production of knowledge about the challenges of the realities of the various segments of the regional tourism. Develop knowledge for the management of the private and public regional tourism organizations. Expand the critical view on the need for the integrated regional tourism management. Contribute to the regional development of tourism as an organizational and professional field in the scenario of global competitiveness.

Justificativa:

Por mais que o planejamento e a gestão para o desenvolvimento do turismo restrinjam-se às atuações organizacionais públicas e privadas em âmbitos local e municipal, as implicações e impactos do setor constituem territórios difusos e abrangentes, cuja delimitação físico-espacial complexa demanda conhecimentos e métodos adequados de gestão. A interdependência sistêmica é inerente ao desenvolvimento em seus diversos campos e dimensões, entre os quais se destaca o turismo como atividade social, econômica, humanística e científica. Para o desenvolvimento do turismo, é fundamental conhecer as diferentes realidades e identificar as funções, responsabilidades e competências dos atores do seu processo sistêmico multidimensional, que constitui territórios, paisagens e espaços regionais. A visão regionalizada do turismo com base em fundamentações científicas é fundamental para a conquista do desenvolvimento socioeconômico, no sentido da inclusão social, do bem estar e da melhoria da qualidade de vida das comunidades regionais.

Rationale:

Although planning and management for tourism development are restricted to public and private organizational actions at local and municipal levels, the implications and impacts of the sector constitute diffuse and comprehensive territories, whose complex physic-spatial delimitation demands knowledge and consistent methods of management. Systemic interdependence is inherent to the development in its various fields and dimensions, among which tourism stands out as a social, economic, humanistic and scientific activity. For the development of tourism, it is fundamental to know the different realities and to identify the roles, responsibilities and competencies of the actors of its multidimensional systemic process, which constitutes territories, landscapes and regional spaces. The regionalized vision of tourism based on scientific foundations is fundamental to the achievement of socioeconomic development, towards social inclusion, well-being and the improvement of the quality of life of the regional communities.

Conteúdo:

1. Teorias do desenvolvimento socioeconômico aplicadas à gestão regional do turismo. 2. Contextualização territorial, espacial e regionalidade do turismo. 3. Cadeias produtivas, aglomerados, clusters e arranjos produtivos locais de turismo. 4. Indicadores de desempenho do turismo regional. 5. Dimensão econômica do turismo regional: externalidades, exportação, sustentabilidade. 6. Dimensão cultural do turismo regional: estética, autenticidade, animação. 7. Dimensão organizacional do turismo regional: empreendedorismo, inovação, cooperação, governança. 8. Estratégias de planejamento e de marketing aplicadas a estudos de segmentos como hotelaria, destinos, produtos, eventos e roteiros turísticos regionais. 9. Globalização e tendências do turismo regional no Mercosul. 10. Realidade socioeconômica brasileira e regionalização turística do Brasil.

Content:

1. Socioeconomic development theories applied to the regional tourism management. 2. Territorial, spatial and regional context of tourism. 3. Productive chains, clusters, clusters and local productive arrangements of tourism. 4. Performance indicators of the regional tourism. 5. Economic dimension of the regional tourism: externalities, export, sustainability. 6. Cultural dimension of the regional tourism: aesthetics, authenticity, animation. 7. Organizational dimension of the regional tourism: entrepreneurship, innovation, cooperation, governance. 8. Planning and marketing strategies applied to the studies of segments such as hotels, destinations, products, events and regional tourist itineraries. 9. Globalization and regional tourism trends in Mercosur. 10. Brazilian socioeconomic reality and tourism regionalization of Brazil.

Forma de Avaliação:

Participação e assiduidade nas aulas, seminários, trabalho escrito e redação de artigo científico.

Type of Assessment:

Participation and attendance in classes, seminars, essays and writing of a paper.

Observação:

Disciplina optativa para o programa de pós-graduação de Turismo.

Bibliografia:

BLANKE, J.; CHIESA, T. The travel & tourism competitiveness report 2009. WEF - WORLD ECONOMIC FORUM. Genebra, 2009. BUHALIS, D. Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management. Vol. 21, 2000, p. 97-116. CASTELLS, M. A sociedade em rede. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2015. COSTA, H. A.; SAWYER, D. R.; NASCIMENTO, E. P. do Monitoramento de APL de turismo no Brasil: o (não) lugar das dimensões da sustentabilidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 3, n. 3, p. 57-79, dez. 2009. CHIM-MIKI, A. F.; GÂNDARA, J. M. G.; MUÑOZ, D. R. M. O estado atual de pesquisas sobre competitividade turística no Brasil. Caderno Virtual de Turismo, v. 12, n. 2, p. 212-223, 2012. FRATUCCI, A. C. Refletindo Sobre a Gestão dos Espaços Turísticos: perspectivas para as redes regionais de turismo. Turismo em Análise, v. 20, n.3, dezembro 2009. GOMES, B; SILVA, V.; SANTOS, A. Políticas Públicas de Turismo: uma análise dos circuitos Turísticos de Minas Gerais sob a concepção de cluster. Turismo em Análise, v.19, n.2, agosto 2008. MAZANEC, J. A.; WOBER, K.; ZINS, A. H. Tourism destination competitiveness: from definition to explanation. Journal of Travel Research. Vol. 46, ago, 2007, p. 86-95. MERINERO-RODRÍGUEZ, R.; PULIDO-FERNANDEZ, J. I. Analysing relationships in tourism: A review. Tourism Management, 54, p. 122 – 135, 2016. NDIVO, R. M.; WAUDO, J.; WASAW, F. From national to regional tourism development focus in Kenya: examining the challenges and opportunities. Tourism Planning & Development. V. 13, 1, p. 1-12, 2013. OMERZEL, D. G.; MIHALIC, T. Destination competitiveness – applying different models, the case of Slovenia. Tourism Management. Vol. 29, 2008, p. 294-307. PARKER, Rachel. Networked governance or just networks? Local governance of the knowledge economy in Limerick (Ireland) and Karlskrona (Sweden). Political Studies, v. 55, n.1, p. 113-132, mar. 2007. SETTE, I. R. O índice de competividade do Ministério do Turismo no contexto das políticas públicas de turismo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Turismo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Universidade de São Paulo, 2018. SOHN, A. P; SILVESTRINI, C.; FIUZA, T. F.; LIMBERGER, P. F. Os elementos que caracterizam o cluster turístico em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 154-174, 2017. TOMAZZONI, E. L.; COSTA, J. S. Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n. 1, p.3-21, 2015. WILLIAMS, Allan; SHAW, Gareth. Internationalization and innovation in tourism. Annals of Tourism Research 38(1). 2011.p. 2751.

Bibliography:

BLANKE, J.; CHIESA, T. The travel & tourism competitiveness report 2009. WEF - WORLD ECONOMIC FORUM. Genebra, 2009. BUHALIS, D. Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management. Vol. 21, 2000, p. 97-116. CASTELLS, M. A sociedade em rede. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2015. COSTA, H. A.; SAWYER, D. R.; NASCIMENTO, E. P. do Monitoramento de APL de turismo no Brasil: o (não) lugar das dimensões da sustentabilidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 3, n. 3, p. 57-79, dez. 2009. CHIM-MIKI, A. F.; GÂNDARA, J. M. G.; MUÑOZ, D. R. M. O estado atual de pesquisas sobre competitividade turística no Brasil. Caderno Virtual de Turismo, v. 12, n. 2, p. 212-223, 2012. FRATUCCI, A. C. Refletindo Sobre a Gestão dos Espaços Turísticos: perspectivas para as redes regionais de turismo. Turismo em Análise, v. 20, n.3, dezembro 2009. GOMES, B; SILVA, V.; SANTOS, A. Políticas Públicas de Turismo: uma análise dos circuitos Turísticos de Minas Gerais sob a concepção de cluster. Turismo em Análise, v.19, n.2, agosto 2008. MAZANEC, J. A.; WOBER, K.; ZINS, A. H. Tourism destination competitiveness: from definition to explanation. Journal of Travel Research. Vol. 46, ago, 2007, p. 86-95. MERINERO-RODRÍGUEZ, R.; PULIDO-FERNANDEZ, J. I. Analysing relationships in tourism: A review. Tourism Management, 54, p. 122 – 135, 2016. NDIVO, R. M.; WAUDO, J.; WASAW, F. From national to regional tourism development focus in Kenya: examining the challenges and opportunities. Tourism Planning & Development. V. 13, 1, p. 1-12, 2013. OMERZEL, D. G.; MIHALIC, T. Destination competitiveness – applying different models, the case of Slovenia. Tourism Management. Vol. 29, 2008, p. 294-307. PARKER, Rachel. Networked governance or just networks? Local governance of the knowledge economy in Limerick (Ireland) and Karlskrona (Sweden). Political Studies, v. 55, n.1, p. 113-132, mar. 2007. SETTE, I. R. O índice de competividade do Ministério do Turismo no contexto das políticas públicas de turismo. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Turismo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Universidade de São Paulo, 2018. SOHN, A. P; SILVESTRINI, C.; FIUZA, T. F.; LIMBERGER, P. F. Os elementos que caracterizam o cluster turístico em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 154-174, 2017. TOMAZZONI, E. L.; COSTA, J. S. Ações estratégicas e visões dos atores do cluster de turismo da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n. 1, p.3-21, 2015. WILLIAMS, Allan; SHAW, Gareth. Internationalization and innovation in tourism. Annals of Tourism Research 38(1). 2011.p. 2751.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial