Área de Concentração: 100140
Concentration area: 100140
Criação: 01/03/2019
Creation: 01/03/2019
Ativação: 12/03/2019
Activation: 12/03/2019
Nr. de Créditos: 8
Credits: 8
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
4 | 2 | 4 | 12 semanas | 12 weeks | 120 horas | 120 hours |
Docente Responsável:
Professor:
Glauber Eduardo de Oliveira Santos
Objetivos:
Compreender o turismo sob a perspectiva econômica, permitindo tanto a análise dos efeitos de variações no cenário econômico e de estratégias públicas ou privadas sobre a organização e dinâmica dessa atividade, como também o exame dos impactos do turismo sobre a economia em geral.
Justificativa:
O turismo é um fenômeno com desdobramentos em diversas esferas da sociedade, dentre as quais se destaca a economia. Esta atividade responde por uma parcela significativa da geração de renda e emprego no Brasil e no mundo, constituindo-se em importante fonte de oportunidades e riscos. As relações entre turismo e economia são diversas. Em primeiro lugar, turismo é uma atividade econômica e, portanto, sua dinâmica está condicionada à lógica das atividades econômicas em geral. Sob essa perspectiva, é evidente a necessidade de o estudioso do turismo conhecer o funcionamento dos mercados, sendo capaz de compreender como o comportamento dos agentes econômicos determina a produção e o consumo dessa atividade. O turismo também é um elemento passivo da economia, sendo influenciado pelas condições do ambiente econômico. Neste sentido, é importante que se conheça o funcionamento do sistema econômico e seus efeitos sobre o mercado turístico. Por fim, turismo pode ser entendido como elemento ativo da economia, gerando impactos sobre a renda, o emprego e o bem-estar social de um país, região ou localidade. Assim, diante da dimensão da atividade turística, é preciso estudar as formas de avaliação e análise desses impactos a fim de favorecer a tomada de decisões nos âmbitos público e privado. A Economia do Turismo também traz aportes metodológicos relevantes associados especialmente aos métodos matemático-dedutivo e empírico-quantitativo. Desta forma, o estudo do turismo sob a ótica econômica é capaz de oferecer importantes contribuições para a compreensão desse fenômeno, favorecendo a elaboração de estratégias públicas e privadas mais eficientes.
Conteúdo:
Fundamentos microeconômicos da escolha do turista. Demanda turística agregada. Modelagem empírica da demanda turística. Oferta turística de serviços de agenciamento de viagens, hospedagem e transportes. Mercados de serviços e destinos turísticos. Política tributária e turismo. Turismo, externalidades e bens públicos. Análise de investimentos privados e públicos em turismo. Turismo e balanço de pagamentos. Conta Satélite do Turismo. Turismo e crescimento econômico. Análise dos impactos econômicos do turismo.
Forma de Avaliação:
Apresentação de seminários e trabalho escrito.
Observação:
Disciplina optativa do programa.
Bibliografia:
CANDELA, G.; FIGINI, P. The Economics of Tourism Destinations. Heidelberg: Springer, 2012. DWYER, L.; FORSYTH, P.; DWYER, W. Tourism Economics and Policy. Bristol: Channel View Publications, 2010. HANAFIAH, Mohd Hafiz; HEMDI, Mohamad Abdullah; AHMAD, Ismail. Tourism destination competitiveness: Towards a performance-based approach. Tourism Economics, v. 22, n. 3, p. 629-636, 2016. KIM, Namhyun; SONG, HakJun; PYUN, Ju Hyun. The relationship among tourism, poverty, and economic development in developing countries: A panel data regression analysis. Tourism Economics, v. 22, n. 6, p. 1174-1190, 2016. MORENO-IZQUIERDO, Luis; RAMÓN-RODRÍGUEZ, Ana B.; PERLES-RIBES, José Francisco. Pricing Strategies of the European Low-Cost Carriers Explained Using Porter's Five Forces Model. Tourism Economics, v. 22, n. 2, p. 293-310, 2016. SANTOS, G. E. D. O.; KADOTA, D. K. Economia do Turismo. São Paulo: Aleph, 2012. SONG, H.; WITT, S. F.; LI, G. The advanced econometrics of tourism demand: Routledge Advances in Tourism. New York: Routledge, 2009. STABLER, M.; PAPATHEODOROU, A.; SINCLAIR, M. T. The economics of tourism. 2 ed. Londres: Routledge, 2010. SETTE, I. R.; SANTOS, G. E. O.; UVINHA, R. R. Modelos de competitividade de destinos turísticos: evolução e críticas. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 11, n.1, p. 92-115, 2017. TISDELL, C. A. Handbook of Tourism Economics: analysis, new applications and case studies. Singapore: World Scientific, 2013. WEBSTER, Craig; IVANOV, Stanislav. Transforming competitiveness into economic benefits: Does tourism stimulate economic growth in more competitive destinations?. Tourism Management, v. 40, p. 137-140, 2014.
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial