Disciplina Discipline TUR5019
Métodos de Pesquisa em Turismo

Tourism Research Methods

Área de Concentração: 100140

Concentration area: 100140

Criação: 01/03/2019

Creation: 01/03/2019

Ativação: 31/01/2020

Activation: 31/01/2020

Nr. de Créditos: 8

Credits: 8

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 2 4 12 semanas 12 weeks 120 horas 120 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco

Glauber Eduardo de Oliveira Santos

Mariana Bueno de Andrade Matos

Objetivos:

Apresentar os principais métodos utilizados para a pesquisa acadêmica em Turismo.

Justificativa:

O turismo é um fenômeno social complexo que pode ser estudado a partir de inúmeras perspectivas. O desenvolvimento do conhecimento nesse campo pode se dar por meio de inúmeras perspectivas e métodos. O domínio desse amplo rol de alternativas é necessário para que o pesquisador possa planejar seu trabalho de maneira consistente e eficiente.

Conteúdo:

Paradigmas da pesquisa científica. Fundamentos da Pesquisa em Turismo. Abordagens qualitativa e quantitativa da pesquisa em Turismo. Métodos de pesquisa qualitativa: entrevista em profundidade, etnografia, observação participante, grupo focal, análise de conteúdo, análise do discurso, auditoria de imagens, teoria fundamentada. Métodos de levantamento quantitativos: questionários, observação direta, experimentação. Amostragem. Análise quantitativa: estatística descritiva, análise univariada, análise multivariada: correlação, análise de redes, análise fatorial, análise de variância, regressão e suas variações.

Forma de Avaliação:

Seminário, trabalho escrito, participação em sala de aula, assiduidade.

Bibliografia:

ALTINAY, Levent; PARASKEVAS, Alexandros; JANG, SooCheong Shawn. Planning research in hospitality and tourism. Routledge, 2015. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 12 ed. São Paulo: McGraw Hill, 2016. DUARTE, J.; BARROS, A., (Ed.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2009. DE HOLANDA, Luciana Araújo; WIDMER, Gloria Maria; LEAL, Sérgio. A produção científica em turismo no Brasil: re exões e proposições a partir de um estudo revisional. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos-ABET, v. 4, n. 1, p. 72-79, 2014. DWYER, L.; GILL, A.; SEETARAM, N. Handbook of Research Methods in Tourism: Quantitative and Qualitative Approaches. Edward Elgar, 2012. GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Penso Editora, 2016. HAIR, J. F., JR. et al. Multivariate data analysis. 7 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2010. KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 2006. MALHOTRA, N. K. Marketing Research: an applied orientation. 6 ed. Pearson, 2009. MARUJO, Noémi. A pesquisa em turismo: reflexões sobre as abordagens qualitativa e quantitativa. 2013. , POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2009. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017. SOKAL, A.; BRICMONT, J. Fashionable Nonsense. New York: Picador, 1998. VEAL, A. J. Metodologia da pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 2011.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial