Disciplina Discipline TUR5023
Introdução à Pós-Graduação em Turismo

Introduction to Postgraduate Studies in Tourism

Área de Concentração: 100140

Concentration area: 100140

Criação: 26/02/2024

Creation: 26/02/2024

Ativação: 26/02/2024

Activation: 26/02/2024

Nr. de Créditos: 2

Credits: 2

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
2 1 2 6 semanas 6 weeks 30 horas 30 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Luiz Gonzaga Godoi Trigo

Sidnei Raimundo

Glauber Eduardo de Oliveira Santos

Alexandre Panosso Netto

Otávio Bandeira de Lamônica Freire

Edmur Antonio Stoppa

Objetivos:

1. Analisar e problematizar o papel da pós-graduação e da pesquisa em turismo frente aos desafios da sociedade contemporânea. 2. Discutir o contexto e os desafios atuais do turismo no Brasil e no mundo. 3. Apresentar as principais áreas e temas da pesquisa em turismo, bem como as principais teorias da área. 4. Discutir as principais abordagens e métodos aplicados à geração do conhecimento em turismo. 5. Oferecer exemplos de pesquisas e trajetórias de pesquisadores em turismo.

Objectives:

1. To analyze and discuss the role of postgraduate studies and research in tourism in the face of the challenges of contemporary society. 2. To debate the current context and challenges of tourism in Brazil and worldwide. 3. To present the main areas and topics of tourism research, as well as the main tourism theories. 4. To discuss the main approaches and methods applied to tourism knowledge production. 5. To present examples of tourism research and researcher career.

Justificativa:

A disciplina será oferecida por meio de plataforma online e tem como público principal os interessados em ingressar como alunos regulares do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR) da EACH-USP, tanto no curso de mestrado quanto no doutorado. A disciplina terá foco em atender a demanda de alunos especiais que fazem uma primeira aproximação ao PPGTUR. A disciplina deverá contar com a participação de diferentes professores do Programa, bem como professores e profissionais convidados de renome nacional e internacional. A participação de convidados residentes em diferentes partes do mundo é facilitada pela natureza online da disciplina. Essa ação fará com que as aulas sejam de alto nível e tornem-se uma importante oportunidade para se discutir os caminhos, valores, missão e objetivos da pós-graduação em turismo no Brasil e no mundo.

Rationale:

The course will be online and oriented to those interested in joining as regular students of the Tourism Postgraduate Program of EACH-USP. The course will focus on the special students who make their first approach to PPGTUR. Special lectures of the course will be provided by different professors of the Program and from other national and international institutions. The participation of foreign invited lecturers is made possible by the online nature of the course. This action will ensure that the classes are of a high level and become an important opportunity to discuss the paths, values, mission, and objectives of tourism postgraduate studies in Brazil and worldwide.

Conteúdo:

- O Sistema Nacional de Pós-Graduação do Brasil, os principais centros de pós-graduação em turismo mundial e a pós-graduação em turismo no Brasil. - Os desafios da sociedade contemporânea e da pós-graduação em turismo relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. - O contexto mundial e brasileiro do turismo: desafios, oportunidades e cenários atuais e futuros. - Principais áreas e temas da pesquisa em turismo. - Teorias de turismo mais influentes. - Principais abordagens e métodos aplicados à geração do conhecimento em turismo.

Content:

- The National Postgraduate System in Brazil, the main postgraduate tourism centers in Brazil and worldwide. - The challenges of contemporary society and postgraduate studies in tourism related to the Sustainable Development Goals. - The world and Brazilian tourism context: challenges, opportunities, realities, and future scenarios. - Main areas and topics of tourism research. - Most influent tourism theories. - Main approaches and methods applied to tourism knowledge production.

Forma de Avaliação:

Em cada uma das seis aulas haverá uma lista de exercícios (1 ponto cada). Ao final da disciplina, os estudantes deverão entregar um projeto de pesquisa (4 pontos). A nota final é a soma das notas obtidas nas listas de exercícios e no projeto de pesquisa. A nota final (NF) será convertida em conceitos da seguinte forma: A se NF&#8805;8; B se 6&#8804;NF<8; C se 5&#8804;NF<6; R se NF<5.

Type of Assessment:

In each of the six classes there will be a list of exercises (1 point each). At the end of the course, students have to submit a research project (4 points). The final grade is the sum of the grades obtained in the exercise lists and in the research project. The final grade (FG) will be converted into concepts as follows: A if FG&#8805;8; B if 6&#8804; FG <8; C if 5&#8804; FG <6; R if FG<5.

Observação:

A disciplina será ofertada integralmente de forma não presencial (100%). As aulas serão síncronas a realizadas por meio de plataforma de videoconferência (Google Meet), com apoio do eDisciplinas. As aulas online serão expositivas e dialogadas. A bibliografia é composta por textos de acesso aberto ou disponíveis para download por meio do VPN da USP. A presença física dos estudantes nas dependências da universidade não será exigida em nenhum momento. A interação entre estudantes e professores ocorrerá durante as aulas. Os estudantes poderão entrar em contato com os professores também por email. A frequência nas aulas será controlada por inspeção da sala virtual. Os discentes deverão dispor de equipamento com câmera e microfone para interação com os docentes e demais estudantes. As avaliações serão realizadas de forma remota, com entrega de listas de exercícios e projeto de pesquisa por meio do eDisciplinas. Discentes que não dispuserem de equipamentos para acompanhar as aulas poderão fazer uso das salas pró-aluno da EACHUSP.

Notes/Remarks:

The course will be entirely online (100%). Classes will be synchronous via a video conferencing platform (Google Meet), with support from eDisciplinas. Online classes will be expository and dialogue-based. The bibliography is made up of texts that are open access or available for download through USP's VPN. The physical presence of students at the university will not be required at any time. Interaction between students and teachers will occur during classes. Student may also reach the teachers by email. Class attendance will be controlled by inspection of the virtual room. Students must use equipment with a camera and microphone to interact with teachers and other students. Assessments will be carried out remotely, with exercise lists and the research project delivered through eDisciplinas. Students who do not have equipment to attend classes can make use of the EACH-USP pró-aluno rooms.

Bibliografia:

BONALUME, C. R. O Paradigma da Intersetorialidade nas Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Licere, Belo Horizonte, v.14, n.1, p. 01-26, 2011. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.782 BRASIL. CAPES. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Brasília-DF. Capes, 2010. Vol. I e II. BRASIL. Ministério da Educação (MEC) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Diretoria de Avaliação (DAV). Documento de Área 27: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020 / Coordenação de Pessoal de Nível Superior. – Brasília, DF: CAPES, 2010. BRAUER, R.; DYMITROW, M.; TRIBE, J. The impact of tourism research. Annals of Tourism Research. v. 77, p. 64-79, 2019. https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.05.006 DOLNICAR, S. Brilliance is succint: embrace and respect the short communication. Annals of Tourism Research, v. 76, p. 290, 2019. https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.04.008 KIRILENKO, A. P., STEPCHENKOVA, S. Tourism research from its inception to present day: Subject area, geography, and gender distributions. PLOS ONE, v. 13, n. 11, p. e0206820, 2018. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0206820 KOCK, F., ASSAF, A. G., & TSIONAS, M. G. Developing Courageous Research Ideas. Journal of Travel Research, v. 59, n. 6, p. 1140-1146, 2020. https://doi.org/10.1177/0047287519900807 LOHMANN, G. et al. O Futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000- 2019. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 16, p. 2456, 2022. https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2456 McKKERCHER, B. What is the state of hospitality and tourism research - 2018? International Journal of Contemporary Hospitality Management, v. 30, n. 3, p. 1234-1244, 2018. https://doi.org/10.1108/IJCHM-12-2017-0809 OLIVEIRA, J. L. S.; PANOSSO NETTO, A.; SEVERINI, V. F. .Do overtourism à estagnação. Reflexões sobre a pandemia do Coronavírus e o turismo. Revista Cenário, v. 8, p. 26-43, 2020. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v8i14.32002 RAIMUNDO, Sidnei. Em busca do paraíso: inclusão social e redução de problemas ambientais nas práticas de lazer e turismo. Tese de livre docência- Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades-EACH-USP, 2017. SANTOS, G. E. de O. Cinco mitos sobre a pesquisa científica em turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 17, p. 2750, 2023. https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/2750 SILVEIRA, Carlos Eduardo; MEDAGLIA, Juliana; NAKATANI, Márcia Shizue Massukado. O mercado de trabalho dos egressos de cursos superiores em turismo: comparações dos dados de 2012 -2018. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 83-94. 2020. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1779 SO, Kevin Kam Fung; LI, Xiang; KIM, Hyunsu. A decade of customer engagement research in hospitality and tourism: A systematic review and research agenda. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 44, n. 2, p. 178-200, 2020. https://doi.org/10.1177/1096348019895562 STOPPA, E. A.; TRIGO, L. G. G; ISAYAMA, H. F. O lazer do brasileiro no período de férias: representações e concretizações das atividades turísticas. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v.17, n. 1, p, 138-154, 2017. http://dx.doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1139 TRIBE, John. The indiscipline of tourism. Annals of Tourism Research, 1997, 24(3): 638- 657. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(97)00020-0 TRIGO, L. G. G. Viagens e turismo: Dos cenários imaginados às realidades disruptivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 14, n 3, 2020. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.2107 TRUNFIO, Mariapina; CAMPANA, Salvatore. Drivers and emerging innovations in knowledge-based destinations: Towards a research agenda. Journal of Destination Marketing & Management, v. 14, p. 100370, 2019. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2019.100370 WILKE, Erick Pusck et al. Interorganizational cooperation in tourist destination: Building performance in the hotel industry. Tourism Management, v. 72, p. 340-351, 2019. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.12.015

Bibliography:

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Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial