Disciplina Discipline VCI5770
Preparação Pedagógica em Anatomia

Teaching Training in Anatomy

Área de Concentração: 10132

Concentration area: 10132

Criação: 12/09/2022

Creation: 12/09/2022

Ativação: 12/09/2022

Activation: 12/09/2022

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
4 3 3 6 semanas 6 weeks 60 horas 60 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Maria Angélica Miglino

José Roberto Kfoury Junior

Luciano de Morais Pinto

Lucas de Assis Ribeiro

Objetivos:

Instrumentalizar o aluno em algumas ferramentas de ensino da anatomia descritiva a) leitura e interpretação de textos clássicos b) interpretação de esquemas e roteiros c) planejamento e dimensionamento de conteúdos específicos

Objectives:

Instrumentalize the student in some teaching tools of descriptive anatomy a) reading and interpretation of classical texts b) interpretation of schemes and scripts c) planning and sizing of specific content

Justificativa:

Propiciar que o aluno matriculado no curso de pós-graduação em anatomia dos animais domésticos em nível de mestrado seja capaz de retransmitir os conhecimentos adquiridos

Rationale:

Provide the postgraduate masters students enrolled in on anatomy of domestic animals capability to share the acquired knowledge

Conteúdo:

a) Técnicas de interpretação textual e gestual b) Diretrizes Curriculares dos sistemas locomotor, nervoso, digestório, respiratório, endócrino, urogenital e circulatório. c) Determinação dos usuários e aplicabilidade dos conhecimentos d) Metodologias educacionais e) Meios e formas instrucionais f) Utilização de Sistemas corretivos g) Sistemas de disponibilização e recuperação de informações h) Mecanismos de avaliação do aprendizado dos sistemas locomotor, nervoso, circulatório, endócrino, respiratório, digestório e urogenital. i) Criação de sistemas educacionais alternativos relativos aos sistemas locomotor, nervoso e circulatório, endócrino, respiratório, digestório e urogenital. j) Educação não-formal k) Coleta e preparo de material didático PRÉ-REQUISITO -Possuir conhecimentos prévios de anatomia, especificamente sistema locomotor, sistema circulatório, sistema nervoso, sistema endócrino, sistema respiratório, digestório e urogenital. ESTRATÉGIA DE ENSINO a) aulas expositivas dialogadas b) discussão circular c) seminários d) simulação de aulas práticas para graduação e) simulação de aulas teóricas para graduação f) trabalhos em pequenos grupos g) leituras h) Discussão de conteúdos programáticos

Content:

a) Techniques of textual and gestural interpretation b) Curricular guidelines of the locomotor, nervous, circulatory, endocrine, respiratory, digestive and urogenital systems. c) Users determination and applicability of knowledge d) Educational methodologies e) Instructional means and forms f) Use of Corrective Systems g) information availability and retrieval systems h) Mechanisms for evaluating the learning of the locomotor, nervous, circulatory, endocrine, respiratory, digestive and urogenital systems. i) Creation of alternative educational systems related to locomotor, nervous and circulatory, endocrine, respiratory, digestive and urogenital systems. j) Non-formal education k) Collection and preparation of teaching materials PREREQUISITE -Have previous knowledge of anatomy, specifically locomotor system, circulatory system, nervous system, endocrine system, respiratory, digestive and urogenital system. TEACHING STRATEGIES a) dialogued exhibition classes b) circular discussion c) seminars d) simulation of practical classes for graduation e) simulation of theoretical classes for graduation f) small-group work g) readings h) Discussion of programmatic content

Forma de Avaliação:

Apresentação de seminário com nota (0-10) determinará o conceito final (A,B,C,R), considerando os respectivos intervalos: 10-9 (A); 8-7 (B); 6-5 (C); 4-0 (R).

Type of Assessment:

Presentation of a seminar (0-10) will determine the final concept (A,B, C,R), considering the respective intervals: 10-9 (A); 8-7 (B); 6-5 (C); 4-0 (R).

Observação:

Elenco das atividades dos alunos a) preparação de material; b) preparação de conteúdo; c) exposição do conteúdo; d) "up-to-date" da informação específica.

Notes/Remarks:

Students activities include: a) preparation of didactic material; b) preparation of anatomical contents; c) presentation of the prepared contents; d) up to date of pertinent specific information.

Bibliografia:

1. ABREU, M.C. de; MASSETO, M.T. O professor universitário em aula. 9 ed. São Paulo: MG Editores, 1990. 2. ANDREOLA, B. ª Dinâmica de grupo: jogo da vida e didática do futuro. 8 ED. Petrópolis: vozes, 1992. 3. CASTANHO, M.E.L.M. Os objetivos da educação. In: VEIGA, I.P.A. (Org) Repensando a didatica. Campinas: Papirus, 1992. p. 53-64. 4. CAUMO, T. O que os novos tempos exigem do professor no ensino universitário. Educação, v. 32, p. 97-116, 1997. 5. CUNHA, M.I.A . A Didática e a produção do conhecimento . Tecnologia Eduacional, v. 17, n. 82, p. 31-34, 1998. 6. DYCE, K. M., SACK, W. O.; WENSING, C. J. G.-Tratado de Anatomia Veterinária 2A ed. Guanabara-Koogan, 1997. 7. EVANS, H.E.; MILLER’S. Anatomy of the dog. W.b. 3. Ed. Saunders Company, Toronto, 1993. 8. GODOY, S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estado da arte. Didática, v. 30, p. 9-25, 1995. 9. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma pratica em construção da pré-escola a universidade. 16 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993 10. KOENIG, H.E.; LIEBICH, H.G. Anatomia dos Animais Domésticos, 1. ed., v. 1, Artmed, Porto Alegre, 2002. 11. KRASILCHICK, M. Prática de ensino de biologia. 3. ed. São Paulo: HARBRA, 1996. LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 12. LUDKE, M. A pesquisa na formação do educador. In: FAZENDA, I. C. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 111-120. 13. MARTINS, J. P. Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia, avaliação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1993 14. MASETTO, M. T. Didática e formação do professor de 3º grau. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 132-134, 1993. 15. MIRANDA, G. V. A. Produção e Reapropriação do saber no ensino superior. Cadernos CEDES, n. 22, 17-26, 1988. 16. Paul Parey, Berlim, 1981. PAOLI, N.O princípio da indissociabilidade do ensino e da pesquisa: elementos para uma discussão. Cadernos CEDES, n. 22, 27-52, 1988. 17. TURRA, C. M. G. Planejamento de ensino e avaliação. 11. Ed. Porto Alegre: Sagra, 1993. 18. VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 3. Ed. Campinas: Papirus, 1995. 19. MANGER, R.F.ª A formulação de objetivos de ensino: Tradução por Cosete Ramos e Débora Karan Galarza. 5 ed. Porta Alegre: Globo, 1983. Paul Parey, Berlim, 1981. 20. SANT’ANNA, I. M.; MENEGOLLA, M. Didática: aprender a ensinar. 4 ed. São Paulo: Loyola, 1995. 21. Suárez-Escudero, J. C., Posada-Jurado, M. C., Bedoya-Muñoz, L. J., Urbina-Sánchez, A. J., Ferreira-Morales, J. L., & Bohórquez-Gutiérrez, C. A. (2020). Teaching and learning anatomy. Pedagogical methods, history, the present and tendencies. Acta Medica Colombiana, 45(4), 48-55. 22. Hoopes, K., Colver, M., Thurston, T., Wadsworth-Anderson, E., Lewis, M., & Robl, N. (2019). Pedagogical Enhancements to Animal Anatomy and Physiology: Maintaining and Improving Student Academic Performance in the Discipline. NACTA Journal, 64. 23. Bains, M., & Kaliski, D. Z. (2020). An anatomy workshop for improving anatomy self-efficacy and competency when transitioning into a problem-based learning, Doctor of Physical Therapy program. Advances in Physiology Education, 44(1), 39-49. 24. Melovitz-Vasan, C., Huff, S., & Vasan, N. S. (2020). Teaching Anatomy: effective use of modified team-based learning strategy. In Teaching Anatomy (pp. 161-172). Springer, Cham. 25. Diaz, M. M., Ojukwu, K., Padilla, J., Steed, K., Schmalz, N., Tullis, A., ... & Wisco, J. J. (2019). Who is the Teacher and Who is the Student? The Dual Service-and Engaged-Learning Pedagogical Model of Anatomy Academy. Journal of Medical Education and Curricular Development, 6, 2382120519883271. 26. Laakkonen, J. (2021). Drawing in veterinary anatomy education: what do students use it for?. Anatomical sciences education, 14(6), 799-807.

Bibliography:

1. ABREU, M.C. de; MASSETO, M.T. O professor universitário em aula. 9 ed. São Paulo: MG Editores, 1990. 2. ANDREOLA, B. ª Dinâmica de grupo: jogo da vida e didática do futuro. 8 ED. Petrópolis: vozes, 1992. 3. CASTANHO, M.E.L.M. Os objetivos da educação. In: VEIGA, I.P.A. (Org) Repensando a didatica. Campinas: Papirus, 1992. p. 53-64. 4. CAUMO, T. O que os novos tempos exigem do professor no ensino universitário. Educação, v. 32, p. 97-116, 1997. 5. CUNHA, M.I.A . A Didática e a produção do conhecimento . Tecnologia Eduacional, v. 17, n. 82, p. 31-34, 1998. 6. DYCE, K. M., SACK, W. O.; WENSING, C. J. G.-Tratado de Anatomia Veterinária 2A ed. Guanabara-Koogan, 1997. 7. EVANS, H.E.; MILLER’S. Anatomy of the dog. W.b. 3. Ed. Saunders Company, Toronto, 1993. 8. GODOY, S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estado da arte. Didática, v. 30, p. 9-25, 1995. 9. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma pratica em construção da pré-escola a universidade. 16 ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993 10. KOENIG, H.E.; LIEBICH, H.G. Anatomia dos Animais Domésticos, 1. ed., v. 1, Artmed, Porto Alegre, 2002. 11. KRASILCHICK, M. Prática de ensino de biologia. 3. ed. São Paulo: HARBRA, 1996. LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 12. LUDKE, M. A pesquisa na formação do educador. In: FAZENDA, I. C. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 111-120. 13. MARTINS, J. P. Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia, avaliação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1993 14. MASETTO, M. T. Didática e formação do professor de 3º grau. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 132-134, 1993. 15. MIRANDA, G. V. A. Produção e Reapropriação do saber no ensino superior. Cadernos CEDES, n. 22, 17-26, 1988. 16. Paul Parey, Berlim, 1981. PAOLI, N.O princípio da indissociabilidade do ensino e da pesquisa: elementos para uma discussão. Cadernos CEDES, n. 22, 27-52, 1988. 17. TURRA, C. M. G. Planejamento de ensino e avaliação. 11. Ed. Porto Alegre: Sagra, 1993. 18. VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 3. Ed. Campinas: Papirus, 1995. 19. MANGER, R.F.ª A formulação de objetivos de ensino: Tradução por Cosete Ramos e Débora Karan Galarza. 5 ed. Porta Alegre: Globo, 1983. Paul Parey, Berlim, 1981. 20. SANT’ANNA, I. M.; MENEGOLLA, M. Didática: aprender a ensinar. 4 ed. São Paulo: Loyola, 1995. 21. Suárez-Escudero, J. C., Posada-Jurado, M. C., Bedoya-Muñoz, L. J., Urbina-Sánchez, A. J., Ferreira-Morales, J. L., & Bohórquez-Gutiérrez, C. A. (2020). Teaching and learning anatomy. Pedagogical methods, history, the present and tendencies. Acta Medica Colombiana, 45(4), 48-55. 22. Hoopes, K., Colver, M., Thurston, T., Wadsworth-Anderson, E., Lewis, M., & Robl, N. (2019). Pedagogical Enhancements to Animal Anatomy and Physiology: Maintaining and Improving Student Academic Performance in the Discipline. NACTA Journal, 64. 23. Bains, M., & Kaliski, D. Z. (2020). An anatomy workshop for improving anatomy self-efficacy and competency when transitioning into a problem-based learning, Doctor of Physical Therapy program. Advances in Physiology Education, 44(1), 39-49. 24. Melovitz-Vasan, C., Huff, S., & Vasan, N. S. (2020). Teaching Anatomy: effective use of modified team-based learning strategy. In Teaching Anatomy (pp. 161-172). Springer, Cham. 25. Diaz, M. M., Ojukwu, K., Padilla, J., Steed, K., Schmalz, N., Tullis, A., ... & Wisco, J. J. (2019). Who is the Teacher and Who is the Student? The Dual Service-and Engaged-Learning Pedagogical Model of Anatomy Academy. Journal of Medical Education and Curricular Development, 6, 2382120519883271. 26. Laakkonen, J. (2021). Drawing in veterinary anatomy education: what do students use it for?. Anatomical sciences education, 14(6), 799-807.

Idiomas ministrados:

Português

Languages taught:

Portuguese

Tipo de oferecimento da disciplina:

Presencial

Class type:

Presencial