Disciplina Discipline VCI5798
Tópicos Avançados da Integração da Pós-Graduação com a Graduação: Práticas para o Ensino da Anatomia Veterinária I

Área de Concentração: 10132

Concentration area: 10132

Criação: 13/10/2016

Creation: 13/10/2016

Ativação: 14/10/2016

Activation: 14/10/2016

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
0 6 4 6 semanas 6 weeks 60 horas 60 hours

Docente Responsável:

Professor:

Antônio Chaves de Assís Neto

Objetivos:

A disciplina aborda de forma crítica e reflexiva os aspectos fundamentais do corpo dos animais domésticos, considerando as variações entre as espécies domésticas, de modo a preparar o aluno para a atividade didática prática no ensino da anatomia veterinária. As competências e habilidades exercitadas serão a preparação de peças anatômicas, a manutenção e a organização do laboratório de anatomia, elaboração de metodologias alternativas e inovadoras no ensino da anatomia veterinária para a graduação e para a pós-graduação. OBJETIVOS GERAIS: Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de compreender, interpretar os conceitos, conformações e funções inerentes ao aparelho locomotor, tegumento comum e seus anexos, aparelho circulatório e sistema nervoso, para o ensino descritivo, bem como, a preparação, fixação e conservação de cadáveres inteiros para o ensino aplicado da anatomia dos animais domésticos. Conhecer as técnicas aplicadas de investigação em morfologia e ser capaz de correlacioná-las à prática do ensino da anatomia veterinária. Formular e discutir ideias para o ensino prático na anatomia, propor diferentes métodos de exposição das estruturas e preparo de peças anatômicas para o ensino. OBJETIVOS ESPECIFICOS: Em sua conclusão, o aluno deverá estar apto a desenvolver e executar atividades práticas de ensino da anatomia animal, que contempla preparação de peças anatômicas relacionadas ao cadáver inteiro, aparelhos locomotor e circulatório, tegumento comum e seus anexos e sistema nervoso. Além da busca por ferramentas de ensino inovadoras e boas práticas de uso, manutenção e conservação de peças e do laboratório didático com a finalidade de aplicação em sala de aula.

Justificativa:

Para o ensino em anatomia descritiva e aplicada é fundamental que o docente domine tanto conteúdos teóricos como práticos. O uso de peças anatômicas oriundas de cadáveres constitui a principal ferramenta para o aprendizado prático desta ciência. Para maximizar o aprendizado anatômico é fundamental que o aluno se depare com peças dissecadas em bom estado que represente com fidelidade as partes do corpo animal, portanto é fundamental que o docente reconheça e saiba executar as etapas de preparo do material, sua conservação e exposição.

Conteúdo:

•Introdução ao Estudo da Anatomia. •Planos e eixos de construção do corpo dos vertebrados. •Nomenclatura anatômica. •Aquisição, preparo, fixação e conservação de cadáveres para o ensino da anatomia aplicada. •Dissecção e preparo de peças para o ensino do Aparelho Locomotor (ossos, articulações e músculos). •Dissecção e preparo de peças para o ensino da Anatomia de Superfície, pele e anexos. •Dissecção e preparo de peças para o ensino do Aparelho Circulatório. •Dissecção e preparo de peças para o ensino do Sistema nervoso.

Forma de Avaliação:

Avaliação somativa através de seminário, cujos pontos a serem analisados serão apresentação da peça anatômica preparada, elaboração do roteiro de aula prática e

Observação:

Disciplina exclusivamente prática, através da preparação e manutenção de cadáveres inteiros e peças anatômicas além da elaboração de roteiros de aulas práticas. Sob a tutoria docente, metodologias ativas serão empregadas, onde aluno deverá realizar atividades práticas de dissecção anatômica, para desenvolver habilidades na preparação de peças a serem utilizadas no ensino da anatomia veterinária.

Bibliografia:

DONE, S. H., GOODY, P. C.; EVANS, S. A.; STICKLAND, N. C. Atlas colorido de Anatomia Veterinária do cão e gato. 3 ed. Ed Elsevier Science, Rio de Janeiro, 2010. 527p. DYCE, K. M.; SACK, W. O. e WENSING, C. J. G. Tratado de Anatomia Veterinária. 4.ed. Ed. Elsevier Science, Rio de Janeiro, 2010.834p. BRUNI, A. C.; ZIMMERL, V. Anatomia degli animali domestici. Milano: Francesco Vallardi, 1977. vol.1 e 2. KÖNIG, H. E. e LIEBICH, H. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido. 4.ed. Ed. Artmed. Porto Alegre, 2011. 788p. BUDRAS, KLAUS-DIETER; MCCARTHY, PATRICK H. Anatomia do cão. 5 ed. Ed. Manole. 2012. 228p. GETTY, R.; SISSON & GROSSMAN. Anatomia dos Animais Domésticos. 5 ed. Rio de Janeiro, Interamericana. Vol. I e II, 1986. MILLER, M.E.; EVANS, H.E.; CHRISTENSEN. G.C. Anatomy of the dog. Elsevier Saunders, Missouri, 4.ed., 2013. NICKEL, R.; SCHUMMER, A SEIFERLE, E. The Anatomy of domestic animals. Verlag Paul Parey, Berlim, 1981 NOMINA ANATOMICA VETERINARIA N.A.V., 5ª Ed., Rev.2012. Homepage: <http://www.wava-amav.org/Downloads/nav_2012.pdf> POPESKO, P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. 5.ed. São Paulo: Manole, 2012. SCHALLER, O. Nomenclatura anatómica veterinária ilustrada. Ed. Acribia, S.A.Zaragoza, 1992.