Área de Concentração: 10132
Concentration area: 10132
Criação: 13/09/2022
Creation: 13/09/2022
Ativação: 13/09/2022
Activation: 13/09/2022
Nr. de Créditos: 4
Credits: 4
Carga Horária:
Workload:
Teórica (por semana) |
Theory (weekly) |
Prática (por semana) |
Practice (weekly) |
Estudos (por semana) |
Study (weekly) |
Duração | Duration | Total | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
0 | 6 | 4 | 6 semanas | 6 weeks | 60 horas | 60 hours |
Docentes Responsáveis:
Professors:
Maria Angélica Miglino
José Roberto Kfoury Junior
Luciano de Morais Pinto
Taís Harumi de Castro Sasahara
Lucas de Assis Ribeiro
Objetivos:
A disciplina aborda de forma crítica e reflexiva os aspectos fundamentais do corpo dos animais domésticos, considerando as variações entre as espécies domésticas, de modo a preparar o aluno para a atividade didática prática no ensino da anatomia veterinária. As competências e habilidades exercitadas serão a preparação de peças anatômicas, a manutenção e a organização do laboratório de anatomia, elaboração de metodologias alternativas e inovadoras no ensino da anatomia veterinária para a graduação e para a pós-graduação. OBJETIVOS GERAIS: Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de compreender, interpretar os conceitos, conformações e funções inerentes ao aparelho locomotor, tegumento comum e seus anexos, aparelho circulatório e sistema nervoso, para o ensino descritivo, bem como, a preparação, fixação e conservação de cadáveres inteiros para o ensino aplicado da anatomia dos animais domésticos. Conhecer as técnicas aplicadas de investigação em morfologia e ser capaz de correlacioná-las à prática do ensino da anatomia veterinária. Formular e discutir ideias para o ensino prático na anatomia, propor diferentes métodos de exposição das estruturas e preparo de peças anatômicas para o ensino. OBJETIVOS ESPECIFICOS: Em sua conclusão, o aluno deverá estar apto a desenvolver e executar atividades práticas de ensino da anatomia animal, que contempla preparação de peças anatômicas relacionadas ao cadáver inteiro, aparelhos locomotor e circulatório, tegumento comum e seus anexos e sistema nervoso. Além da busca por ferramentas de ensino inovadoras e boas práticas de uso, manutenção e conservação de peças e do laboratório didático com a finalidade de aplicação em sala de aula.
Objectives:
The discipline addresses in a critical and reflexive way the fundamental aspects of the body of domestic animals, considering the variations between domestic species, in order to prepare the student for practical didactic activity in the teaching of veterinary anatomy. The skills and skills exercised will be the preparation of anatomical parts, the maintenance and organization of the anatomy laboratory, elaboration of alternative and innovative methodologies in the teaching of veterinary anatomy for undergraduate and graduate studies. GENERAL OBJECTIVES: At the end of the course the student should be able to understand, interpret the concepts, conformations and functions inherent to the locomotor system, common integument and its attachments, circulatory system and nervous system, for descriptive teaching, as well as the preparation, fixation and conservation of entire cadavers for the applied teaching of the anatomy of domestic animals.To know the applied techniques of research in morphology and be able to correlate them to the practice of veterinary anatomy teaching. Formulate and discuss ideas for practical teaching in anatomy, propose different methods of exposure of structures and preparation of anatomical parts for teaching. SPECIFIC OBJECTIVES: In its conclusion, the student should be able to develop and perform practical activities of teaching animal anatomy, which includes preparation of anatomical parts related to the entire cadaver, locomotor and circulatory devices, common integument and its attachments and nervous system. In addition to the search for innovative teaching tools and good practices of use, maintenance and conservation of parts and the didactic laboratory for the purpose of application in the classroom.
Justificativa:
Para o ensino em anatomia descritiva e aplicada é fundamental que o docente domine tanto conteúdos teóricos como práticos. O uso de peças anatômicas oriundas de cadáveres constitui a principal ferramenta para o aprendizado prático desta ciência. Para maximizar o aprendizado anatômico é fundamental que o aluno se depare com peças dissecadas em bom estado que represente com fidelidade as partes do corpo animal, portanto é fundamental que o docente reconheça e saiba executar as etapas de preparo do material, sua conservação e exposição.
Rationale:
For teaching in descriptive and applied anatomy, it is essential that the teacher master both theoretical and practical contents. The use of anatomical parts from cadavers is the main tool for the practical learning of this science. To maximize anatomical learning, it is essential that the student is dismayed with dissected pieces in good condition that faithfully represents the parts of the animal body, so it is essential that the teacher recognizes and knows how to perform the stages of preparation of the material, its conservation and exposure.
Conteúdo:
•Introdução ao Estudo da Anatomia. •Planos e eixos de construção do corpo dos vertebrados. •Nomenclatura anatômica. •Aquisição, preparo, fixação e conservação de cadáveres para o ensino da anatomia aplicada. •Dissecção e preparo de peças para o ensino do Aparelho Locomotor (ossos, articulações e músculos). •Dissecção e preparo de peças para o ensino da Anatomia de Superfície, pele e anexos. •Dissecção e preparo de peças para o ensino do Aparelho Circulatório. •Dissecção e preparo de peças para o ensino do Sistema nervoso.
Content:
•Introduction to the Study of Anatomy. •Planes and axes of construction of the body of vertebrates. •Anatomical nomenclature. •Acquisition, preparation, fixation and conservation of cadavers for the teaching of applied anatomy. •Dissection and preparation of parts for the teaching of the Locomotor Apparatus (bones, joints and muscles). •Dissection and preparation of parts for the teaching of Surface Anatomy, skin and attachments. •Dissection and preparation of parts for the teaching of the Circulatory System. •Dissection and preparation of parts for the teaching of the nervous system.
Forma de Avaliação:
Serão realizadas duas avaliações , considerando as peças anatômicas dissecadas e apresentadas (1ª nota) e os seminários e relatórios apresentados (2ª nota), ambas com nota (0-10), cuja média aritmética simples determinará o conceito final (A,B,C,R), considerando os respectivos intervalos: 10-9 (A); 8-7 (B); 6-5 (C); 4-0 (R).
Type of Assessment:
Two evaluations will be carried out, considering the anatomical pieces dissecting and presented (1st grade) and the seminars and reports presented (2nd grade), both with a score (0-10), whose simple arithmetic mean will determine the final concept (A,B,C,R), considering the respective intervals: 10-9 (A); 8-7 (B); 6-5 (C); 4-0 (R).
Bibliografia:
DONE, S. H., GOODY, P. C.; EVANS, S. A.; STICKLAND, N. C. Atlas colorido de Anatomia Veterinária do cão e gato. 3 ed. Ed Elsevier Science, Rio de Janeiro, 2010. 527p. DYCE, K. M.; SACK, W. O. e WENSING, C. J. G. Tratado de Anatomia Veterinária. 4.ed. Ed. Elsevier Science, Rio de Janeiro, 2010.834p. BRUNI, A. C.; ZIMMERL, V. Anatomia degli animali domestici. Milano: Francesco Vallardi, 1977. vol.1 e 2. KÖNIG, H. E. e LIEBICH, H. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido. 4.ed. Ed. Artmed. Porto Alegre, 2011. 788p. BUDRAS, KLAUS-DIETER; MCCARTHY, PATRICK H. Anatomia do cão. 5 ed. Ed. Manole. 2012. 228p. GETTY, R.; SISSON & GROSSMAN. Anatomia dos Animais Domésticos. 5 ed. Rio de Janeiro, Interamericana. Vol. I e II, 1986. MILLER, M.E.; EVANS, H.E.; CHRISTENSEN. G.C. Anatomy of the dog. Elsevier Saunders, Missouri, 4.ed., 2013. NICKEL, R.; SCHUMMER, A SEIFERLE, E. The Anatomy of domestic animals. Verlag Paul Parey, Berlim, 1981 NOMINA ANATOMICA VETERINARIA N.A.V., 5ª Ed., Rev.2012. Homepage: <http://www.wava-amav.org/Downloads/nav_2012.pdf> POPESKO, P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. 5.ed. São Paulo: Manole, 2012. SCHALLER, O. Nomenclatura anatómica veterinária ilustrada. Ed. Acribia, S.A.Zaragoza, 1992.
Bibliography:
DONE, S. H., GOODY, P. C.; EVANS, S. A.; STICKLAND, N. C. Atlas colorido de Anatomia Veterinária do cão e gato. 3 ed. Ed Elsevier Science, Rio de Janeiro, 2010. 527p. DYCE, K. M.; SACK, W. O. e WENSING, C. J. G. Tratado de Anatomia Veterinária. 4.ed. Ed. Elsevier Science, Rio de Janeiro, 2010.834p. BRUNI, A. C.; ZIMMERL, V. Anatomia degli animali domestici. Milano: Francesco Vallardi, 1977. vol.1 e 2. KÖNIG, H. E. e LIEBICH, H. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido. 4.ed. Ed. Artmed. Porto Alegre, 2011. 788p. BUDRAS, KLAUS-DIETER; MCCARTHY, PATRICK H. Anatomia do cão. 5 ed. Ed. Manole. 2012. 228p. GETTY, R.; SISSON & GROSSMAN. Anatomia dos Animais Domésticos. 5 ed. Rio de Janeiro, Interamericana. Vol. I e II, 1986. MILLER, M.E.; EVANS, H.E.; CHRISTENSEN. G.C. Anatomy of the dog. Elsevier Saunders, Missouri, 4.ed., 2013. NICKEL, R.; SCHUMMER, A SEIFERLE, E. The Anatomy of domestic animals. Verlag Paul Parey, Berlim, 1981 NOMINA ANATOMICA VETERINARIA N.A.V., 5ª Ed., Rev.2012. Homepage: <http://www.wava-amav.org/Downloads/nav_2012.pdf> POPESKO, P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. 5.ed. São Paulo: Manole, 2012. SCHALLER, O. Nomenclatura anatómica veterinária ilustrada. Ed. Acribia, S.A.Zaragoza, 1992.
Idiomas ministrados:
Languages taught:
Tipo de oferecimento da disciplina:
Presencial
Class type:
Presencial