Disciplina Discipline VPS5717
Preparação Pedagógica

Pedagogical Preparation

Área de Concentração: 10134

Concentration area: 10134

Criação: 23/11/2022

Creation: 23/11/2022

Ativação: 23/11/2022

Activation: 23/11/2022

Nr. de Créditos: 4

Credits: 4

Carga Horária:

Workload:

Teórica

(por semana)

Theory

(weekly)

Prática

(por semana)

Practice

(weekly)

Estudos

(por semana)

Study

(weekly)

Duração Duration Total Total
14 3 3 3 semanas 3 weeks 60 horas 60 hours

Docentes Responsáveis:

Professors:

Fabio Gregori

Marcos Veiga dos Santos

Objetivos:

Esta disciplina tem por objetivo oferecer competências em ensino, fundamentação pedagógica e pensamento crítico em educação superior.

Objectives:

This discipline aims to offer competences in teaching, pedagogical background and critical thinking in higher education.

Justificativa:

Fundamentos pedagógicos para o planejamento de disciplinas, envolvendo didática, metodologias e recursos de ensino de ensino e avaliação, são essenciais para a capacitação docente no ensino superior, sendo esta uma das missões dos programas de pós-graduação.

Rationale:

Pedagogical foundations for the planning of disciplines, involving didactics, teaching methodologies and resources, and evaluation are essential for teacher training in higher education, which is one of the missions of graduate programs.

Conteúdo:

a) Reflexões sobre ensino-aprendizagem b) Desenvolvimento de competências éticas e atitudinais c) Didática e correntes pedagógicas d) Planejamento curricular: modelo de apresentação de Plano de Ensino de Disciplina, Plano de Aula e Projeto Político Pedagógico e) Metodologias de ensino, com ênfase nas ativas. f) Recursos de ensino g) Avaliação Discente e de disciplina

Content:

a) Reflections on teaching-learning. b) Development of ethical and attitudinal competences. c) Didactics and pedagogical currents. d) Curriculum planning: model of presentation of the teaching plan of a discipline, Lesson Plan and Political-pedagogic Project e) Teaching methodologies, with emphasis on the active ones. f) Teaching resources i) Student and course Evaluation.

Forma de Avaliação:

Baseada na: A) Elaboração e apresentação de um seminário em grupo dentro do tema "educação superior", sendo atribuída nota variando de 0 a 10. B) Realização de uma atividade escrita individual (texto versando sobre aspectos da educação superior), sendo atribuída nota variando de 0 a 10. Média Final=(nota A+nota B)/2 - 8.0 a 10.0, então conceito A – Excelente, com direito a crédito; - 6.0 a 7.9, então conceito B – Bom, com direito a crédito; - 5.0 a 5.9, então conceito C – Regular, com direito a crédito; - 0.0 a 4,9, então conceito R – Reprovado, sem direito a crédito.

Type of Assessment:

Based on: A) Preparation and presentation of a group seminar within the theme "higher education", and a score ranging from 0 to 10 will be given. B) Completion of an individual written activity (text on aspects of higher education), and a score ranging from 0 to 10 will be given. Final Average = (grade A+grade B)/2 - 8.0 a 10.0 then concept A - Excellent, with right to credit; - 6.0 a 7.9 then concept B - Good, with right to credit; - 5.0 a 5.9 then concept C - Regular, with right to credit; - 0.0 a 4.9 then concept R - Fail, not eligible for credit.

Observação:

A disciplina será: a) Ministrada em português. b) 100% no formato não presencial (online) síncrono. c) Não há necessidade do aluno comparecer presencialmente na Universidade, a menos que queira ou precise utilizar computadores e conexão de rede disponível na sua unidade USP ou rede Eduroam. d) Disponibilizaremos aos alunos na plataforma E-disciplinas USP: Plano de ensino, slides das aulas, links para bibliografia e materiais complementares (vídeos, sites, recursos digitais, etc). e) As aulas serão ministradas ao vivo, utilizando plataforma Google Meet. Caso haja indisponibilidade desta, adotaremos como alternativas as plataformas gratuitas ConferênciaWeb (https://conferenciaweb.rnp.br/) ou Jitsi (https://jitsi.org/). f) Como as aulas serão todas ao vivo, utilizando metodologias e recursos que valorem a participação e diálogo, os alunos terão interação direta com os docentes da disciplina e com demais alunos através de vídeo, voz, ou chat presente na plataforma Google Meet. Para interação em horário extra classe, na plataforma E-disciplinas haverá painéis Padlet (https://padlet.com) para interação assíncrona entre os alunos e docentes e para a organização de seminários. O docente responsável disponibilizará seu email @usp para quaisquer comunicações que os alunos necessitem fazer. Todas as aulas e o respectivo link serão confirmados com antecedência. O docente responsável enviará email a todos os alunos matriculados com avisos cronograma de aulas/plano de ensino) e acesso a plataforma E-disciplinas USP antes do início da disciplina (aproximadamente 1 a 2 semanas de antecedência). g) A frequência será aferida em todas as aulas, ao vivo ou através da listagem (log) de acesso a plataforma Google Meet. h) Idealmente sugere-se que os alunos utilizem câmeras e microfone ao longo de todas as aulas, porém fica a critério dos mesmos a sua utilização. i) A avaliação será totalmente remota contemplará a apresentação ao vivo de um seminário feito em grupo pelos alunos e, individualmente, através do envio de um texto versando sobre educação superior. O docente se reserva no direito de uso de softwares de detecção de plágio em caso de suspeição.

Notes/Remarks:

The discipline will be: a) Held in Portuguese. b) 100% synchronous online format. c) There is no need for students to be present at the University, unless they wish or need to use computers and network connections available at their USP unit or the Eduroam network. d) We will make available to the students on the E-disciplinas USP platform: Teaching plan, class slides, links to the bibliography and complementary materials (videos, websites, digital resources, etc). e) Classes will be held live, using the Google Meet platform. If this is not available, we will use the free platform ConferênciaWeb (https://conferenciaweb.rnp.br/) or Jitsi (https://jitsi.org/) as alternatives. f) As all classes will be live, using methodologies and resources that allows participation and dialog. Students will have direct interaction with the teachers of the course and with other students via video, voice, or chat on the Google Meet platform. For interaction out-of-class, the E-disciplines platform will have Padlet panels (https://padlet.com) for asynchronous interaction between students and professors, and for the organization of seminars. The lecturer in charge will make his @usp email available for any communication students may need to make. All classes and the respective link will be confirmed in advance. The professor will send an email to all enrolled students with notices of the class schedule/teaching plan and access to the E-disciplinas USP platform before the beginning of the course (approximately 1 to 2 weeks in advance). g) Attendance will be checked in all classes, live or through the Google Meet platform access log. h) Ideally, we suggest that students use cameras and microphones during all the classes, but it is up to them to use them. i) The evaluation will be totally remote and will include the live presentation of a seminar made in group by the students and, individually, through the sending of a text about higher education. The teacher reserves the right to use plagiarism detection software in case of suspicion.

Bibliografia:

ALMEIDA, M.I. Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012. ANATASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 7ed. Joinville:UNIVILLE, 2007. BOLLELA, V.R.; SENGER, M.H.; TOURINHO, F.S.V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), v.47, n.3, p.293-300, 2014. CATANI, D.B.; GALLEGO, R.C. Avaliação. São Paulo: Editora Unesp, 2010. FERRAZ, A.P.C.M.; BELHOT, R.V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção [online], v.17, n.2, p. 421-431, 2010. JEREZ, J.A. Preparação pedagógica aplicada à medicina veterinária. Jaboticabal: FUNEP, 2006. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

Bibliography:

ALMEIDA, M.I. Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012. ANATASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 7ed. Joinville:UNIVILLE, 2007. BOLLELA, V.R.; SENGER, M.H.; TOURINHO, F.S.V.; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), v.47, n.3, p.293-300, 2014. CATANI, D.B.; GALLEGO, R.C. Avaliação. São Paulo: Editora Unesp, 2010. FERRAZ, A.P.C.M.; BELHOT, R.V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção [online], v.17, n.2, p. 421-431, 2010. JEREZ, J.A. Preparação pedagógica aplicada à medicina veterinária. Jaboticabal: FUNEP, 2006. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

Tipo de oferecimento da disciplina:

Não-Presencial

Class type:

Não-Presencial

Informações adicionais do oferecimento da disciplina:

Disciplina 100% no formato não-presencial (online) de forma síncrona.

Additional class type information:

Disciplina 100% no formato não-presencial (online) de forma síncrona.