Resumo do Plano de Trabalho : |
Os estágios estão relacionados a Projetos de Trabalho elaborados pelos professores responsáveis pelas disciplinas de estágio (1ºSemestre SMA0370 e SLC0612, SMA0367 e 2ºSemestre SMA0367, SMA0371 e SLC0613) e os coordenadores dos Cursos que visam, além da integração entre os conteúdos teóricos e as atividades de estágio, promover a reflexão dos licenciandos sobre os diversos aspectos e caraterísticas do trabalho docente e da escola contemporânea, oferecendo-lhes a oportunidade de ampliar e utilizar as habilidades e os conhecimentos adquiridos no curso para, a partir de uma postura investigativa e problematizadora, responder às necessidades e aos desafios da realidade escolar no cenário atual.
A proposta de estágio desenvolvida contempla a pesquisa pelos licenciandos em documentos oficiais curriculares e de formação de professores, livros didáticos e pesquisas para elaboração da vivência na escola, desenvolvimento de atividades de familiarização com o ambiente escolar, participação de reuniões (de gestão e pedagógicas), acompanhamento e apoio em diversas atividades realizadas da prática escolar referente ao ensino e aprendizagem dos alunos (intervenções em salas de aula das escolas-campo), acompanhamento do ensino e aplicação de regências em uma classe supervisionada por um professor responsável, em horário regular, e atividades complementares ao trabalho em sala de aula realizadas por meio de projetos desenvolvidos junto aos alunos no contra turno, com acompanhamento e supervisão do professor da escola e do docente da universidade. O monitor-bolsista acompanhará e auxiliará em todas as atividades relacionadas aos estágios supervisionados, contribuindo para o estreitamento da relação universidade escola. O bolsita educador auxiliará em praticamente todas essas atividades e contribuirá para o enriquecimento da formação dos licenciandos. |
Justificativa: |
A solicitação é de dois bolsistas e este número justifica-se pela diversidade de escolas que recebem nossos licenciandos e pelas dificuldades geradas por se tratar de apoio a um curso diurno (licenciatura em matemática) e outro noturno (licenciatura em ciências exatas com habilitação em matemática), fazendo com que o monitor-bolsista tenha de participar de atividades em horários muito variados que se conciliem com os de estágios e as reuniões de orientação. O monitor bolsista também acompanha parte das aulas na universidade nas quais são apresentadas e discutidas as regências e outras atividades a serem desenvolvidas junto às escolas e sobre os materiais a serem usados, apoiando o professor com a separação, manipulação e organização dos mesmos, que podem ter maior diversificação com esse apoio. Tais atividades favorecem uma relação mais profícua entre universidade e escola. Além disso, sendo concedido dois bolsista seria possível auxílio em projetos relacionados à formação de professores, seria muito importante um apoio nesta direção também, pois temos projetos relevantes em andamento, ex. o de residência pedagógica em vigor, além de outro do edital de consórcio que estaremos densenvolvendo em parceria com FFCLRP/USP, cuja proposta e conhecimentos de acolhimento e de desenvolvimento de estratégias de adaptação e competências socioemocionais em alunos para graduação poderiam ser transpostos em ações integradas as disciplinas de estágio e ao ambiente escolar visando transpor principais conhecimentos nesta direção aos alunos da educação básica. |