FAQ - Matrícula Interativa

1. O que é sistema Júpiter?
É o sistema de registro acadêmico dos alunos de graduação da USP.

2. Não sou aluno de graduação da USP, posso ter login e senha para acessá-lo?
Login e senha são apenas para alunos de graduação da universidade, mas você poderá acessar o calendário e as disciplinas.

3. O que é período da primeira interação?
É o período em que todos os alunos de graduação da USP devem se matricular nas disciplinas.

4. Sou aluno recém ingresso na USP, preciso acessar todos os dias o sistema Júpiter?
É de extrema importância que o aluno tenha conhecimento sobre a sua vida acadêmica. Portanto, fique atento às interações de matrícula, definição do requerimento de uma disciplina, notas e documentos em geral.

5. Sou aluno de graduação da USP e perdi a primeira interação, como devo proceder?
Você deve aguardar a segunda interação de matrícula, entretanto, poderá não haver mais vagas em alguma disciplina que queira. Você deve ficar atento ao Calendário da sua unidade.

6. Quero montar minha grade horária. Como eu faço?
Você deve selecionar as disciplinas que estarão disponíveis no sistema Júpiter e lembre-se que não poderá ocorrer conflito de horários no momento da escolha.

7. O que é "período de matrícula ideal (PM)"?
O Período de Matrícula Ideal (PM) é o seu indicador de progressão na Estrutura Curricular do Curso, ou seja: o PM mostra a sua evolução no curso de acordo com o número de créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas já cursadas da grade curricular, levando em consideração o número de créditos ideais a serem acumulados em cada período. Você deve consultar seu PM no sistema Júpiter.

8. O que é "período ideal de uma disciplina (PD)"?
É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.

9. Estou no "semestre ideal". Tenho prioridade na consolidação das disciplinas?
Se o seu período de matrícula ideal é igual ao período ideal de uma disciplina (PD), você terá prioridade na consolidação das disciplinas.

10. Estou no semestre ideal. Terei que acessar o Júpiter mais de uma vez para garantir minha matrícula?
Sua inscrição estará pré-garantida quando as disciplinas obrigatórias e/ou eletivas escolhidas estiverem com o status de "Reservada" (IR). Isso pode acontecer logo na 1ª consolidação, na 2ª ou demais consolidações, dependendo do número de inscritos. Contudo, a inscrição só será aceita de fato depois da efetivação da matrícula.

11. Não estou no "semestre ideal". Quantas vezes devo acessar o Júpiter Web para garantir minha matrícula?
Depende de quão distantes de seu período de matrícula ideal estão os períodos ideais das disciplinas que você deseja cursar. Se você está num período de matrícula ideal diferente do período ideal de uma disciplina, poderá permanecer com Inscrição em Lista de Espera até a última consolidação, dependendo da prioridade de matrícula que você possui.

12. Como devo definir as prioridades para Disciplinas Optativas e Extracurriculares?
Você deve definir as prioridades colocando-as n a ordem em que deseja cursar as disciplinas. Por exemplo: entre as disciplinas A e B, tenho preferência pela disciplina A. Logo, colocarei a prioridade 1 para a disciplina A, e prioridade 2 para a disciplina B.

13. O que significa "IR"?
"IR" significa "Inscrição Reservada", ou seja, sua classificação está dentro do número de vagas oferecidas na turma.

14. O que significa "IL"?
"IL" significa "Inscrição em Lista de Espera". Significa que sua inscrição será processada somente em consolidação de matrícula posterior, ainda que existam vagas na turma, pois seu período de matrícula ideal é diferente do período ideal da disciplina.

15. O que significa "IT"?
"IT" é "Inscrição em Turma Lotada", ou seja, você se inscreveu em uma turma que outros alunos já preencheram a totalidade das vagas oferecidas. A seleção de alunos é feita de acordo com prioridade e classificação.

16. Posso antecipar uma disciplina?
Você pode antecipar uma disciplina, mas a sua prioridade será posterior a dos alunos com semestre ideal ou "atrasados" (que deveriam ter cursado a disciplina antes); sendo assim, eles serão alocados antes.

17. Posso alterar minha matrícula?
Você pode alterar sua matrícula quantas vezes desejar durante os períodos de interação. Entretanto, caso obtenha Inscrição Reservada para determinada disciplina/turma e essa disciplina for alterada, você perderá automaticamente a reserva, concorrendo para as vagas existentes novamente na interação seguinte.

18. Posso desistir de uma reserva já obtida?
Pode desistir desde que você remova a inscrição ou altere a turma desejada para a disciplina (sujeitando-se, assim, a uma nova seleção na consolidação seguinte). Devido à dinâmica do processo, o fato existir vaga na turma no momento de sua consulta não garante a você a reserva na disciplina, pois outros alunos poderão fazer a mesma tentativa.

19. Consegui reserva em uma disciplina que estou devendo. Poderei perdê-la se, em outra interação, um aluno com PD = PM inscrever-se?
A reserva é sua, mas você a perderá se excluir a disciplina. Se não houver aumento de vagas ou alguma desistência, o aluno com período ideal de uma disciplina igual ao período de matrícula ideal receberá indicativo de turma lotada.

20. Uma reserva garante a matrícula?
A reserva é considerada uma pré-matrícula. Você estará devidamente matriculado somente quando, após a efetivação de matrícula, as disciplinas passarem à situação MA (matriculado).

21. Quem faz a efetivação de matrícula?
Depois da última consolidação (prevista no calendário), o Serviço de Graduação efetiva as matrículas e identifica eventuais conflitos de horário ou falta de requisitos. Quando a disciplina passa a MA, você está matriculado. Se houver pendência (conflitos de horário ou falta de requisitos), a disciplina ficará P (pendente) e o aluno deverá procurar o Serviço de Graduação para regularizar sua matrícula, pois correrá o risco de perder a reserva.

22. Estou matriculado no requisito de uma disciplina e ainda não sei o resultado da recuperação. Como proceder?
Você deve se inscrever no requisito de uma disciplina considerando a sua aprovação na disciplina anterior. Sua inscrição permanecerá pendente até que o cadastro da nota final do requisito seja efetuado. Caso você seja reprovado no requisito, a inscrição será removida. Se for aprovado, a matrícula será efetivada.

23. O que é disciplina com requisito?
Disciplina com requisito é aquela em que você deve conseguir aprovação para obter o direito de matrícula em outra ou outras disciplinas.

24. Posso escolher disciplinas eletivas / livres além das que pretendo cursar?
Ao efetuar a matrícula, você poderá selecionar e priorizar mais disciplinas eletivas/livres do que deseja cursar, mas informará, também, o número de disciplinas que de fato poderá cursar e a prioridade de escolha.

25. Qual o critério para seleção de alunos em disciplinas optativas livres?
A seleção em disciplinas optativas livres é feita de acordo com a Resolução CoG 5237/05 (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/arquivos/Aproveitamento.pdf).

26. O que é uma disciplina "preterida"?
O termo "preterida" aparecerá quando você tiver o número de disciplina optativas que deseja cursar atendido. Neste momento, as demais disciplinas optativas apontadas na matrícula serão dadas como preteridas em função da reserva de disciplinas optativas indicadas  com prioridade maior por você.

27. O que é Requerimento de matrícula?
O Requerimento de matrícula é um cadastro realizado no sistema Júpiter em que se pode solicitar uma matrícula disciplina com turma lotada, em disciplinas que não foram oferecidas para você, em disciplinas optativas com vagas remanescentes, em disciplinas que exigem requisito ainda não cumprido, entre outros casos. Porém, lembramos que este requerimento é passível de análise dos docentes responsáveis pelas disciplinas.

28. Não consegui me matricular em uma disciplina por meio das interações, ainda é possível me matricular?
Você pode cadastrar um requerimento de matrícula através do sistema Júpiter Web solicitando sua matrícula na disciplina desejada, mas sua matrícula dependerá da análise dos docentes.

29. O que acontece se eu incluir duas disciplinas no mesmo horário?
Se o sistema acusar conflito de horário entre disciplinas obrigatórias, você terá de excluir uma delas para poder salvar sua matrícula. Se forem disciplinas optativas, após a efetivação de matrículas as disciplinas permanecerão pendentes e você deverá se dirigir ao Serviço de Graduação para regularizar sua matrícula. Caso contrário, poderá perder as reservas.

30. O que acontece se eu incluir uma disciplina sem ter cumprido o requisito?
A disciplina não será sugerida para matrícula.

31. Estou cursando Bacharelado e Licenciatura. Qual será o meu PM?
Seu período ideal será calculado como PM (para o Bacharelado) e o PML (para Licenciatura).

 


Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP