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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0694 - Literatura, Cultura e Educação: Hermenêutica e Processos Formativos

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Propiciar aos educandos condições para a análise e compreensão da literatura, sua dimensão cultural e potencial educativo, na perspectiva da hermenêutica simbólica.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Marcos Ferreira dos Santos
Rogério de Almeida
 
Programa Resumido
Estudar a relação entre literatura, cultura e educação, especificamente em seus aspectos formativos, por meio de análise de obras literárias, compreendidas como bens simbólicos que são criados, transmitidos, apropriados e interpretados pela cultura.
 
Programa
• Literatura e as formas simbólicas: diálogos com o mito, a filosofia e a ciência.
• Cultura como processo simbólico: criação, transmissão, apropriação e interpretação.
• Hermenêutica e processos formativos.
• A leitura da palavra escrita como continuidade da leitura de mundo.
• O direito à ficção e as funções da literatura e do mito.
• A literatura no contexto da Lei 11.645 (ensino da cultura afro-brasileira e indígena)
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas expositivas, leituras, exercícios interpretativos.
 
      Critério
      Avaliação contínua por meio de trabalhos escritos e outras atividades.
 
      Norma de Recuperação
      Avaliação ou trabalho complementar, de acordo com o calendário da Universidade.
 
Bibliografia
ALMEIDA, Rogério de. O Criador de Mitos: imaginário e educação em Fernando Pessoa. São Paulo: Educ, 2011.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1985.
___________. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Editora 34, 1999.
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1997.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem In: Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2002.
____________. Na Sala de Aula. Caderno de Análise Literária. São Paulo: Ática, 1985.
____________ O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem: Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2006.
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. São Paulo, Cultrix, EDUSP, 1988.
_____________. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
FERREIRA SANTOS, Marcos. Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica e educação em Euskadi. São Paulo, Zouk, 2004.
FÉTIZON, Beatriz. Sombra e Luz: O Tempo Habitado. São Paulo, Zouk, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1989.
JAUSS, H.R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo, Ática, 1994.
MONTAIGNE, Michel de. Da educação das crianças. In: Ensaios (Coleção Os Pensadores). São Paulo, Abril Cultural, 1972.
MORIN, Edgar. Homo sapiens demens. in: Paradigma perdido: a natureza humana. Publicações Europa-América, 1973.
RICOEUR, Paul. A função hermenêutica do distanciamento. In: Interpretação e ideologias. São Paulo, Francisco Alves, 1988.
ROSSET, Clemént. A ilusão e seu duplo. in: O real e seu duplo. RJ, José Olympio, 2008.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro, Difel, 2009.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

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