Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: LOM3011 - Ensaios de Materiais A

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Descrever os ensaios mecânicos para a determinação de propriedades de resistência e tenacidade dos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos. Descrever as principais técnicas experimentais e numéricas envolvidas. Habilitar os alunos a realizarem análises dos resultados dos ensaios mecânicos e sua aplicabilidade. Descrever também os principais ensaios não-destrutivos para detecção de defeitos em materiais e componentes.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Carlos Antonio Reis Pereira Baptista
Cassius Olivio Figueiredo Terra Ruchert
Maria Ismenia Sodero Toledo Faria
Sérgio Schneider
 
Programa Resumido
Introdução aos Ensaios de Materiais, Medidas de Dureza, Ensaio de Tração, Ensaio de Compressão, Ensaios de Torção, Dobramento e Flexão, Ensaios de Fadiga: Curvas S/N, Fadiga de Baixo Ciclo e Propagação da Trinca por Fadiga, Ensaio de Fluência, Ensaios para determinação da Tenacidade à Fratura, Análise Fractográfica
 
Programa
1-Introdução aos ensaios de materiais. Ensaios destrutivos e não destrutivos. Ensaios de materiais e ensaios de componentes ou estruturas. Aplicabilidade prática: dados para projeto, desenvolvimento e controle de qualidade. Normas para os ensaios de materiais.2-Medidas de Dureza. Conceitos, tipos de ensaio. Ensaio de dureza por penetração: principais escalas e equipamentos. Ensaio de microdureza. Dureza ao choque.3-O ensaio de tração. Parâmetros de ensaio. Propriedades obtidas no ensaio. Curvas tensão-deformação de engenharia e real. Técnicas experimentais e de tratamento dos dados. Cálculo das propriedades mecânicas do material.4-Ensaio de Compressão. Técnica experimental e tipos de amostras. Compressão de materiais dúcteis e frágeis.5-Ensaios de torção, dobramento e flexão. Determinação do módulo de elasticidade transversal. Ensaio de dobramento guiado e semi-guiado. Teste de aderência. Ensaios de flexão a 3 e 4 pontos: determinação do módulo de ruptura e módulo de Young. Materiais e amostras a serem ensaiadas. Principais fatores que determinam a ocorrência de erros no ensaio de flexão. 6-Ensaio de Impacto. Fatores que concorrem para a fratura frágil dos materiais. A transição dúctil-frágil. Técnicas de ensaio Charpy e Izod. Parâmetros medidos no ensaio e sua avaliação.7-Ensaio de Fadiga. Conceito de fadiga de material. Aspectos metalúrgicos e mecânicos. Estágios da fadiga dos metais e ligas. Técnicas de ensaio de fadiga de alto-ciclo e baixo-ciclo. Análise dos resultados. Propagação da trinca por fadiga. Critérios de projeto Fail Safe e Safe Life. Efeito de algumas variáveis no comportamento em fadiga. Tratamento numérico de resultados de fadiga.8-Ensaio de Fluência. Conceito de fluência. Aspectos metalúrgicos. Curvas deformação versus tempo. Taxa de fluência. Técnicas experimentais no ensaio de fluência.9-Ensaios não destrutivos. Inspeção visual, líquidos penetrantes, teste de vazamento com Leaq detector, métodos magnéticos, Raios X. Ensaios de ultra-som e emissão acústica. 10-Ensaios de Tenacidade à Fratura. Introdução à Mecânica da Fratura. Procedimentos para ensaios de KIc. Relações entre tenacidade à fratura e energia absorvida no ensaio de impacto.11-Análise de fraturas. Principais aspectos morfológicos, macroscópicos e microscópicos, da fratura dos materiais. Associação com os mecanismos e causas da fratura.
 
Avaliação
 
      Método
      Duas avaliações escritas, compostas por provas e que poderão ser complementadas por trabalhos ou relatórios de experimentos realizados em laboratório.
 
      Critério
      A cada avaliação (compreendendo uma prova, complementada por trabalho ou relatório) será atribuído grau entre zero e dez.
 
      Norma de Recuperação
      Avaliação escrita. Para aprovação, a média entre a avaliação de Recuperação e o grau obtido no semestre deve ser maior ou igual a cinco.
 
Bibliografia
1. S.A. Souza. Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos. São Paulo: Editora Blucher. 5ª ed., 1982, 286p. 2. A. Garcia, J.A. Spim, C.A. dos Santos. Ensaios dos Materiais. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2ª ed., 2012, 384p. 3. C.A. Sciammarella, F.M. Sciammarella. Mecânica Experimental dos Sólidos. Rio de Janeiro : LTC, 2017, 460p. 4. R.W. Hertzberg. Deformation and Fracture Mechanics of Engineering Materials. New York: John Wiley & Sons, 4th ed., 1996, 786p. 5. C. Suryanarayana. Experimental Techniques in Materials and Mechanics. Boca Raton: CRC Press, 2011, 450p. 6. N.E. Dowling, S.L. Kampe, M.V. Kral. Mechanical Behavior of Materials. Hoboken: Pearson, 5th ed., 2018, 946p. 7. Y. Lee, J. Pan, R. Hathaway, M. Barkey. Fatigue Testing and Analysis Theory and Practice. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005, 402p. 8. R.W. Evans, B. Wilshire. Introduction to Creep. London: The Institute of Materials, 1993, 115p. 9. L.F.M. Silva. Comportamento Mecânico dos Materiais. Porto: Publindústria Edições Técnicas, 2012, 391p. 10. G.E. Dieter. Metalurgia Mecânica. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 2ª ed., 1981, 653p.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

Clique para consultar o oferecimento para LOM3011.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP