Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: LOM3058 - Síntese de Polímeros

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Esta disciplina introduz os conceitos básicos, os termos básicos e a nomenclatura em ciência dos polímeros e tem como objetivo principal dar conhecimento sobre as reações químicas e os processos industriais envolvidos na preparação de polímeros. É dada também uma introdução à caracterização dos polímeros em termos de massa molecular e estrutura química.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Fábio Herbst Florenzano
 
Programa Resumido
Introdução: dados econômicos, homopolímeros, copolímeros, blendas, configuração e conformação da cadeia polimérica, nomenclatura. Síntese de Polímeros: generalidades, reações típicas, policondensação, poliadição (via radicais livre, aniônica e catiônica), polimerização estéreo-específica (Ziegler-Natta e metaloceno) e copolimerização. Processos Industriais: polimerização em massa, em solução, em emulsão, em dispersão e em suspensão. Massa Molecular: definições e medidas da massa molecular (métodos químicos, propriedades coligativas, métodos de espalhamento de luz, viscosimétrica e por cromatografia de permeação de gel). Modificação de polímeros. Degradação de polímeros. Caracterização: IV RMN e DSC. Visita técnica.
 
Programa
Introdução: dados econômicos, homopolímeros, copolímeros, blendas, configuração e conformação da cadeia polimérica e nomenclatura. Síntese de Polímeros: generalidades e reações típicas. Policondensação. Poliadição (via radicais livre, aniônica e catiônica). Polimerização estéreo-específica (Ziegler-Natta e metaloceno). Copolimerização Processos Industriais. Processos Industriais. Determinação de massa molecular. Modificação de polímeros. Modificação de polímeros. Degradação de polímeros Caracterização: IV, RMN e DSC. Visita técnica. Avaliação.
 
Avaliação
 
      Método
      Atividades avaliativas envolvendo o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.
 
      Critério
      Duas avaliações, sendo a primeira compondo 40% da nota e a segunda 60%. Os alunos que apresentarem média igual ou superior a 5 estarão aprovados, enquanto aqueles que tiverem média inferior a 3 estarão reprovados. Alunos com notas situadas no intervalo de 3 a 4,9 serão encaminhados à recuperação.
 
      Norma de Recuperação
      O aluno será submetido a um programa de estudos destinado a rever o conteúdo abordado na disciplina. Ao final deste período será aplicada uma nova avaliação. A nota final do aluno será a média aritmética desta avaliação com a nota anteriormente obtida, estando aprovados os alunos que tiverem nota final igual ou superior a 5.
 
Bibliografia
G. ODIAN Principles of Polymerization, 3rd Edition, New York: Wiley-Interscience, 1991.
F. W. Billmeyer. Textbook of Polymer Chemistry, 3rd edition, New York: Wiley-Interscience, 1984.
C. E. Carraher. Introduction to Polymer Chemistry, 1st Edition, Boca Raton: Taylor and Francis, 2010.
S. V. Canevarolo. Ciência dos Polímeros: um texto básico para Engenheiros e Tecnólogos, 2ª. edição, São Paulo: Artliber, 2006.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

Clique para consultar o oferecimento para LOM3058.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP