Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de Lorena
 
Engenharia de Materiais
 
Disciplina: LOM3095 - Materiais, Energia e Tecnologias Limpas

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Tipo: Semestral

Objetivos
Fornecer ao aluno uma visão integrada do ciclo de vida dos materiais, dando ênfase à reciclagem, ao reaproveitamento dos resíduos gerados nas várias atividades humanas de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de conservação urbana e aos processos inovadores de produção limpa e sustentável. Capacitar o aluno a aplicar o balanço material, energético e econômico ao ciclo de vida dos materiais. Estudar, propor e analisar as tecnologias atuais e em desenvolvimento para a reciclagem de materiais e de processos de produção limpa que sejam econômica e ambientalmente sustentáveis.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Daniela Camargo Vernilli
Rosa Ana Conte
 
Programa Resumido
O ciclo de vida dos materiais. Reciclagem. Legislação e normas. Tempo de decomposição dos materiais. Processos de reciclagem de metais, papel, vidro, plásticos, pneus, resíduos de construção e demolição e resíduos eletrônicos. Apresentação de uma refinaria de petróleo. Apresentação de uma refinaria de biomassa. Tecnologia supercrítica de conversão, extração e manipulação de materiais. Ciclo de vida de um produto. Estudo e análise de casos.
 
Programa
1. O ciclo de vida dos materiais e a reciclagem: recursos naturais x matérias-primas secundárias.
2. Tempo de decomposição dos materiais: a questão da disposição inadequada de resíduos sólidos. Reciclagem de materiais: o problema da logística reversa de materiais pós-consumo. Legislações e normas brasileiras e internacionais.
3. Apresentação de uma refinaria de petróleo: a questão dos combustíveis fósseis; substituição parcial por fontes renováveis de energia.
4. Apresentação de uma refinaria de biomassa: conceito de aproveitamento integral de biomassa baseada em Ciência e Engenharia de Materiais; conceito de poluição nula. Geração de energia termoelétrica a partir de biomassa.
5. Tecnologia supercrítica de conversão, extração e manipulação de materiais. Princípios da Química Verde.
6. Análise do ciclo de vida de um produto: balanço material, energético e econômico.
7. Estudo e análise crítica de casos.
 
Avaliação
 
      Método
      aulas expositivas complementadas pelo docente e trabalhos em grupo sobre temas abrangentes do programa.
 
      Critério
      Os alunos receberão nota pelos trabalhos em grupo, que terão peso 0,6. Será aplicada uma prova escrita sobre todos os tópicos abordados, com peso 0,4. A nota final (NF) será calculada pela equação: NF = Trabalhos em grupo x 0,6 + prova escrita x 0,4.
 
      Norma de Recuperação
      Para a recuperação será realizada uma prova (PR) abrangendo toda a matéria lecionada no semestre e apresentada nos trabalhos, valendo de 0 (zero) a 10 (dez). Média final = (NF + PR)/2.
 
Bibliografia
DA Rosa, A. V. BOEKER, E., 2015, Processos de Energias Renováveis, Rio de Janeiro: Elsevier; ROCHA, J.C.; ROSA, A.H.; CARDOSO, A.A. Introdução à Química do Meio Ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2004 GONÇALVES DA SILVA, C. De Sol a Sol, São Paulo: Oficina de Textos, 2010 ÇENGEL, Y.A.; BOLES, M.A. Thermodynamics An Engineering Approach, 6th ed., New York: McGraw Hill, 2008; BORGNAKKE, C; SONNTAG, R.E. Fundamentos da termodinâmica, São Paulo: Blucher, 2013; Vilhena, A. (coord.) Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado, São Paulo: CEMPRE, 3a. ed., 2010; Sítios eletrônicos sobre Reciclagem de Materiais. Cada um desses sítios tem uma apresentação de programas de reciclagem nas suas áreas de atuação e oferece ampla oferta de literatura, textos e muitas vezes, vídeos sobre reciclagem específica de certos materiais. Links úteis também são apresentados, levando a sites de empresas que apresentam seus programas de reciclagem; SUN, Y.P. Supercritical fluid technology in materials science and engineering: syntheses, properties, and applications. Marcel Dekker, 2002; MATHIAS, M.C. P.P. A FORMAÇÃO DA INDÚSTRIA GLOBAL DE GÁS NATURAL - Definição, Condicionantes e Desafios, Interciências, 2010; ABREU, F. V. BIOGÁS - Economia, regulação e sustentabilidade, Interciência, 2014; BRAND , M.A. ENERGIA DE BIOMASSA FLORESTAL, Interciência, 2010; CORRÊA, O.L.S. PETRÓLEO - Noções sobre Exploração, Perfuração, Produção e Microbiologia, Interciência, 2003.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

Clique para consultar o oferecimento para LOM3095.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP