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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC2166 - Introdução à Computação

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Desenvolver um raciocínio aplicado na formulação e resolução de problemas computacionais. Utilizar programação para tornar concretos alguns dos conceitos comuns em ciência da computação.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Alair Pereira do Lago
Alan Mitchell Durham
Alfredo Goldman Vel Lejbman
Ana Cristina Vieira de Melo
André Fujita
Arnaldo Mandel
Carlos Eduardo Ferreira
Carlos Hitoshi Morimoto
Cristina Gomes Fernandes
Daniel Macedo Batista
Ernesto Julian Goldberg Birgin
Fabio Kon
Flavio Soares Correa da Silva
João Eduardo Ferreira
Jose Augusto Ramos Soares
Jose Coelho de Pina Junior
Junior Barrera
Leliane Nunes de Barros
Marcel Parolin Jackowski
Marcelo Finger
Marcelo Gomes de Queiroz
Marco Aurélio Gerosa
Nina Sumiko Tomita Hirata
Paulo Andre Vechiatto de Miranda
Renata Wassermann
Roberto Marcondes Cesar Junior
Ronaldo Fumio Hashimoto
Routo Terada
Yoshiharu Kohayakawa
 
Programa Resumido
1 - Breve história da computação.
2 - Noções de organização e funcionamento de computadores e programas.

3 - Conceitos de linguagens de programação:
3.1 Entrada e saída;
3.2 Comandos de atribuição, seleção e repetição;
3.3 Expressões aritméticas, lógica e relacionais;
3.4 Tipos de dados escalares e estruturados.

4. Modularização de programas:
4.1 Funções e procedimentos;
4.2 Passagem de parâmetros;
4.3 Escopo de identificadores.

5. Prática de programação por meio de resolução de problemas, desenvolvimento de algoritmos, e teste e depuração de programas.
 
Programa
1 - Breve história da computação.
2 - Noções de organização e funcionamento de computadores e programas.

3 - Conceitos de linguagens de programação:
3.1 Entrada e saída;
3.2 Comandos de atribuição, seleção e repetição;
3.3 Expressões aritméticas, lógica e relacionais;
3.4 Tipos de dados escalares e estruturados.

4. Modularização de programas:
4.1 Funções e procedimentos;
4.2 Passagem de parâmetros;
4.3 Escopo de identificadores.

5. Prática de programação por meio de resolução de problemas, desenvolvimento de algoritmos, e teste e depuração de programas.
 
Avaliação
 
      Método
      Média ponderada de provas e exercícios
 
      Critério
      A média geral deve ser maior ou igual a 5 para aprovação.
 
      Norma de Recuperação
      Em caso de média geral maior ou igual a 3 e menor que 5, a nova média geral consiste de uma média ponderada entre a média geral e uma prova de recuperação.
 
Bibliografia
A.B. Downey, "Think Phynton: How to Think Like a Computer Scientist", O'Reilly, 2012.
B.W. Kernighan, D.M. Ritchie, "A Linguagem de Programação C, padrão ANSI", Campus, 1990.
V. Setzer, R. Terada, "Introdução à Computação e à Construção de Algoritmos", McGraw-Hill, 1991.
B. Miller, D. Ranum, J.Elkner, P. Wentworth, A.B. Downey, C. Meyers, D. Mitchell, "How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Edition", http://interactivepython.org/
C.H. Morimoto, R. F. Hashomoto, "Introdução a Ciência da Computação em C", Publicação do Departamento de Ciência da Computação, IME-USP, 2012.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

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