Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0189 - Projeto e Desempenho de Hélices

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento teórico prático do projeto e análise do desempenho de hélices.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Fernando Martini Catalano
Hernan Dario Ceron Muñoz
 
Programa Resumido
Histórico, introdução, tipos de hélices, coeficientes de empuxo de Potência e razão de avanço, projeto de hélices, Teoria do elemento de pá, teoria da quantidade de movimento, métodos de Estimativa do empuxo, cartas de desempenho de hélices, interação hélice/aeronave, métodos de ensaios de hélices.
 
Programa
Histórico, introdução, tipos de hélices, configurações, conceitos básicos, coeficientes de empuxo de Potência e razão de avanço, passo fixo e variável, fator de atividade, perfis aerodinâmicos para hélices, "slipstream", fator de entrada, campo de velocidades induzido pela hélice, efeito de compressibilidade e altitude, projeto de hélices, Teoria do elemento de pá, teoria da quantidade de movimento, métodos paramétricos de Estimativa do empuxo, cartas de desempenho de hélices, interação hélice/aeronave, métodos de ensaios de hélices.
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas expositivas teóricas, aulas práticas. Recursos áudiovisuais.
 
      Critério
      Média de aproveitamento = a A. A=(5AR+5TP)/10. AR=média de aguições, TP=média de trabalhos práticos. Média ponderada das notas atribuídas ao aluno em provas e trabalhos práticos.
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
Básica: Glauert, H The Elements of Aerofoil and Airscrew Theory, Cambridge University Press, 1948.Theodorsen, T. Theory of Propellers McGraw Hill, NY 1948.Complementar:ESDU 83028, 85015, 83028 1983.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

Clique para consultar o oferecimento para SAA0189.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP