Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0198 - Métodos Experimentais em Aerodinâmica

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Desenvolver habilidades em medidas e métodos experimentais em escoamentos aerodinâmicos, análise e interpretação de resultados.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Fernando Martini Catalano
 
Programa Resumido
Introdução geral às técnicas de medidas aerodinâmicas e instrumentação;Túneis de vento; Calibração de ensaios;Medidas de turbulência;Distribuição de pressão num cilíndro;Dustribuição de pressão numa Asa bi-dimensional;Medida do arrasto de uma asa bi-dimensional;Medidas de forças e momentos numa Asa tridimensional e das Curvas de trimagem;Determinação do empuxo de uma hélice através da medida da distribuição da pressão total;Medida da distribuição da velocidade na camada limite;Métodos de visualização do Escoamento;Medidas do número de Mach em bocal convergente/divergente subsônico;Análise de erros em medidas experimentais;Análise apresentação dos resultados.
 
Programa
Introdução geral às técnicas de medidas aerodinâmicas e instrumentação. Túneis de vento. Calibração de ensaios. Medidas de turbulência. Distribuição de pressão num cilindro. Distribuição de pressão numa Asa bi-dimensional. Medida do arrasto de uma asa bi-dimensional pelo método de variação da quantidadede movimento. Medidas de forças e momentos numa Asa tridimensional. Curvas de trimagem. Determinação do empuxo de uma hélice através da distribuição da pressão total. Medida da distribuição de velocidade na camada limite. Métodos de Visualização do Escoamento. Medidas do número de Mach em bocal convergente/divergente subsônico. Análise de Erros em medidas experimentais.Introdução às técnicas de medidas aerodinâmicas e instrumentação;Medidas de velocidade do escoamento; Medidas de pressão estática e total; Medidas de temperatura; Transdutores de pressão; Tubos de Pitot; Anemometria a fio quente, Laser, PIV; Análise e interpretação dos resultados;Túneis de ventoTipos; Características, Balanças aerodinâmicas;Calibração de ensaios: Calibração de tubos de pitot/estático; calibração na câmara de ensaios;Medidas de turbulência: Anemometria a fio quente; Intensidade da turbulência; Escala da turbulência; Vorticidade.Distribuição da pressão num cilíndro: Determinação experimental da distribuição de pressão ao redor de um cilindro circular; Gráficos de Cp; Análise de arrasto através de integração dos resultados.
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas expositivas, aulas práticas no laboratório.
 
      Critério
      Média ponderada das notas de relatórios.
 
      Norma de Recuperação
      Não oferecerá atividade de recuperação.
 
Bibliografia
Básica:HOLDER, D.W.; PANKHURS, R.C. - Wind tunnel technique.HARPER, POPE, A. Low Speed Wind tunnel testing.Complementar:BRYDER, D.W. PANKHURST, R.C. Pressure probe methods for determining wind speed and flow direction.BENEDICT, R.P.; KAMAL, A. ISMAIL; MÔNICA M. GONÇALVES, F. BENEVENUTO, Instrumentação Básica para Engenharia.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

Clique para consultar o oferecimento para SAA0198.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP