Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0199 - Aerodinâmica Computacional

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Tipo: Semestral

Objetivos
Apresentação de métodos de simulação aerodinâmica computacional e utilização de programas existentes.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Hernan Dario Ceron Muñoz
Paulo Celso Greco Junior
 
Programa Resumido
A indústria aeronáutica e as ferramentas de Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC). Aplicações em análises aerodinâmicas. Metodologias usadas em de Dinâmica dos Fluidos Computacional. Geração de malhas computacionais. Metodologias de resolução das equações. Pós-processamento dos dados. Perspectivas da aerodinâmica computacional.
 
Programa
1) Introdução. 2) Aplicações em análises aerodinâmicas, Cálculo das forças e momentos aerodinâmicos, Projeto de superfícies aerodinâmicas, Dispositivos de hiper-sustentação, Propulsão, Fluxos hipersônicos, Redução da intensidade de ondas de choque, Aeroelasticidade. 3) Metodologias usadas em de DFC, Diferenças finitas, Volumes finitos, Elementos finitos. 4) Geração de malhas computacionais, Malhas estruturadas e não estruturadas, Mapeamento conformal. 5) Metodologias de resolução das equações, Solução explícita e implícita, Métodos diretos e indiretos, Estabilidade, relaxação e viscosidade artificial. 6) Pós-processamento dos dados, Tipos de gráficos, Análise dos resultados. 7) Exemplos de resolução do problema computacional, Simplificações, Discretização das equações, Condições de contorno, Resolução das equações, Pós-processamento. 8) Perspectivas da aerodinâmica computacional.
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, aulas de exercícios.ATIVIDADES DISCENTES: participação em aulas teóricas, aulas práticas e aulas de exercícios.
 
      Critério
      Média ponderada de notas em trabalhos.
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
Básica: Anderson Jr., J.D., Computational Fluid Dynamics: The Basics with Applications, McGraw-Hill, 1995.Complementar:Anderson, D.A., Tannehill, J.C., Pletcher, R.H., Computational Fluid Mechanics and Heat Transfer, Hemisphere, 1984. Fletcher, C.A.J., Computational Techniques for Fluid Dynamics, Springer-Verlag, 1992.
 
Requisitos
Os Requisitos variam conforme o curso para o qual ela é oferecida.

Clique para consultar o oferecimento para SAA0199.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP