Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia Aeronáutica
 
Disciplina: SAA0356 - Sistemas Embarcados para Veículos Aéreos

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Tipo: Semestral

Objetivos
Apresentar aos alunos os conceitos profissionais e formas de trabalhar com software embarcado. Apresentar conhecimentos teóricos e práticos de implementações de sistemas embarcados que compõe produtos aeronáuticos e também produtos não aeronáuticas, levando em consideração as principais diferenças. Relacionar sistemas embarcados com aplicações típicas do universo aeronáutico, com processos soft, firm e hard realtime.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Glauco Augusto de Paula Caurin
 
Programa Resumido
Exercitar procedimentos de programação de sistemas embarcados. Familiarizar-se com a forma, as ferramentas de trabalho profissional e os recursos utilizados para a programação de sistemas embarcados. Estudar as particularidades com o uso de sistemas operacionais de tempo real. Trabalhar ferramentas de software profissionais voltadas ao acionamento de motores, leitura de sensores, implementação de controladores e a comunicação em rede.
 
Programa
1. Arquiteturas de sistemas embarcados. 1.1. Definições e conceitos - Sistemas Embarcados, Sistemas Críticos e Sistema de Tempo Real. 2. Revisão do Sistema Operacional Linux e Programação de Threads em Linux . 3. Apresentação de hardware embarcado de diferentes capacidades e propósitos: a. Toolchain b. Booticaders c. Kernel d. Root Filesystem e. Build Systems (Yocto Project) f. Storage Strategies g. Devices Drivers e Board Support Packages (BSP) h. Processos e Threads i. Gerenciamento de Memória. 4. Programação de dispositivos para conexão a redes de computadores industriais. 5. Sistemas Operacionais de Tempo Real e programação de aplicativos em tempo real. 6. Conceitos de Escalonamento. 7. Conceitos de comunicação entre tarefas e sincronização: a. Buffering Data b. Time-Relative Buffering c. Ring Ruffers d. Mailboxes d. Queues e. Regiões críticas f. Semáforos g. Outros mecanismos de sincronização h. Deadlock i. Inversão de Prioridades. 8. Exemplos de aplicações: a. Escrita de comandos temporizados para atuadores b. Leitura temporizada de sensores c. Implementação de Sistema de Controle em malha fechada. 9. Segurança e Análise de Qualidade no desenvolvimento de software.
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas expositivas, aulas práticas com o uso de infraestrutura de laboratório didático com computadores e kits de hardware computacional, elaboração de relatórios, desenvolvimento de projetos em grupos. Avaliação: Desenvolvimento de exercícios e desafios ligados às aulas e tópicos individuais ao longo do semestre, Desenvolvimento de projeto envolvendo os conceitos de sistemas embarcados e problemas reais em uma aplicação que ilustra a sua inserção em questões e problemas de engenharia. Verificação de fundamentos através de prova individual ao final do semestre.
 
      Critério
      Média ponderada maior ou igual a 5,0 (cinco) das notas obtidas em provas, relatórios, tarefas e trabalhos em grupo. Critério de Aprovação: Extraídos do desempenho dos alunos de forma geral ou em grupo quando da realização de projetos, exercícios, simulações, atividade em laboratório e avaliações entre outras possibilidades.
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
1) Chris Seimmonds, Mastering Embedded Linus Programming, Packt PublishingLtd. Birmingham, UK, ISBN 978-1-78439-253-6, 2015. 2) Laplante, P.A., Real Time Systems Design and Analysis, IEEE Press, 3rd. Edition, 2004. 3) Tanenbaum, A.; Modern Operating Systems, 3rd Edition, 2007. 4) Agrawala, A. K., Real-Time System Design, 1990. 5) Alan Burms, Andy Wellings, Real-Time Systems and Programming Languages. 6) MISRA-C 2012 - http://www.misra.org.uk/
 
Requisitos
Disciplina Requisito
SME0306 Métodos Numéricos e Computacionais II

Clique para consultar o oferecimento para SAA0356.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP