Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0124 - Introdução à Programação para Engenharias

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Tipo: Semestral

Objetivos
Familiarização com os conceitos básicos de computadores e da computação, de resolução algorítmica de problemas propostos; de linguagens de programação de alto nível com aplicações numéricas e não numéricas, oferecendo ao estudante um primeiro contato com o uso de computadores para desenvolvimento de programas e com os problemas da computação em geral.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Rudinei Goularte
 
Programa Resumido
Conceitos básicos sobre computadores, algoritmos, linguagens e programas. Aplicações numéricas e não numéricas. Prática de programação em linguagem C ou Python.
 
Programa
O curso consiste na apresentação de conceitos e técnicas básicas de programação estruturada, indicadas a seguir. Problemas, algoritmos e programas; modelo básico de computador; variáveis e tipos de dados; expressões e operadores; entradas e saídas formatadas; estruturas de controle; vetores, ponteiros, matrizes e cadeias de caracteres; funções, parâmetros e argumentos; alocação dinâmica, registros e arquivos. Classes, instâncias e herança (para Python)
 
Avaliação
 
      Método
      Exposição seguida de exercícios e trabalhos práticos, executados alguns em classe e outros fora de classe e em laboratório quando disponível.
 
      Critério
      Provas, trabalhos, exercícios. A nota final será calculada pela média ponderada das notas de provas, trabalhos e exercícios obtidas pelo aluno no decorrer da disciplina.
 
      Norma de Recuperação
      - Realização: Até a primeira semana de aulas do semestre posterior
- Critério de Aprovação: NP+(Mrec/2,5), se Mrec > ou =7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec < ou = 5,0; ou 5,0, se 5,0 < ou = Mrec < 7,5.( NP=1ª avaliação, Mrec=prova)
 
Bibliografia
•Livro(s) Texto(s)

- OLIVEIRA, J. F., MANZANO, J. A. N. G. ALGORITMOS - LOGICA PARA DESENVOLVIMENTO, Ed. Erica, 2009. 22ª ed.
- ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. - Fundamentos da Programação de Computadores - Algoritmos, Pascal e C/C++ (Padrão ANSI) e Java, Prentice Hall, 2012, 3ª ed.

• Bibliografia Complementar:

- DEITEL, P.; DEITEL, H. C como Programar (6th Edição), Pearson, 2011
- VICTORINE VIVIANE MIZRAHI, Treinamento em Linguagem C, 2ª Ed., Makron Books, 2008.

SEVERANCE, C. Python for Informatics Exploring Information. Disponível em http://do1.dr-chuck.com/py4inf/EN-us/book.pdf

GRIES. P.; CAMPBELL, J.; MONTOJO, J. Practical Programming (2nd edition): An Introduction to Computer Science Using Python 3, 2013, The Pragmatic Programmers
 

Clique para consultar o oferecimento para SCC0124.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP