Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0411 - Concreto Protendido

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Entendimento dos mecanismos de resistência do concreto protendido e seus principais fatores influentes, conhecimento da metodologia de dimensionamento e verificação da segurança das estruturas de concreto protendido.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Marcela Novischi Kataoka
Ricardo Carrazedo
Rogério Carrazedo
Vladimir Guilherme Haach
 
Programa Resumido
Conceito de protensão aplicada ao concreto: materiais a empregar; sistemas de protensão; determinação da força de protensão; perdas de protensão; estados limites de utilização; traçados de cabos; estados limites últimos; detalhes e tópicos especiais e normas técnicas.
 
Programa
Conceituação inicial: definição de protensão, exemplos clássicos de protensão, protensão aplicada às estruturas de concreto, exemplos de aplicação do concreto protendido,. Materiais empregados nas estruturas de concreto protendido: características do concreto, cura térmica, características do aço de protensão, equipamentos de protensão, ancoragens. Sistemas de protensão: protensão com aderência inicial, protensão com aderência posterior, protensão sem aderência. Critérios de projeto: combinações de ações, estados limites de serviço, tipos de protensão, considerações das normas técnicas. Determinação da força de protensão. Perdas de protensão: perdas imediatas (atrito, acomodação das ancoragens e deformação do concreto), perdas progressivas (retração e fluência do concreto e relaxação do aço). Traçados de cabos. Estados limites últimos: Solicitações normais e tangenciais; Detalhes e tópicos especiais: elementos hiperestáticos, armaduras de fretagem, lajes protendidas.
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas teóricas de exposição das partes essenciais do programa. Aulas práticas e elaboração de projetos. Projeção de dispositivos. Visitas a obras e fábricas de componentes estruturais. ATIVIDADES DISCENTES: participação em aulas teóricas e práticas. Elaboração de trabalhos práticos. Submissão a provas e a testes.
 
      Critério
      Sendo P1 e P2 as notas em provas bimestrais e ME a média em testes, exercícios e avaliações parciais em projetos, a média final será: MF = (P1+P2+ME)/3.
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina; 1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue: d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS); e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS) f) MF = MS se MR < 5. 2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
ABNT. Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. (NBR 6118), Rio de Janeiro, 2003.
ABNT. Ações e segurança nas estruturas - Procedimento. (NBR 9681), Rio de Janeiro, 2003.
EL DEBS, M.K. Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações. São Carlos, EESC/USP, 2000.
HANAI, J.B. Fundamentos do concreto protendido. São Carlos, EESC/USP, 2005. (Notas de aula).
CARVALHO, R. C. Estruturas de Concreto Protendido: Cálculo e Detalhamento. São Paulo, PINI, 2012.
LEONHARDT, F. Construções de concreto: concreto protendido. v.5, Rio de Janeiro, Editora Interciência, 1983.
PFEIL, W. Concreto protendido, v.1, 2 e.3, Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1984.
 
Requisitos
Disciplina Requisito
SET0409 Estruturas de Concreto Armado I

Clique para consultar o oferecimento para SET0411.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP