Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0413 - Mecânica dos Sólidos I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Fornecer aos alunos os conhecimentos básicos sobre resistência dos materiais, destacando aplicações em Engenharia Civil, visando prepará-los para as demais disciplinas relacionadas à área de Estruturas.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Edson Denner Leonel
Marcio Roberto Silva Correa
Rodolfo André Kuche Sanches
 
Programa Resumido
Barras carregadas axialmente, Torção de barras retas com seção circular e de parede fina, Revisão de solicitações em vigas, Flexão de vigas prismáticas simétricas, Cisalhamento em vigas de parede fina e centro de cisalhamento.
 
Programa
Barras carregadas axialmente (barras simples ou de treliça): Tensão normal, deformação linear longitudinal, resposta elástica linear (Lei de Hooke), efeito de Poisson, cálculo de deslocamentos, problemas estaticamente indeterminados, efeitos térmicos, tensão admissível e tensão de ruptura. Torção de eixos com seção circular e de parede fina: Distorção, tensão de cisalhamento, resposta elástica linear, cálculo de giros relativos, problemas estaticamente indeterminados, torção de barras circulares vazadas e torção não-uniforme. Hipóteses da torção livre: analogia da membrana, seções celulares e abertas de parede fina. Revisão de solicitações em vigas e pórticos: Cargas e reações, esforços internos, diagramas de força cortante e de momento fletor. Flexão de vigas prismáticas simétricas: Revisão sobre propriedades geométricas das seções, curvatura de viga sob flexão pura, deformação longitudinal, tensão normal no regime elástico-linear, tensão de cisalhamento em viga com seção transversal simétrica, flexão oblíqua e composta. Cisalhamento de vigas de paredes finas: Fluxo de cisalhamento, centro de cisalhamento de seções de paredes finas abertas simétricas.
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas expositivas, exemplos e exercícios práticos resolvidos pelo professor e alunos em sala de aula. Listas de exercícios disponibilizadas para resolução fora da sala de aula.
 
      Critério
      Média ponderada das notas de provas e/ou testes e/ou listas de exercícios realizados durante o semestre maior ou igual a 5,0 (cinco). Ao final do semestre será realizada prova, versando sobre o conteúdo ministrado, que poderá substituir a menor nota obtida nas avaliações feitas durante o semestre.
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
Gere,J.M., Barry, G., Mecânica dos Materiais, Ed. Cengage, 2010.

Hibbeler, R.C., Resistência dos Materiais, 7ª Ed. Prentice Hall Brasil, 2010.

Beer, F.P. & Johnston, E.R., Resistência dos Materiais, 3 ª Ed. Makron, 1995

Schiel,F., Introdução à Resistência dos materiais, EESC-USP, 1984

Higdon, Ohlsen, Stile, Weese, Riley. - Mec. dos Materiais. Guanabara Dois, 1982.
Popov, E. P. - Introdução à Mecânica dos Sólidos. São Paulo, Edgard Blücher, 1978.
Feodosiev, V. I. - Resistência dos Materiais. Portugal, Ed. Lopes da Silva, 1977.
 
Requisitos
Disciplina Requisito
SET0400 Isostática

Clique para consultar o oferecimento para SET0413.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP