Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0614 - Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Adaptar o aluno à instrumentação de laboratório, à caracterização do material e à pesquisa experimental em modelos reduzidos de estruturas.
 
Programa Resumido
Ensaios de ligações. Determinação das propriedades físicas de resistência e elasticidade da madeira. Análise dimensional. Projeto e montagem de modelos reduzidos de estruturas convencionais de madeira. Análise de resultados. Relatório didático e circunstanciado do trabalho realizado.
 
Programa
Unidade de ensaio de laboratório, máquinas universais de ensaio, medidas de deformações e de forças, medidas de temperatura, medidas de frequência de vibração, processos de classificação de madeiras: visual, mecânica e híbridos, caracterização de madeiras estruturais: corpos de prova isentos de defeitos e elementos estruturais.
 
Avaliação
 
      Método
      Preleções. Projetos de modelos. Experimentação. Redação de relatórios.
 
      Critério
      A avaliação é feita com base nas notas de 6 (seis) relatórios de ensaios para a determinação de propriedades físicas, de resistência e de elasticidade de espéci
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
ABNT Ensaios físicos e mecânicos de madeira (NBR 6230). Rio de Janeiro, 1980, 16p.ANAIS do I, II, III e IV Encontros Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira. S.Carlos, 1983 e 1986, 1989 e 1992. CALIL JUNIOR, C. Análise experimental de materiais e estruturas. Notas de aula do Curso de Experimentação em Madeira e em Estruturas de Madeira, 1988. HOSSDORF, H.- Modelos reduzidos, métodos de cálculo. Madrid, Editorial Bauverlag Gmbh, 1972. ABNT NBR 7190/96 Estruturas de madeira. 255p., 1996.
 
Requisitos
Disciplina Requisito
SET0413 Mecânica dos Sólidos I

Clique para consultar o oferecimento para SET0614.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP