Disciplina
Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Estruturas
 
Disciplina: SET0615 - Telhados de Madeira

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Criar condições para o aluno projete estruturas de coberturas de madeira de diversas geometrias, em função do vão livre e das características de ocupação do edifício a ser coberto.
 
Programa Resumido
Sistemas estruturais de madeira para telhados. Ligações por anéis metálicos. Projeto completo de uma estrutura em balanço treliçado. Projeto completo de uma estrutura em pórtico maciço ou treliçado ou peças compostas com compensado. Projeto completo de uma estrutura em arco maciço ou treliçado ou peças compostas com compensado.
 
Programa
Sistemas estruturais e construtivos de coberturas de madeira. Projetos de três sistemas estruturais: coberturas em balanço, estrutura lamelar, paraboloide hiperbólico, pórticos treliçados e de madeira laminada colada. Roteiros de projeto e lançamento da estrutura, Determinação dos esforços e dimensionamento das barras, Dimensionamento de ligações entre peças estruturais, Flecha, contraventamento, detalhes construtivos, desenhos e quantificação de material.
 
Avaliação
 
      Método
      Preleções. projetos. Arguições. Trabalho extra.
 
      Critério
      A avaliação é feita com base nas notas de três projetos propostos, nas notas semanais de acompanhamento dos projetos e na nota do trabalho extra (estudo alterna
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
ANAIS DO I, II, III, IV e V Encontros Brasileiros em Madeiras e em Estruturas de Madeira. S.Carlos, 1983 e 1986, 1989, 1992 e 1995. CALIL JR., C. Treliças de madeira para coberturas. Notas de aula, USP, 1994, 79p. MOLITERNO, A. Cadernos de projetos de telhados de madeira. Edgard Blucher. ABNT - NBR 7190/1996 Projeto de estruturas de madeira. 255 p.
 
Requisitos
Disciplina Requisito
SET0406 Estruturas de Madeira

Clique para consultar o oferecimento para SET0615.

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP