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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0622 - Análise de Tensões e Deformações em Pavimentos

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Esta disciplina tem por objetivo proporcionar ao aluno ferramentas para estimar os níveis de tensão e de deformação que ocorrem em pavimentos flexíveis sob a ação do tráfego de veículos pesados. São abordadas diversas teorias, desde as mais antigas e simplificadas até as mais modernas e elaboradas, de cálculo de tensões e deformações em pavimentos flexíveis. São apresentadas, complementarmente, ferramentas computacionais que aplicam tais teorias e que facilitam a solução tanto dos problemas abordados nas teorias quanto problemas mais complexos e mais próximos da realidade.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Adalberto Leandro Faxina
 
Programa Resumido
Histórico da construção de estradas, generalidades sobre pavimentos flexíveis, classificação de pavimentos, estruturas típicas, teoria de Boussinesq, conceitos de sistemas de camadas, sistemas de uma camada, sistemas de duas camadas (teoria de Burmister), deformação crítica de tração para roda simples, deformação crítica de tração para rodas duplas, deformação crítica de tração para tandem duplo, sistemas de três camadas, programas computacionais para estimativa de tensões e deformações em pavimentos flexíveis.
 
Programa
Histórico da construção de estradas no Brasil e no mundo. Conceituação de pavimentos flexíveis e de métodos de projeto. Generalidades sobre pavimentos flexíveis. Classificação de pavimentos. Estruturas típicas.

Teoria de Boussinesq, a base do desenvolvimento das teorias de camadas para pavimentos.

Conceitos de sistemas de camadas.

Sistemas de uma camada. Gráficos de Foster e Alvin. Equações de Alvin e Ulery.

Sistemas de duas camadas. Teoria de Burmister. Deflexões verticais na superfície. Deflexões verticais na interface das camadas. Deformação crítica de tração para roda simples. Deformação crítica de tração para rodas duplas. Deformação crítica de tração para tandem duplo.

Sistemas de três camadas. Gráficos de Peattie. Tabelas de Jones.


Programas computacionais para estimativa de tensões e deformações em pavimentos flexíveis.
 
Avaliação
 
      Método
      Aulas expositivas teóricas intercaladas com exercícios. As atividades discentes envolvem a participação nas aulas teóricas e a resolução de exercícios.
 
      Critério
      MF=0,2.ME + 0,8.MP, onde MF é a média final, ME é a média simples das notas dos exercícios propostos e MP a média simples das provas.
CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO: MF maior ou igual a 5,0.
 
      Norma de Recuperação
      Os critérios de avaliação da recuperação devem ser similares aos aplicados durante o semestre regular do oferecimento da disciplina;
1) A nota final (MF) do aluno que realizou provas de recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das provas de recuperação (MR), como segue:
d) MF=5 se 5 ≤MR ≤ (10 - MS);
e) MF = (MS + MR) / 2 se MR > (10 – MS)
f) MF = MS se MR < 5.
2) O período de recuperação das disciplinas deve se estender do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
BALBO, J.T. Pavimentação asfáltica, materiais, projeto e restauração. Oficina de Textos, 2007.
BERNUCCI, L.B.; MOTTA, L.M.G.; CERATTI, J.A.P.; SOARES, J.B. Pavimentação asfáltica, formação básica para engenheiros. Petrobrás/Abeda.
CRONEY, D.; CRONEY, P. Design and Performance of Road Pavements. McGraw-Hill, 1997.
HUANG, Y.H. Pavement Analysis and Design. Prentice Hall, 1993.
MEDINA, J.; MOTTA, L.M.G. Mecânica dos Pavimentos. COPPE-UFRJ, 2006.
YODER, E.J.; WITCZAK, M.W. Principles of pavement design. John Wiley & Sons, 1975.
AMERICAN ASSOCIATION OF STATE HIGHWAY AND TRANSPORTATION OFFICIALS, Mechanistic empirical pavement design guide, 2007.
 

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