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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Engenharia de São Carlos
 
Engenharia de Transportes
 
Disciplina: STT0626 - Aplicações de Pesquisa Operacional em Sistemas de Transporte

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Tipo: Semestral

Objetivos
Propiciar aos alunos uma visão geral sobre os principais conceitos, fundamentos e técnicas associados à Pesquisa Operacional como ferramenta de apoio à tomada de decisão em problemas típicos encontrados no planejamento e operação de sistemas de transportes, com base em exemplos típicos.
 
Docente(s) Responsável(eis)
Jose Reynaldo Anselmo Setti
 
Programa Resumido
Introdução. Modelagem de problemas em Engenharia de Transportes. Teoria das filas. Programação Linear. Grafos. Alocação de recursos.
 
Programa
1.Conceito e origens de Pesquisa Operacional 2. Introdução à Modelagem. 3. Introdução à Teoria das Filas. Modelos determinísticos e modelos estocásticos. Aplicações da Teoria das Filas para análise de problemas típicos de Engenharia de Transportes. 4. Introdução à Programação Linear. Formulação Matemática. Método Gráfico. Ferramentas computacionais para otimização. Aplicações de Programação Linear para solução de problemas típicos de Engenharia de Transportes. 5. Introdução aos grafos. O problema do caminho mínimo. O problema do fluxo máximo. 6. Introdução aos métodos para alocação de recursos. O problema da mochila.
 
Avaliação
 
      Método
      A avaliação do aprendizado será feita a partir de atividades práticas e, se necessário, de uma arguição escrita, que tratará de todos os aspectos estudados durante a disciplina. As atividades práticas analisam casos aplicando os métodos discutidos nas aulas.
 
      Critério
      Cada atividade prática terá uma nota atribuída. A nota final será a média aritmética das notas das atividades práticas (MAP) se MAP for maior ou igual a 7,0 (sete); se MAP for menor que 7,0, a nota final será a média aritmética entre MAP e a nota de uma prova escrita (NP).
 
      Norma de Recuperação
      A recuperação consistirá de uma série atividades práticas. A nota final MF do aluno que realizou a recuperação dependerá da média do semestre (MS) e da média das atividades de recuperação (MR), como segue: MF = 5,0 se 5,0 ≤ MR ≤ (10,0 − MS), MF = (MS + MR)/2 se MR > (10,0 − MS), e MF = MS se MR < 5,0. O período de recuperação se estende do início até um mês antes do final do semestre subsequente ao da reprovação do aluno em primeira avaliação.
 
Bibliografia
Arenales, M.; Armentano, V.; Morabito, R. e Yanasse, H. (2007) Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevier. Hillier, F.; Lieberman, G. (2013) Introdução à Pesquisa Operacional (9a. ed.). Porto Alegre: AMGH. Belfiore, P.; Fávero, L.P. (2013) Pesquisa Operacional para cursos de engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier. Novaes, A. G. (1975) Pesquisa Operacional e Transportes: Modelos Probabilísticos. São Paulo: EDUSP/McGraw-Hill. Spiegelman, C.; Park, E.; Rilett, L. (2011) Transportation Statistics and Microsimulation. Boca Raton: CRC Press.
 

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