Grade Curricular
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Instituto de Matemática e Estatística

Curso: Matemática - Licenciatura

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2024             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 8 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 1890 750 2640
Optativa Livre 120 0 120
Optativa Eletiva     345 210 555
Total 2355 960 3315
(Estágio: 400)
 
Total Geral (Total+Estágio+AAC) 3315
 
* Total Geral - A carga horária de estágio já está incluída nas disciplinas.

Informações Específicas
 

1. Funcionamento das disciplinas optativas no novo currículo da Licenciatura do IME 45024. 

O currículo novo da Licenciatura do IME, que vigora a partir de 2020, prevê no mínimo 32 créditos aula em disciplinas optativas. Dentre eles 16 devem ser obtidos entre as "optativas eletivas de aprofundamento". Além disso, o aluno deve cursar uma optativa de Introdução aos Estudos da Educação, uma optativa de Psicologia da Educação,  uma disciplinas de estágio da FE e 8 créditos aula serão de "optativas livres".

A função das "optativas de aprofundamento" é propiciar ao aluno um maior contato com alguma área de Matemática, de Estatística, de Informática ou de Física e com as Praticas como componente curricular. Este aprofundamento é valioso para a formação do futuro professor como forma de desenvolver sua capacidade de reflexão crítica com maior embasamento em temas ligados à sua futura profissão. Porém, uma vez que as disciplinas obrigatórias estão pensadas no sentido de garantir a sua formação básica, a direção na qual o aluno irá aprofundar-se fica à sua escolha, dentro de uma gama pré-fixada de áreas que serão caracterizadas por blocos de disciplinas. Os alunos deverão escolher dois destes blocos e cursar 08 créditos aula em disciplina(s) de cada um dos blocos escolhidos a fim de completarem a exigência curricular de 16 créditos "optativas de aprofundamento". Necessariamente, pelo menos um dos blocos I ou II (blocos que garantem também 120 horas de Prática como Componente Curricular), devem ser escolhidos. Segue abaixo a lista de tais blocos de disciplinas optativas de aprofundamento.

Dentro do espírito de aprofundamento aqui descrito, a Comissão dos Cursos de Licenciatura - Coc-Lic do IME poderá revalidar, mediante requerimento do aluno, outros eventuais pares de disciplinas que se enquadrem em alguma das áreas descritas pelos blocos, mas que não constem da lista abaixo, como créditos de "optativas de aprofundamento".

Já a função das optativas livres é garantir um espaço efetivo para a interdisciplinariedade, sempre que esta for uma aspiração do aluno. É claro que o aluno poderá optar, para completar esses créditos, em disciplinas dos blocos de optativas de aprofundamento ou outras dos nossos bacharelados. Mas ele também poderá escolher livremente disciplinas de outras Unidades. Havendo 8 créditos aula a cursar, ele poderá inclusive conseguir sequências de disciplinas que o levem a um contato razoavelmente grande com alguma área do seu interesse. É importante que o aluno procure a Comissão Coordenadora do Curso para orientá-lo em suas escolhas.

Convém observar que serão vetadas as disciplinas cujo conteúdo se sobrepõem a disciplinas obrigatórias do curso ou disciplinas optativas já cursadas.

Assim, de maneira genérica, poderão ser escolhidas como disciplina "optativa livre".

- Disciplinas dos blocos de aprofundamento;

- Disciplinas dos Bacharelados do IME, obedecidos seus pré-requisitos;

- Disciplinas da Licenciatura em Física, obedecidos seus pré-requisitos;

- Disciplinas da FE, obedecidos seus pré-requisitos;

- Disciplinas de outras Unidade da USP, obedecidos os pré-requisitos.

 

2. Blocos de disciplinas eletivas de aprofundamento nos currículos da Licenciatura

Disciplinas que podem ser cursadas em cada bloco sem necessidade de requerimento. Os números entre parêntese representam (quantidade de créditos aula + a quantidade de créditos trabalho) ou apenas (quantidade de créditos aula) da disciplina. Lembrando que é necessário ser aprovado em pelo menos duas disciplinas de dois dos blocos distintos, um deles sendo necessariamente o I ou o II.

Bloco I: ELEMENTOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

MAT0450 Seminário de Resolução de Problemas (4+2)

MAT0412 Análise de Textos Didáticos (4+2)

MAC0118 Noções de Ensino de Matemática Usando o Computador (4+2)

MAE1514 Estatística no Ensino Básico (4+2)

 

Bloco II: PROJETO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

MAT0451 Projeto de Ensino de Matemática (anual) (8+4)

 

Bloco III: MATEMÁTICA

MAT0130 Equações Diferenciais Ordinárias e Aplicações (4)

* MAT0222 Álgebra Linear II (4)

MAT0223 Introdução à Teoria dos Números (4)

* MAT0225 Funções Analíticas (4)

MAT0233 Tópicos de Grupos e Aplicações (4)

* MAT0311 Cálculo Diferencial e Integral V (6)

* MAT0317 Topologia (4)

* MAT0326 Geometria Diferencial I (4)

MAT0320 Introdução à Análise Complexa (4)

MAT0349 Introdução à Lógica (4)

MAT0419 Geometria Projetiva e Desenho (4)

MAT0421 Geometria não Euclidiana (4)

MAT0430 História da Matemática II (4)

 

Bloco IV: COMPUTAÇÃO E MATEMÁTICA APLICADA

* MAC0121 Algoritmos e Estruturas de Dados I (4)

* MAC0239 Introdução à Lógica e Verificação de Programas (4)

* MAC0329 Álgebra Booleana e Aplicações no Projeto de Arquitetura de Computadores (4)

 

Bloco V: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

* MAE0221 Probabilidade I (6)

* MAE0311 Inferência Estatística (6)

* MAE0217 Estatística Descritiva (4)

* MAE0228 Noções de Probabilidade e Processos Estocásticos (4)

 

Bloco VI: FÍSICA

* 4300254 Laboratório de Mecânica (2)

* 4300255 Mecânica dos Corpos Rígidos e dos Fluídos (4 + 2)

* 4300271 Eletricidade e Magnetismo II (4 + 2)

* 4300357 Oscilações e Ondas (2)

* 4300373 Laboratório de Eletromagnetismo (4)

* 4300374 Relatividade (2)

* 4300259 Termo e estatística (4)

* 4300405 Evolução dos Conceitos da Física (2)

* 4300266 Partículas: a dança da matéria e dos campos (4)

* 4300351 Física do meio Ambiente (2)

* AGA0105 Conceitos de Astronomia para a Licenciatura (4)

 

Bloco VII: ENSINO DE FÍSICA

* 4300356 Elementos e Estratégias para o ensino de Física (4)

* 4300358 Propostas e Projetos para o Ensino de Física (4)

* EDM0425 Metodologia Ensino de Física I (4 + 2)

* EDM0426 Metodologia Ensino de Física II (4 + 2)

 

* disciplinas que são oferecidas regularmente para outros cursos.

 

 

3. Blocos de disciplinas eletivas da área pedagógica:

Lembrando que é necessário cursar pelo menos uma disciplina de cada um dos blocos a seguir.

 

Bloco DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA EDUCAÇÃO

EDF0285 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico (4)

EDF0287 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico (4)

EDF0289 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico (4)

PSA5100 As Explicações do fracasso escolar (3 + 2)

PSE5142 Motivação em sala de aula (3 + 2)

4705291 Educação Inclusiva (3 + 2)

 

Bloco DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

EDF0290 Teoria do desenvolvimento, Práticas Escolares e Processos de Subjetivação (4 + 1)

EDF0292 Psicologia, Histórico-cultural e Educação (4 + 1)

EDF0294 Psicologia da educação: constituição do sujeito, desenvolvimento e aprendizagem na escola, cultura e sociedade (4 + 1)

EDF0296 Psicologia da Educação: uma abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar(4 + 1)

EDF0298 Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares (4 + 1)

 

Bloco DE ELETIVAS DE ESTÁGIO

EDM0685 Experimentação e Modelagem (1 + 2)

EDM0425 Metodologia do Ensino de Física I (4 + 2)

EDM0426 Metodologia do Ensino de Física II (4 + 2)

 

4. Práticas como Componente Curricular:

O currículo novo da Licenciatura prevê o cumprimento obrigatório de pelo menos 420 horas de "Práticas como Componente Curricular" (CP). Para tanto foram acrescidos créditos-trabalho a seis disciplinas de várias áreas que significam 30 horas suplementares em cada disciplina para a discussão da Prática de Ensino de seus temas na Escola Básica, perfazendo 180 horas de CP. Por outro lado foi estipulada como obrigatória pelo menos a opção entre os blocos de aprofundamento I ou II antes mencionados: "Elementos para o Ensino de Matemática" e "Projetos de Ensino de Matemática". Dessa forma, 8 créditos, ou 120 horas em disciplinas eletivas do IME, fazem parte necessária do currículo do aluno nesse componente curricular. As 320 horas de CP sob responsabilidade do IME são completadas com 20 horas sob a responsabilidade de MAT1500 - Projetos de Ensino. Também as disciplinas da FE contribuem com 100 horas nesse componente curricular. As seguintes disciplinas contribuem para o cumprimento dessa exigência: MAE1512, MAT0120, MAT0230, MAT0240, MAP0151, MAT0315, MAT0412, MAT0450, MAT0451, MAC0118, MAE1514, EDM0425, EDM0426, EDA0463, EDM0402, ELETIVA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, EDM0427, EDM0428 e MAT1500.

Para possibilitar o aproveitamento de estudos de disciplinas obrigatórias do IME, foram associadas a elas as seguintes seis disciplinas extracurriculares, com 0 crédito aula e 1 crédito trabalho:

MAT1201 - Práticas de Ensino de Álgebra I, MAT2301 - Práticas de Ensino de Geometria I, MAT2401 - Práticas de Ensino de Geometria II, MAT3151 - Práticas de Ensino de Introdução à Análise, MAP1151 - Práticas de Ensino de Cálculo Numérico,  MAE1513 - Práticas de Ensino de Estatística

O aluno que tenha sido aprovado em disciplina com conteúdo e número de créditos aula equivalentes à disciplina obrigatória correlata, deverá ser aprovado na respectiva "Prática de Ensino de ......", para todo AE de estudos da disciplina obrigatória.

Como para as disciplinas extracurriculares não há aula prevista (pois possuem 0 créditos aula), o aluno nelas matriculado deve procurar o professor responsável pela disciplina obrigatória correlata e realizar as tarefas que lhe forem designadas. Obtendo aprovação, poderá então dar entrada na solicitação de AE da disciplina obrigatória desejada.

 

5. Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento. No currículo é obrigatório o cumprimento de pelo menos 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento. Ao cursar a disciplina 4502400 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais o aluno deverá comprovar o cumprimento dessa exigência. Do site do IME/USP, página da Graduação, constam as instruções de sobre como o aluno deve proceder para garantir esse cumprimento.

 

6. Estágio Curricular

No currículo é obrigatório o cumprimento de pelo menos 400 horas de estágio curricular obrigatório de licenciatura, sendo 300 horas em disciplinas da FE e 100 horas na disciplina MAT1500.

 

7. Atividades Extensionistas Curricularizadas (AEX)

No currículo é obrigatório o cumprimento de 10% da carga horária curso em Atividades Extensionistas Curricularizadas (AEX), que serão cumpridas por meio de disciplinas obrigatórias e eletivas, da seguinte forma:

MAT 1500 – Projetos de Estágio - 80 horas

4502400 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento -100 horas

MAT0120 - Álgebra I para Licenciatura - 30 horas

MAT0230 - Geometria e Desenho Geométrico I - 30 horas

MAT0240 - Geometria e Desenho Geométrico II - 30 horas

MAT0315 - Introdução à Análise - 30 horas

Disciplinas de Estágio - FE-USP

EDM0685 + EDM0427 + EDM0428 - 54 horas

 

TOTAL 354 horas


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
 
 
 

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