A concepção do atual currículo estrutura-se em dois núcleos principais:
1) O Núcleo Básico é formado pelo conjunto de disciplinas obrigatórias voltadas para os conteúdos fundamentais, e se concentra prioritariamente entre o primeiro e o quarto semestre.
2) O Segundo Núcleo envolve um conjunto de disciplinas eletivas, e deverá concentrar-se,prioritariamente, entre o quinto e o sexto semestre. Uma das características desse núcleo é abordar os suportes de informação em sua multiplicidade, desvencilhando-se de uma concepção de informação puramente bibliográfica. Daí decorre sua postura marcadamente interdisciplinar, dialogando e incorporando no conjunto das disciplinas aportes teórico-metodológicos de áreas de interface como Administração, Arquivística, Computação, Linguística, História, Sociologia, Filosofia e Comunicação, entre outras. Desse modo, ao mesmo tempo em que problematiza e aprofunda conhecimentos construídos no primeiro núcleo, este segundo núcleo, estruturado em dois eixos temáticos, possibilita ao aluno vislumbrar e construir um perfil profissional mais sintonizado às áreas específicas de seu interesse.
O eixo temático Cultural-Comunicacional, concentra disciplinas que proporcionam ao aluno a compreensão dos processos socioculturais e de linguagem relacionados à produção, circulação, apropriação, organização e uso da informação. Para tanto, entende-se que é necessária a construção de um conjunto de competências e habilidades que permitam ao aluno compreender as relações sociais, culturais e comunicacionais no mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, serão enfatizados os processos mediacionais e suas linguagens, sejam presenciais e/ou virtuais (ação cultural, processos de leitura e posições do leitor, curadoria, gestão de redes sociais, mediação da leitura, ensino à distância, etc.), que possibilitem não só o acesso à informação, como também permitam a apropriação cultural e das tecnologias relacionadas, descortinando possibilidades de expressão e produção cultural.
O eixo temático Institucional-Organizacional preocupa-se com uma visão administrativa-gerencial no âmbito da área de informação. Envolve, portanto, desenvolver nos alunos competências e habilidades que permitam planejar, executar e avaliar atividades inerentes à implantação, gerência e desenvolvimento de unidades de informação. Mas não se restringe a isso, voltando-se, numa perspectiva empreendedora, também para outros ambientes e realidades, tanto no âmbito de órgãos públicos como também no universo das empresas privadas, construindo competências e habilidades que envolvem a formulação e implantação de políticas, realização de diagnósticos e assessorias, elaboração de indicadores e principalmente produtos e serviços com direcionamento empresarial.
É importante salientar que, tanto em relação ao primeiro como ao segundo núcleo, temos a presença de disciplinas que implicam no convívio constante com as tecnologias de informação, entendidas como ferramentas para toda e qualquer área de atuação profissional, seja no que tange à organização, ao planejamento/gestão, à curadoria digital e ao acesso, produção e expressão cultural.
Além desses dois núcleos, também constituem o currículo disciplinas optativas livres oferecidas pelos docentes do curso, mas também outras disciplinas optativas livres que contemplam o currículo e são oferecidas por outros departamentos e unidades da FFCLRP-USP, especialmente relacionadas às áreas de saúde, administração, economia e educação, além de disciplinas oferecidas por outras unidades da Universidade de São Paulo. Essas disciplinas proporcionam ao aluno uma flexibilização rica em seu currículo e, principalmente, a possibilidade de mobilidade na sua formação.
O núcleo básico apresenta um total de 111 créditos, sendo 80 créditos-aula e 31 créditos-trabalho, perfazendo um total de 2130 horas, das quais 1200 horas em sala de aula. Todas as disciplinas devem ser cumpridas. No núcleo básico está inserida a disciplina de estágio, com o mínimo de 330 horas.
O aluno deverá cumprir 540 horas de disciplinas eletivas, sendo 360 destas horas em sala de aula, perfazendo um total geral de 30 créditos, dos quais 24 créditos-aula. As disciplinas eletivas apresentam-se em dois eixos temáticos já apresentados anteriormente. Apresentá-las em forma de eixo temático tem como pressuposto incentivar os alunos a seguir por segmentações fortemente demandadas em Ribeirão Preto e região e de atuação efetiva de nossos egressos. O aluno que frequentar no mínimo 20 créditos (sendo 16 créditos-aula), perfazendo um total de 360 horas, sendo (240 horas-aula), de cada eixo-temático, receberá um documento indicando tal certificação.
O curso oferece ainda um conjunto de optativas livres, que são ofertadas de forma não regular por seus docentes, além de ter disciplinas que completam o currículo e são ofertadas por docentes de outros cursos, departamentos e/ou unidades da Universidade de São Paulo. No conjunto de disciplinas optativas livres o aluno deverá cursar 20 créditos-aula.
Para composição dos créditos de disciplinas optativas o aluno poderá ainda solicitar a conversão de atividades de extensão para até 2 créditos-aula, desde que apresente os certificados das atividades desenvolvidas após seu ingresso no curso, com as quantidades de horas compatíveis com os créditos solicitados.
As disciplinas cursadas em excesso ao exigido no currículo no núcleo das disciplinas eletivas, poderão ser convertidas e consideradas como créditos de disciplinas optativas livres.
Dessa forma a carga horária mínima do curso será de 2.970 horas, compreendidas da seguinte forma:
- Núcleo Básico: 80 créditos-aula, 31 créditos-trabalho -> 2130 horas
- Optativas Eletivas: 24 créditos-aula, 6 créditos-trabalho ->540 horas
- Optativas livres: 20 créditos-aula ->300 horas