Grade Curricular
Grade Curricular

 Preparar para impressão 
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Curso: Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Observações:
Reformulação do currículo 59060

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2019             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 8 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 1200 930 2130
Optativa Livre 300 0 300
Optativa Eletiva     360 180 540
Total 1860 1110 2970
(Estágio: 300)

Informações Específicas
 

A concepção do atual currículo estrutura-se em dois núcleos principais:

1) O Núcleo Básico é formado pelo conjunto de disciplinas obrigatórias voltadas para os conteúdos fundamentais, e se concentra prioritariamente entre o primeiro e o quarto semestre.

2) O Segundo Núcleo envolve um conjunto de disciplinas eletivas, e deverá concentrar-se,prioritariamente, entre o quinto e o sexto semestre. Uma das características desse núcleo é abordar os suportes de informação em sua multiplicidade, desvencilhando-se de uma concepção de informação puramente bibliográfica. Daí decorre sua postura marcadamente interdisciplinar, dialogando e incorporando no conjunto das disciplinas aportes teórico-metodológicos de áreas de interface como Administração, Arquivística, Computação, Linguística, História, Sociologia, Filosofia e Comunicação, entre outras. Desse modo, ao mesmo tempo em que problematiza e aprofunda conhecimentos construídos no primeiro núcleo, este segundo núcleo, estruturado em dois eixos temáticos, possibilita ao aluno vislumbrar e construir um perfil profissional mais sintonizado às áreas específicas de seu interesse.

O eixo temático Cultural-Comunicacional, concentra disciplinas que proporcionam ao aluno a compreensão dos processos socioculturais e de linguagem relacionados à produção, circulação, apropriação, organização e uso da informação. Para tanto, entende-se que é necessária a construção de um conjunto de competências e habilidades que permitam ao aluno compreender as relações sociais, culturais e comunicacionais no mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, serão enfatizados os processos mediacionais e suas linguagens, sejam presenciais e/ou virtuais (ação cultural, processos de leitura e posições do leitor, curadoria, gestão de redes sociais, mediação da leitura, ensino à distância, etc.), que possibilitem não só o acesso à informação, como também permitam a apropriação cultural e das tecnologias relacionadas, descortinando possibilidades de expressão e produção cultural.

O eixo temático Institucional-Organizacional preocupa-se com uma visão administrativa-gerencial no âmbito da área de informação. Envolve, portanto, desenvolver nos alunos competências e habilidades que permitam planejar, executar e avaliar atividades inerentes à implantação, gerência e desenvolvimento de unidades de informação. Mas não se restringe a isso, voltando-se, numa perspectiva empreendedora, também para outros ambientes e realidades, tanto no âmbito de órgãos públicos como também no universo das empresas privadas, construindo competências e habilidades que envolvem a formulação e implantação de políticas, realização de diagnósticos e assessorias, elaboração de indicadores e principalmente produtos e serviços com direcionamento empresarial.

É importante salientar que, tanto em relação ao primeiro como ao segundo núcleo, temos a presença de disciplinas que implicam no convívio constante com as tecnologias de informação, entendidas como ferramentas para toda e qualquer área de atuação profissional, seja no que tange à organização, ao planejamento/gestão, à curadoria digital e ao acesso, produção e expressão cultural.

Além desses dois núcleos, também constituem o currículo disciplinas optativas livres oferecidas pelos docentes do curso, mas também outras disciplinas optativas livres que contemplam o currículo e são oferecidas por outros departamentos e unidades da FFCLRP-USP, especialmente relacionadas às áreas de saúde, administração, economia e educação, além de disciplinas oferecidas por outras unidades da Universidade de São Paulo. Essas disciplinas proporcionam ao aluno uma flexibilização rica em seu currículo e, principalmente, a possibilidade de mobilidade na sua formação.

O núcleo básico apresenta um total de 111 créditos, sendo 80 créditos-aula e 31 créditos-trabalho, perfazendo um total de 2130 horas, das quais 1200 horas em sala de aula. Todas as disciplinas devem ser cumpridas. No núcleo básico está inserida a disciplina de estágio, com o mínimo de 330 horas.

O aluno deverá cumprir 540 horas de disciplinas eletivas, sendo 360 destas horas em sala de aula, perfazendo um total geral de 30 créditos, dos quais 24 créditos-aula. As disciplinas eletivas apresentam-se em dois eixos temáticos já apresentados anteriormente. Apresentá-las em forma de eixo temático tem como pressuposto incentivar os alunos a seguir por segmentações fortemente demandadas em Ribeirão Preto e região e de atuação efetiva de nossos egressos. O aluno que frequentar no mínimo 20 créditos (sendo 16 créditos-aula), perfazendo um  total de 360 horas, sendo (240 horas-aula), de cada eixo-temático, receberá um documento indicando tal certificação.

O curso oferece ainda um conjunto de optativas livres, que são ofertadas de forma não regular por seus docentes, além de ter disciplinas que completam o currículo e são ofertadas por docentes de outros cursos, departamentos e/ou unidades da Universidade de São Paulo. No conjunto de disciplinas optativas livres o aluno deverá cursar 20 créditos-aula.

Para composição dos créditos de disciplinas optativas o aluno poderá ainda solicitar a conversão de atividades de extensão para até 2 créditos-aula, desde que apresente os certificados das atividades desenvolvidas após seu ingresso no curso, com as quantidades de horas compatíveis com os créditos solicitados.

As disciplinas cursadas em excesso ao exigido no currículo no núcleo das disciplinas eletivas, poderão ser convertidas e consideradas como créditos de disciplinas optativas livres.

Dessa forma a carga horária mínima do curso será de 2.970 horas, compreendidas da seguinte forma:

  • Núcleo Básico: 80 créditos-aula, 31 créditos-trabalho -> 2130 horas
  • Optativas Eletivas: 24 créditos-aula, 6 créditos-trabalho ->540 horas
  • Optativas livres: 20 créditos-aula ->300 horas

Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
Disciplinas Obrigatórias
1º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962100 Aspectos Socioculturais da Informação e da Tecnologia
4
1
90
5962101 História da Organização do Conhecimento e da Informação
4
1
90
5962118 Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
4
1
90
5962119 Recursos Informacionais
4
1
90
5962120 Introdução aos Estudos Linguísticos
4
1
90
Subtotal: 20 5 450
       
2º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962066 Inglês Instrumental para o BCI
2
0
30
5962102 Indexação e Resumos
2
1
60
5962103 Fundamentos da Biblioteconomia e Ciência da Informação
4
1
90
5962121 Estudos da Linguagem: Leitura e Produção de Textos Científicos
2
1
60
5962122 Gestão de Coleções em Unidades de Informação
4
1
90
Subtotal: 14 4 330
       
3º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962021 Representação Descritiva I
4
1
90
5962038 Serviços de Referência e Informação
4
1
90
5962104 Sistemas de Organização do Conhecimento I
4
1
90
5962123 Administração de Serviços de Informação
4
1
90
Subtotal: 16 4 360
       
4º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962027 Automação e Informação
4
1
90
5962028 Representação Descritiva II
4
1
90
      5962021 - Representação Descritiva I
  Requisito
5962105 Políticas Públicas, Culturais e de Informação
4
1
90
5962106 Sistemas de Organização do Conhecimento II
4
1
90
5962124 Planejamento e Informação
4
2
120
      5962123 - Administração de Serviços de Informação
  Requisito
Subtotal: 20 6 480
       
5º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5910194 Introdução à Estatística
2
0
30
5962125 Mediação e Recepção da Informação
4
1
90
Subtotal: 6 1 120
       
6º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962013 Metodologia Científica: Processos e Técnicas de Pesquisa
2
1
60
Subtotal: 2 1 60
       
7º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962081 Estágio
2
10
330
300
Subtotal: 2 10 330 300
       
Disciplinas Optativas Eletivas
5º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962008 História dos Meios de Transmissão Cultural e dos Equipamentos Culturais
4
1
90
5962090 Cultura, Sociedade e Informação
4
1
90
5962107 Leitura e Literatura: Efeitos de Leitor
4
1
90
5962108 Introdução à Arquivologia e Documentação
4
1
90
5962112 Gerenciamento Eletrônico de Documentos
4
1
90
5962114 Sistemas Administrativos e de Informação
4
1
90
5962126 Inteligência Competitiva com Enfoque Empreendedor I
4
2
120
               
6º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962109 Biblioteca Escolar: Atividades, Desenvolvimento de Habilidade e Recursos de Informação
4
1
90
5962110 Memória, Museus e Informação
4
1
90
5962111 Conhecimento, Classificação e Poder
4
1
90
5962113 Organização da Informação Audiovisual
4
1
90
5962115 Gestão da Informação e do Conhecimento
4
1
90
5962116 Estudos Métricos da Informação Científica
4
1
90
5962127 Inteligência Competitiva com Enfoque Empreendedor II
4
2
120
      5962126 - Inteligência Competitiva com Enfoque Empreendedor I
Requisito
5962128 Representações Sociais e Mediações Culturais da Informação
4
1
90
       
Disciplinas Optativas Livres
2º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962011 Comunicação, Linguagem e Informação
4
0
60
5962050 Atividades Programadas
2
2
90
5962052 Introdução aos Sistemas de Informação
2
0
30
5962129 Introdução à Administração
2
1
60
       
3º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962016 Tecnologia, Informação e Sociedade
4
0
60
5962058 Mediação Cultural: Organização de Acervos e Produtos
2
1
60
5962070 Banco de Dados e Aplicação em Documentação
4
1
90
5962130 Leitura do Café: fenômeno da informação e processos de pesquisa documental
2
1
60
       
4º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962010 Sociedade da Informação
4
0
60
5962056 Fundamentos de Lógica
4
0
60
5962059 Arte, Comunicação e Informação: Análise de Imagens
2
0
30
5962060 Unidades de Informação: Similaridades e Diferenças
2
0
30
5962061 Linguagens Documentárias em Bases de Dados
2
0
30
5962088 Introdução à Museologia
2
0
30
RCG1026 Introdução à Epidemiologia
2
0
30
RMS0016 Comunicação e Difusão de Conhecimentos em Saúde
2
0
30
       
5º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962067 Projeto e Gestão de Bases de Dados Bibliográficos
4
0
60
5962094 Arquitetura da Informação Digital
2
1
60
5962096 Gênero e Juventude: Conceitos, Representações e Imaginários Sociais
4
0
60
0
5962099 Comunicação Científica
2
1
60
5962117 Normalização Documentária
2
0
30
RMS0014 Fontes de Informação em Saúde
2
0
30
       
6º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962035 Redes de Informação
2
1
60
5962086 Introdução aos Modelos de Recuperação da Informação
2
1
60
5962095 Gerenciamento de Conteúdo Digital
2
1
60
5962097 Marketing para Unidades de Informação
4
0
60
RAD0111 Teoria da Administração
4
0
60
RMS0011 Documentação em Saúde
2
0
30
       
7º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962068 Arquivos e Memória
2
0
30
5962069 Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
2
0
30
5962079 Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso I
2
2
90
     5962013 - Metodologia Científica: Processos e Técnicas de Pesquisa
Requisito
5962082 Constituição dos Sentidos e dos Sujeitos no Discurso Literário Infanto-juvenil
2
0
30
RAD1303 Administração Financeira I
4
0
60
REC2104 Teoria Econômica: Macroeconomia
4
0
60
RMS0017 Tecnologias de Informação em Saúde
4
0
60
       
8º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
5962080 Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso II
10
10
450
     5962079 - Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso I
Requisito
RAD1401 Marketing I
4
0
60
REC2403 Introdução à Economia Brasileira
4
0
60
REC3413 Análise de Documentos Históricos Brasileiros
4
0
60
RMS0012 Terminologias em Saúde
4
0
60
 
 
 

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP