Grade Curricular
Grade Curricular

 Preparar para impressão 
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Curso: História
Curso: Licenciatura em História

Observações:
O Bacharelado é requisito para a conclusão da Licenciatura.

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 15/07/2023             Duração Ideal 4 semestres
Mínima 4 semestres
Máxima 6 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 360 450 810
Optativa Livre 0 0 0
Optativa Eletiva     120 30 150
Total 480 480 960
(Estágio: 400)
 
Total Geral (Total+Estágio+AAC) 960
 
* Total Geral - A carga horária de estágio já está incluída nas disciplinas.

Informações Específicas
 

Do elenco de disciplinas eletivas abaixo, o aluno deverá escolher: 1. Introdução aos Estudos da Educação: O aluno deverá cursar 04 créditos do conjunto das disciplinas eletivas oferecidas pela FE ou pelo Departamento de História, escolhendo uma das seguintes: EDF0285, EDF0287, EDF0289 ou *FLH0423 A Escola no Mundo Contemporâneo. 2. Psicologia da Educação: Pelo conjunto das disciplinas eletivas oferecidas pela FE, o aluno deverá escolher uma das seguintes: EDF0290, EDF0292, EDF0294, EDF0296 e EDF0298. Disciplinas obrigatórias: 1 Semestre de Línguas Brasileira de Sinais – EAD (FLL 1024) 4 + 2 = 6 60h/a+60h/trab. = 120h 1 Semestre de *FLH0421 Ensino e História: Teoria e Prática 5 + 2 = 7 75h/a + 60h/trab. = 135h 2 semestres de Metodologia do Ensino: EDM0417 Metodologia do Ensino de História I: 4 + 2 = 6 60h/a +60h/trab. = 120h EDM0418 Metodologia do Ensino de História II: 4 + 2 = 6 60h/a +60h/trab. = 120h 1 semestre de Didática: EDM0402 Didática: 4 + 0 = 4 60h/a +0h/trab. = 60h 1 semestre de POEB: EDA0463 Política e Organização da Educação Básica no Brasil: 4 + 0 = 4 60h/a + 0h/trab. = 60h Atividades de Estágio: O aluno deverá cumprir 400 horas de estágio (300 horas na Faculdade de Educação + 100 horas em Estágio Supervisionado de Licenciatura pelo Curso de História. Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA): O aluno deverá cumprir 200 horas em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento. Os comprovantes deverão ser apresentados no LEMAD que fará a inserção no histórico escolar das seguintes disciplinas: 0803001 – Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I, 0803002 – Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II, 0803003 – Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III e 0803004 – Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV, com carga horária de 50 horas cada uma. Práticas como Componentes Curriculares (CP): Será computada a carga horária de 400 horas aos alunos que cumprirem os créditos em disciplinas do Bacharelado destinadas para esse fim. * Observação: FLH0421 e FLH0423 O aluno que optar em cursar a disciplina FLH0423 A Escola no Mundo Contemporâneo em substituição à “Introdução aos Estudos da Educação” NÃO poderá utilizá-la como optativa no currículo do bacharelado. O aluno que optar em cursar a habilitação em licenciatura NÃO poderá utilizar a disciplina FLH0421 Ensino e História: Teoria e Prática como optativa no currículo do Bacharelado. Estas disciplinas (FLH0421 e FLH0423) somente serão integradas ao currículo do bacharelado para os alunos que optarem em não cursar a licenciatura.


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
Disciplinas Obrigatórias
1º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
0803001 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I (ATPA - I)
0
0
0
Subtotal: 0 0 0
       
2º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
0803002 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II - (ATPA - II)
0
0
0
EDA0463 Política e Organização da Educação Básica no Brasil
4
2
120
60
20
EDM0402 Didática
4
1
90
30
20
FLH0421 Ensino de História: teoria e prática [7- Ensino de História e pesquisa]
4
4
180
100
20
Subtotal: 12 7 390 190 60
       
3º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
0803003 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento III - (ATPA - III)
0
0
0
EDM0417 Metodologia do Ensino de História I
4
3
150
90
30
Subtotal: 4 3 150 90 30
       
4º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
0803004 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV - (ATPA - IV)
0
0
0
EDM0418 Metodologia do Ensino de História II
4
3
150
90
30
      EDM0417 - Metodologia do Ensino de História I
  Requisito
FLL1024 Língua Brasileira de Sinais - EAD
4
2
120
30
Subtotal: 8 5 270 90 60
       
Disciplinas Optativas Eletivas
1º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
EDF0285 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico
4
0
60
20
EDF0287 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico
4
0
60
20
EDF0289 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico
4
0
60
20
FLH0423 A Escola no Mundo Contemporâneo [7- Ensino de História e Pesquisa]
4
2
120
30
               
2º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
EDF0290 Teorias do desenvolvimento, Práticas Escolares e Processos de Subjetivação
4
1
90
30
20
EDF0292 Psicologia Histórico-Cultural e Educação
4
1
90
30
20
EDF0294 Psicologia da educação: constituição do sujeito, desenvolvimento e aprendizagem na escola,cultura e sociedade
4
1
90
30
20
EDF0296 Psicologia da Educação : Uma Abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar
4
1
90
30
20
EDF0298 Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares
4
1
90
30
20
       
 
 
 

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP