Grade Curricular
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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Curso: Letras
Curso: Licenciatura - Habilitação: Latim

Observações:

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2025             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 8 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 270 360 630
Optativa Livre 0 0 0
Optativa Eletiva     180 150 330
Total de carga horária em disciplinas da grade 450 510 960 (Estágio: 400)
 
Total geral de carga horária exigida em extensão: 105 (10.94%)
 
Total Geral (*Total de carga horária em disciplinas da grade + AAC + AEX Apolo e/ou optativas): 960
 
* A carga horária de estágio e a carga horária de atividades de extensão incluídas nas disciplinas obrigatórias já estão somadas no Total de carga horária em disciplinas.

Informações Específicas
 

Na USP, o curso de Licenciatura é dependente do curso de Bacharelado. Isso significa que a carga horária total da Licenciatura em Português equivale à soma da carga dos Bacharelados que envolvem o Latim, (Bacharelado em Latim = 3330 horas; Bacharelado em Português e Latim = 3450 horas), e da carga das disciplinas específicas de formação docente, disposta acima na tabela ‘Informações Básicas do Currículo’, no valor de 960 horas.

Para o aluno obter o diploma da Licenciatura em Latim, além de ter completado a quantidade de créditos doBacharelado em Letras – Habilitação: Latim ou do Bacharelado em Letras – Habilitação: Português e Latim, é necessário:

I. CURSAR AS SEGUINTES DISCIPLINAS:

a. Obrigatórias

1. FLL1031 - Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais;

2. EDA0463 – Política e Organização da Educação Básica no Brasil;

3. EDM0402 – Didática;

4. EDM0405 – Metodologia do Ensino de Português I;

5. EDM0406 – Metodologia do Ensino de Português II.

b. Eletivas

1. escolher uma das seguintes disciplinas: a. EDF0285 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico; b. EDF0287 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico; c. EDF0289 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico.

2. escolher uma das seguintes disciplinas: a. EDF0290 – Teorias do Desenvolvimento, Práticas Escolas e Processos de Subjetivação; b. EDF0292 – Psicologia Histórico-Cultural e Educação; c. EDF0294 – Psicologia da Educação: Constituição do Sujeito, Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola, Cultura e Sociedade; d. EDF0296 – Psicologia da Educação: Uma abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar; e. EDF0298 – Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares.

3. escolher uma das seguintes disciplinas: a. FLC0600 – Língua Discurso e Ensino; b. FLC0601 – Ensino de Literatura Brasileira; c. FLC0602 – Literatura Portuguesa: Ensino-Aprendizagem; d. FLC0603 – Diversidade Cultural e Educação: As Literaturas de Língua Portuguesa em Perspectiva; e. FLT0344 – Literatura e Educação; f. FLC1465 – Gramática e Ensino.g. FLL1005 - A Linguística na Educação Básica

4. escolher uma das seguintes disciplinas: a. 08000014 - Atividades de Estágio: Língua Portuguesa; b. 0800024 - Atividades de Estágio: Literatura Brasileira; c. 0800034 - Atividades de Estágio: Literatura Portuguesa; d. 0800044 - Atividades de Estágio: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; e. 0800054 – Atividades de Estágio: Teoria Literária e Literatura Comparada.

 

II. CUMPRIR 200 HORAS EM ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC), inscrevendo-se nas seguintes disciplinas, com carga horária de 40 horas cada uma:

1. 0805101 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I;

2. 0805102 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais II;

3. 0805103 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais III;

4. 0805104 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais IV;

5. 0805105 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais V.

 

III. CUMPRIR 400 HORAS DE PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES (CP), aproveitadas das disciplinas do Bacharelado destinadas a este fim.

 

IV. CUMPRIR 400 HORAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO – dessas 400 horas, 300 horas são geridas pela Faculdade de Educação, no âmbito de disciplinas obrigatórias e eletivas, e 100 horas são geridas pelo curso de Letras, no âmbito de alguma das disciplinas eletivas de ‘Atividades de Estágio’.

 

V. CUMPRIR A CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS, conforme descrição a seguir (válido APENAS para alunos ingressantes a partir de 2023).

 

Em atendimento à ‘Resolução CES/CNE nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024’, a partir de 2023 todo aluno ingressante em um curso de graduação deve cumprir, no mínimo, 10% de sua carga horária curricular em atividades extensionistas realizadas no âmbito de disciplinas ou projetos.

A Licenciatura em Português exige 105 horas de atividades extensionistas. O Bacharelado em Letras exige, em geral, 360 horas de atividades extensionistas (com exceção dos Bacharelados em Português-Inglês e Português-Espanhol, que exigem 375 horas). Logo, exigem-se, ao todo, 465 horas de atividades extensionistas para que um aluno possa obter o diploma de licenciado em Português, com exceção daqueles que cursam Bacharelado: Português-Inglês ou Bacharelado: Português-Espanhol, que precisam cumprir 480 horas.

Considerando a ‘Deliberação CEE 216/2023, que dispõe sobre a Curricularização da Extensão nos cursos de Graduação das Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo’, a qual permite que 30% da carga total de atividades extensionistas possa ser cumprida no âmbito do estágio obrigatório, foi estabelecido que o licenciando em Letras – Habilitação: Português aproveitará 120 horas de estágio como atividade extensionista, advindas das disciplinas obrigatórias ‘Metodologia do Ensino de Português I’ e ‘Metodologia do Ensino de Português II’ e de uma das disciplinas eletivas de ‘Atividades de Estágio’. Isso satisfaz plenamente as exigências de atividades extensionistas no âmbito das disciplinas específicas de formação docente da licenciatura, conforme se pode observar na tabela de ‘Informações Básicas do Currículo’.


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento; EXT=Carga horária em Atividades Extensionistas
Disciplinas Obrigatórias
4º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
0805101 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I
0
0
0
0
40
Subtotal: 0 0 0 40
       
5º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
0805102 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais II
0
0
0
0
40
FLL1031 Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais
2
3
120
30
Subtotal: 2 3 120 30 40
       
6º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
0805103 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais III
0
0
0
40
EDA0463 Política e Organização da Educação Básica no Brasil
4
2
120
60
20
Subtotal: 4 2 120 60 20 40
       
7º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
0805104 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais IV
0
0
0
40
EDM0402 Didática
4
1
90
30
20
EDM0413 Metodologia do Ensino de Latim I
4
3
150
90
20
Subtotal: 8 4 240 120 20 40 20
       
8º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
0805105 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais V
0
0
0
40
EDM0414 Metodologia do Ensino de Latim II
4
3
150
90
60
      EDM0413 - Metodologia do Ensino de Latim I
  Requisito
Subtotal: 4 3 150 90 40 60
       
Disciplinas Optativas Eletivas
3º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
EDF0285 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico
4
0
60
20
EDF0287 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico
4
0
60
0
20
EDF0289 Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico
4
0
60
20
               
5º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
FLL1005 A Lingüística na Educação Básica
4
0
60
20
FLT0344 Literatura e Educação
2
2
90
60
               
6º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
0805106 Aspectos de Ensino em Língua e Literatura
0
0
0
EDF0290 Teorias do desenvolvimento, Práticas Escolares e Processos de Subjetivação
4
1
90
30
20
EDF0292 Psicologia Histórico-Cultural e Educação
4
1
90
30
20
EDF0294 Psicologia da educação: constituição do sujeito, desenvolvimento e aprendizagem na escola,cultura e sociedade
4
1
90
30
20
EDF0296 Psicologia da Educação : Uma Abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar
4
1
90
30
20
EDF0298 Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares
4
1
90
30
20
               
7º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
FLC0600 Língua, Discurso e Ensino
4
0
60
20
FLC0601 Ensino de Literatura Brasileira
4
0
60
20
FLC0602 Literatura Portuguesa: Ensino-Aprendizagem
4
0
60
20
FLC0603 Diversidade Cultural e Educação:as Literaturas de Língua Portuguesa em Perspectiva
4
0
60
20
               
8º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
0800014 Atividades de Estágio: Língua Portuguesa
0
4
120
100
60
0800024 Atividades de Estágio: Literatura Brasileira
0
4
120
100
60
0800034 Atividades de Estágio: Literatura Portuguesa
0
4
120
100
60
0800044 Atividades de Estágio: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
0
4
120
100
60
0800054 Atividades de Estágio: Teoria Literária e Literatura Comparada
0
4
120
100
60
FLC1465 Gramática e Ensino
4
0
60
20
       
Disciplinas Optativas Livres
2º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA EXT
FLL1013 Língua de Sinais Brasileira: Aspectos Linguisticos, Sociais e Educacionais
2
0
30
20
 
 
 

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