Grade Curricular
Grade Curricular

 Preparar para impressão 
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Curso: Bacharelado em Educação Física e Saúde

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2024             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 8 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 1905 1230 3135
Optativa Livre 240 0 240
Optativa Eletiva     750 0 750
Total 2895 1230 4125
(Estágio: 480)
(AAC: 330)
 
Total Geral (Total+Estágio+AAC) 4455
 
* Total Geral - A carga horária de estágio já está incluída nas disciplinas.

Informações Específicas
 

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

 

-    O aluno que já tenha cursado a disciplina “ACH0533 - Crescimento e Desenvolvimento Humano” E/OU “ACH0534 - Desenvolvimento Motor” até 2016 estará dispensado da nova disciplina de Crescimento e Desenvolvimento Motor.

-    A Disciplina ACH0567 – Esportes Adaptados - Devido à necessidade do conhecimento prático em diferentes esportes adaptados, está disciplina será exclusivamente com vivência prática de esportes para deficiência necessitando de dois professores atuando conjuntamente para benefício do aprendizado do aluno.

-    As disciplinas ACH0566 – Programa de Atividade Física para Idade Adulta II e ach0576 – Programa de Atividade Física para Velhice II passam a ter, no máximo, 35 alunos por turma.

-    O aluno que já cursou a disciplina de ACH0537 - Esportes Individuais está dispensado da realização da disciplina ACH0603 - Esportes Individuais I e ACH0645 – Esportes Individuais II.

 

As seguintes disciplinas tornam-se obrigatórias para os ingressantes a partir de 2014:

-    ACH0522 - Atividades Acadêmicos Culturais em Educação Física e Saúde,

-    ACH0528 – Programa de Atividade Física para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

-    ACH0575 – Programa de Atividade Física para Velhice I.

 

As seguintes disciplinas tornam-se obrigatórias para os ingressantes a partir de 2015:

-    ACH0535 – Programa de Atividade Física para a Infância I.

-    ACH0555 – Programa de Atividade Física para a Adolescência I.

-    ACH0565 – Programa de Atividade Física para Idade Adulta I.

-    ACH0615 – Promoção da Saúde.

-    ACH0635 – Cinesiologia I.

 

Importante: A disciplina ACH0635 – Cinesiologia I terá sempre duas turmas, com um limite de 30 alunos por turma. Conforme mostrado no programa da disciplina, a necessidade para abordar, demonstrar e treinar as técnicas de avaliação de provas de função muscular e de anatomia palpatória exige o acompanhamento direto do professor junto a um grupo reduzido de alunos.

 

Disposição transitória: Para alunos regularmente matriculados até o segundo semestre de 2010, é necessário para conclusão do curso o mínimo de 32 créditos-aula em disciplinas optativas eletivas e 8 créditos-aula em disciplinas optativas livres. A partir das matrículas no ano de 2011, será necessário no mínimo 40 créditos-aula em disciplinas optativas eletivas e 16 créditos-aula em disciplinas optativas livres.

 

Informação Importante: 

Para os ingressantes no curso a partir de 2022, a organização e tutoria da disciplina de estágio supervisionado no Curso de Educação Física e Saúde passará a ser realizada em três disciplinas ao longo do curso. O conteúdo da disciplina ACH0518 - Estágio Supervisionado em Atividade Física IV foi incorporado às disciplinas ACH0525 - Estágio Supervisionado em Atividade Física I, ACH0526 - Estágio Supervisionado em Atividade Física II e ACH0517 - Estágio Supervisionado em Atividade Física III.

Os ingressantes até 2021,devem cursar as disciplinas ACH0525 - Estágio Supervisionado em Atividade Física I, ACH0526 - Estágio Supervisionado em Atividade Física II e ACH0517 - Estágio Supervisionado em Atividade Física III anteriormente a 2022, e a disciplina ACH0518 - Estágio Supervisionado em Atividade Física IV.

A partir do 1° Semestre de 2024 as disciplinas ACH0041 (Resolução de Problemas I) e ACH0042 (resoulção de Problemas II) passam a contar com 4 créditos trabalho cada uma, de forma a atender as exigências das atividades de curricularização da extensão.

CICLO BÁSICO

 

Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH-USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade.

A Comissão de Coordenação do Curso de Educação Física e Saúde indicou que o Ciclo Básico deve permanecer no primeiro e segundo semestres do curso.

- As disciplinas ACH0051 - Estudos Diversificados I e ACH0052 - Estudos Diversificados II permanecerão compondo as disciplinas de natureza interdisciplinar do Ciclo Básico.

- As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos como segue abaixo, que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP.

- Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.

 

Módulo 1 - Ciências da Natureza

- ACH0101 - Ciências da Natureza - Ciências da Terra

- ACH0111 - Ciências da Natureza – Ciências da Vida

- ACH0121 - Ciências da Natureza – Ciências do Universo

- ACH0131 - Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade

 

Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações

- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações

 

Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos

- ACH0141 -– Sociedade, Multiculturalismo e Direitos

- ACH0151 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital

- ACH0161 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo

 

Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos

- ACH0102 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos

- ACH0112- Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica

- ACH0122 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos

- ACH0132 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica

 

Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania

- ACH0142 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente

- ACH0152 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania

 

Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil

- ACH0162 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil

- ACH0172 - Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea

- ACH0182 - Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop

- ACH0192 - Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea

 

JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH. Nas alterações curriculares propostas preservaram-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui. A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH. 

 

 

 


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
 
 
 

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP