Observações Importantes:
1) Para cursar a disciplina ACH1087 - Projeto de Formatura I - o aluno deverá ter cursado no mínimo 80% dos créditos em disciplina obrigatória.
2) Para ingressantes em 2017 a disciplina SMD passa a ser prevista na grade do 5º semestre ideal.
3) ACH1041 - Matemática para Análise Ambiental (4 créditos) passa a ser obrigatória na grade do 1º semestre ideal.
Observação: Os alunos que não cursaram ED1 deverão cursar ACH1041-Matemática para Análise Ambiental
4) ACH1137 - Análise Financeira e Prestação de Contas em Gestão Socioambiental passa a ser obrigatória na grade do 2º semestre ideal.
Observação: Os alunos que não cursaram ACH0052 - Estudos Diversificados II deverão cursar a disciplina ACH1137- Análise Financeira e Prestação de Contas em Gestão Socioambiental, que passa a ser obrigatória na grade do 2º semestre ideal.
Os aunos que não cursaram ED2 deverão cursar a disciplina ACH1137- Análise Financeira e Prestação de Contas em Gestão Socioambiental, que passa a ser obrigatória na grade do 2º semestre ideal.
5) ACH1067 - Modelagem Ambiental passa a ter 2 créditos (permanece na grade do 5º semestre ideal).
6) Os alunos que não cursaram ACH0051 - Estudos Diversificados I deverão cursar ACH1041 - Matemática para Análise Ambiental.
7) Os alunos que não cursaram ACH1067 - Modelagem Ambiental com 4 créditos ou alunos ingressantes até 2016 que ainda não cursaram a disciplina, deverão cursar ACH1067 com 2 créditos + optativa ACH1197 - Modelagem Ambiental e Aplicações no 8º semestre.
8) Para ingressantes em 2017 a disciplina SMD passa a ser prevista na grade do 5º semestre ideal,
9) ACH1067-Modelagem Ambiental passa a ter 2 créditos (permanece na grade do 5º semestre ideal)
Observação: Os alunos que não cursaram ACH1067- Modelagem Ambiental com 4 créditos ou alunos ingressantes até 2016 que ainda não cursaram a disciplina, deverão cursar ACH1067 com 2 créditos + optativa Modelagem Ambiental e Aplicações (nova – atribuir código) no 8º semestre.
10) repetentes em ED2 deverão cursar a disciplina ACH1137- Análise Financeira e Prestação de Contas em Gestão Socioambiental, que passa a ser obrigatória na grade do 2º semestre ideal.
CICLO BÁSICO
Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH-USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade.
A Comissão de Coordenação do Curso de Gestão Ambiental indicou que o Ciclo Básico deve permanecer no primeiro e segundo semestres do curso.
- As disciplinas ACH0051 - Estudos Diversificados I e ACH0052 - Estudos Diversificados II permanecerão compondo as disciplinas de natureza interdisciplinar do Ciclo Básico.
- As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos como segue abaixo, que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP.
- Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.
Módulo 1 - Ciências da Natureza
- ACH0101 - Ciências da Natureza - Ciências da Terra
- ACH0111 - Ciências da Natureza – Ciências da Vida
- ACH0121 - Ciências da Natureza – Ciências do Universo
- ACH0131 - Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade
Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0141 -– Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0151 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital
- ACH0161 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo
Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0102 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0112- Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica
- ACH0122 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
- ACH0132 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica
Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
- ACH0142 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente
- ACH0152 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania
Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0162 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0172 - Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea
- ACH0182 - Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop
- ACH0192 - Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea
JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO.
A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH. Nas alterações curriculares propostas preservaram-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui. A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH.