Observações Importantes:
- Para cursar a disciplina ACH1087-Projeto de Formatura I, o aluno deverá ter cursado no mínimo 130 créditos, considerando a carga total (créditos aula + créditos trabalho) de disciplinas obrigatórias do curso de Gestão Ambiental mais as disciplinas eletivas do Ciclo Básico.
- Em 2016, ACH1041-Matemática para Análise Ambiental (4 créditos) passou a ser obrigatória no curso
- Em 2016, ACH1137- Análise Financeira e Prestação de Contas em Gestão Socioambiental passou a ser obrigatória no curso
- Em 2016, ACH1067-Modelagem Ambiental, disciplina obrigatória, passou de 4 créditos para 2 créditos
- Ingressantes até 2016 que não cursaram ACH1041-Matemática para Análise Ambiental, mas cursaram ED1 (ACH0051) podem cursar Modelagem Ambiental e Aplicações (ACH1197) para pedir equivalência de Matemática para Análise Ambiental (ACH1041).
- Em 2021, ACH1064-Economia e ACH1025-Economia Ecológica se fundem na disciplina ACH1116 - Introdução à Economia Ecológica. Ingressantes em 2019 ou depois devem cursar a ACH1116.
- Ingressantes até 2018 que cursaram somente ACH1064 ou somente ACH1025 podem cursar a disciplina nova ACH1116. Alternativamente, estudantes nessa condição podem solicitar aproveitamento de estudos para ACH1116, desde que cursem a optativa livre ACH1126 - Tópicos de Economia aplicados à Gestão Ambiental, conforme oferecimento e conteúdo, para atingir a mesma carga horária de ACH1116.
CICLO BÁSICO
As disciplinas do Ciclo Básico integram o conjunto de disciplinas do 1º e 2º semestres do curso. As disciplinas de primeiro semestre têm vagas reservadas para os ingressantes. Estudantes que precisem cursá-las posteriormente ao ano de ingresso devem solicitar a matrícula via requerimento, segundo prazos e normas vigentes. Matrícula nas disciplinas do Ciclo Básico oferecidas no segundo semestre devem ser realizadas normalmente nas interações, salvo exceções de turmas lotadas, falta de pré-requisito e similares.
As disciplinas ACH0051 - Estudos Diversificados I e ACH0052 - Estudos Diversificados II não são obrigatórias no curso de Gestão Ambiental.
- As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos como segue abaixo, que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP.
- Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.
Módulo 1 - Ciências da Natureza
- ACH0101 - Ciências da Natureza - Ciências da Terra
- ACH0111 - Ciências da Natureza – Ciências da Vida
- ACH0121 - Ciências da Natureza – Ciências do Universo
- ACH0131 - Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade
Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0141 -– Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0151 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital
- ACH0161 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo
Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0102 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0112- Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica
- ACH0122 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
- ACH0132 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica
Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
- ACH0142 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente
- ACH0152 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania
Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0162 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0172 - Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea
- ACH0182 - Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop
- ACH0192 - Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea
JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO.
A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH. Nas alterações curriculares propostas preservaram-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui. A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH.
A partir do 1° Semestre de 2024 as disciplinas ACH0041 (Resolução de Problemas I) e ACH0042 (Resolução de Problemas II) passam a contar com 4 créditos trabalho cada uma, de forma a atender as exigências das atividades de curricularização da extensão.