Regras de transição:
Alunos que já tiverem obtido aprovação na versão atual de ACH2055 (com 2 créditos) NÃO precisarão cursar a nova versão da disciplina (com 4 créditos). Todos os outros alunos, independente do ano de ingresso e outros fatores, deverão cursar a nova versão a partir de 2021.
Alunos que já tiverem obtido aprovação NAS DUAS disciplinas que estão sendo extintas (ACH2035 e ACH2047) NÃO precisarão cursar a nova disciplina que está sendo criada (Introdução à Administração e Economia para Computação, ainda sem sigla). Todos os outros alunos deverão cursar a nova disciplina, quer tenham cursado somente uma das extintas, quer não tenham cursado nenhuma, independente do ano de ingresso e outros fatores.
Normas - Estágios:
Sugestão de alteração de outros tópicos da disciplina:
Observações Importantes:
Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade. Se aprovado pelo Conselho de Graduação, as seguintes reformulações entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2013, para o curso de Sistemas de Informação: 1. O Ciclo Básico não precisará ficar restrito aos dois primeiros semestres do curso. As disciplinas RP I e II, Estudos Diversificados I e II e as Disciplinas Gerais poderão ser oferecidas entre o 1º e 6º semestres do curso. 2. As disciplinas ACH0051 – Estudos Diversificados I e ACH0052 – Estudos Diversificados II, com 2 créditos-aula cada, possuem como objetivo oferecer aos estudantes um elenco de atividades programadas durante o semestre, com o objetivo de enriquecimento cultural, acadêmico e científico. Considerando que essas duas disciplinas são muito gerais e com conteúdos complementares ao Bacharelado de Sistemas de Informação, optou-se por propor à Comissão de Graduação da EACH a transferência desses créditos para o núcleo de disciplinas específicas do referido curso. Tendo sido aprovada essa proposta, em 08/12/2011, foi sugerida a criação de uma disciplina obrigatória, com 4 créditos-aula, denominada de “Desenvolvimento de Sistemas de Informação Distribuídos”. Esta nova disciplina completará o currículo do curso num assunto que até então não era visto de maneira suficiente em nenhuma outra disciplina obrigatória (“sistemas distribuídos”) e que faz parte do currículo base recomendado pela Sociedade Brasileira de Computação. 3. As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos (vide tabela 1) que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP. 4. Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo. TABELA 1 Módulo 1 - Ciências da Natureza - ACH0101 – Ciências da Natureza - Ciências da Terra - ACH0111 – Ciências da Natureza – Ciências da Vida - ACH0121 – Ciências da Natureza – Ciências do Universo - ACH0131 – Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações - ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos - ACH0141 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos - ACH0151 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital - ACH0161 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - ACH0102 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - ACH0112 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica - ACH0122 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos - ACH0132 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - ACH0142 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente - ACH0152 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil - ACH0162 – Arte, Literatura e Cultura no Brasil - ACH0172 – Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea - ACH0182 – Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop - ACH0192 – Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH. Nas alterações curriculares propostas preservou-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui. A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu, o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH. A partir do 1° Semestre de 2024 as disciplinas ACH0041 (Resolução de Problemas I) e ACH0042 (Resolução de Problemas II) passam a contar com 4 créditos trabalho cada uma, de forma a atender as exigências das atividades de curricularização da extensão.