Grade Curricular
Grade Curricular

 Preparar para impressão 
Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação - Ciclo Básico

Observações:

Informações Básicas do Currículo

Data de Início: 01/01/2024             Duração Ideal 8 semestres
Mínima 8 semestres
Máxima 12 semestres

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 570 360 930
Optativa Livre 0 0 0
Optativa Eletiva     30 0 30
Total 600 360 960
 
Total Geral (Total+Estágio+AAC) 960
 
* Total Geral - A carga horária de estágio já está incluída nas disciplinas.

Informações Específicas
 

Regras de transição:

 

Alunos que já tiverem obtido aprovação na versão atual de ACH2055 (com 2 créditos) NÃO precisarão cursar a nova versão da disciplina (com 4 créditos). Todos os outros alunos, independente do ano de ingresso e outros fatores, deverão cursar a nova versão a partir de 2021.

 

Alunos que já tiverem obtido aprovação NAS DUAS disciplinas que estão sendo extintas (ACH2035 e ACH2047) NÃO precisarão cursar a nova disciplina que está sendo criada (Introdução à Administração e Economia para Computação, ainda sem sigla). Todos os outros alunos deverão cursar a nova disciplina, quer tenham cursado somente uma das extintas, quer não tenham cursado nenhuma, independente do ano de ingresso e outros fatores.

 

Normas - Estágios:

 

  • Para validação de 1 semestre de PSG serão aceitos estágios realizados no segundo ano em diante desde que apresente uma carga horária mínima de 180h.
  • Para  a validação serão aceitos relatórios parciais ou finais, desde que o relatório em questão contemple 180h desde o último relatório validado na disciplina. Por exemplo, para que um aluno utilize um relatório parcial de estágio em uma empresa X em PSG 1 e o relatório final de estágio nessa mesma empresa X em PSG 2, o aluno deve ter cumprido pelo menos 180h em seu estágio até a data do relatório parcial e mais 180h desde a data do relatório parcial até a data do relatório final. 
  • Considerando que somente os estágios nas condições acima serão aproveitados na disciplina, será mantida a garantia de nota pelo menos 5.

 

Sugestão de alteração de outros tópicos da disciplina:

 

  • Para validação de 1 semestre de PSG por meio de Iniciação Científica:
    • Somente serão aceitas IC's orientadas por professores do curso de SI-EACH (já tivemos caso de IC fora do que achamos ser uma IC em SI)
    • IC voluntária, desde que validada pela Comissão de Pesquisa da EACH, pode ser aproveitada independente do tempo de duração (a CPQ exige um tempo mínimo e a publicação de um artigo)
    • IC com bolsa: tempo mínimo de 6 meses
    • Todas as modalidades de IC valendo apenas relatório final e com o parecer da instância responsável e/ou financiadora (atualmente IC's do PET recebem um parecer da COC, sem nota; para IC's voluntária e Fapesp há um parecer sem nota, para PIBIC da EACH há um parecer com nota)

 

Observações Importantes:

 

Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade. Se aprovado pelo Conselho de Graduação, as seguintes reformulações entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2013, para o curso de Sistemas de Informação:

1. O Ciclo Básico não precisará ficar restrito aos dois primeiros semestres do curso. As disciplinas RP I e II, Estudos Diversificados I e II e as Disciplinas Gerais poderão ser oferecidas entre o 1º e 6º semestres do curso. 

2. As disciplinas ACH0051 – Estudos Diversificados I e ACH0052 – Estudos Diversificados II, com 2 créditos-aula cada, possuem como objetivo oferecer aos estudantes um elenco de atividades programadas durante o semestre, com o objetivo de enriquecimento cultural, acadêmico e científico. Considerando que essas duas disciplinas são muito gerais e com conteúdos complementares ao Bacharelado de Sistemas de Informação, optou-se por propor à Comissão de Graduação da EACH a transferência desses créditos para o núcleo de disciplinas específicas do referido curso. Tendo sido aprovada essa proposta, em 08/12/2011, foi sugerida a criação de uma disciplina obrigatória, com 4 créditos-aula, denominada de “Desenvolvimento de Sistemas de Informação Distribuídos”. Esta nova disciplina completará o currículo do curso num assunto que até então não era visto de maneira suficiente em nenhuma outra disciplina obrigatória (“sistemas distribuídos”) e que faz parte do currículo base recomendado pela Sociedade Brasileira de Computação.


3. As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos (vide tabela 1) que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP. 

4. Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.



TABELA 1


Módulo 1 - Ciências da Natureza 

- ACH0101 – Ciências da Natureza - Ciências da Terra
- ACH0111 – Ciências da Natureza – Ciências da Vida
- ACH0121 – Ciências da Natureza – Ciências do Universo
- ACH0131 – Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade


Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações

- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações


Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos

- ACH0141 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0151 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital
- ACH0161 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo


Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos 

- ACH0102 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0112 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica
- ACH0122 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
- ACH0132 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica


Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania 

- ACH0142 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente
- ACH0152 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania


Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil

- ACH0162 – Arte, Literatura e Cultura no Brasil 
- ACH0172 – Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea
- ACH0182 – Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop
- ACH0192 – Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea


JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO


A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH.

Nas alterações curriculares propostas preservou-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui.

A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu, o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH. 

A partir do 1° Semestre de 2024 as disciplinas ACH0041 (Resolução de Problemas I) e ACH0042 (Resolução de Problemas II) passam a contar com 4 créditos trabalho cada uma, de forma a atender as exigências das atividades de curricularização da extensão.


Grade Curricular
Legenda: CH=Carga horária Total; CE=Carga horária de Estágio; CP=Carga horária de Práticas como Componentes Curriculares;
              ATPA=Carga horária em Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento
Disciplinas Obrigatórias
1º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
ACH0021 Tratamento e Análise de Dados / Informações
2
0
30
ACH0041 Resolução de Problemas I
4
4
180
ACH2001 Introdução à Programação
4
2
120
ACH2011 Cálculo I
4
0
60
ACH2014 Fundamentos de Sistemas de Informação
4
2
120
Subtotal: 18 8 510
       
2º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
ACH2002 Introdução à Análise de Algoritmos
4
2
120
      ACH2001 - Introdução à Programação
  Requisito fraco
ACH2012 Cálculo II
4
0
60
      ACH2011 - Cálculo I
  Requisito
ACH2013 Matemática Discreta I
4
0
60
ACH2023 Algoritmos e Estruturas de Dados I
4
2
120
      ACH2002 - Introdução à Análise de Algoritmos
Indicação de Conjunto
      ACH2001 - Introdução à Programação
  Requisito fraco
ACH2033 Matrizes, Vetores e Geometria Analítica
4
0
60
      ACH2011 - Cálculo I
  Requisito fraco
Subtotal: 20 4 420
       
Disciplinas Optativas Eletivas
1º Período Ideal Créd.
Aula
Créd.
Trab.
CH CE CP ATPA
ACH0141 Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Estado e Sociedade
2
0
30
ACH0151 Sociedade, Multiculturalismo e Direitos - Cultura Digital
2
0
30
ACH0161 Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo
2
0
30
       
 
 
 

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP