Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade. Se aprovado pelo Conselho de Graduação, as seguintes reformulações entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2013, para o curso de Têxtil e Moda:
- O Ciclo Básico não precisará ficar restrito aos dois primeiros semestres do curso. As disciplinas RP I e II, Estudos Diversificados I e II e as Disciplinas Gerais poderão ser oferecidas entre o 1º e 6º semestres do curso. No curso de Têxtil e Moda, a Comissão de Coordenação do curso indicou que o Ciclo Básico deve permanecer no primeiro e segundo semestres do curso.
- As disciplinas ACH0051 - Estudos Diversificados I e ACH0052 - Estudos Diversificados II permanecerão compondo as disciplinas de natureza interdisciplinar do Ciclo Básico.
- As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos (vide tabela 1) que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP.
- Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.
TABELA 1
Módulo 1 - Ciências da Natureza
- ACH0101 – Ciências da Natureza - Ciências da Terra
- ACH0111 – Ciências da Natureza – Ciências da Vida
- ACH0121 – Ciências da Natureza – Ciências do Universo
- ACH0131 – Ciências da Natureza – História da Ciência
Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0141 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0151 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital
- ACH0161 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos –
Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0102 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0112 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos -
- ACH0122 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
- ACH0132 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica
Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
- ACH0142 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente
- ACH0152 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania
Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0162 – Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0172 – Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea
- ACH0182 – Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop
- ACH0192 – Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea
Justificativa pedagógica para as alterações curriculares do Ciclo Básico
A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH.
Nas alterações curriculares propostas preservaram-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui.
A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu, o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH.
Outras informações importantes:
Alunos ingressantes em 2005, 2006 e 2007 que cursaram a disciplina ACH2511 - Noções de Concepção e Desenvolvimento de Produtos Têxteis estão dispensados de cursar ACH2532 – Processos de Fiação.
Alunos ingressantes em 2005, 2006 e 2007 que cursaram a disciplina ACH2524 – Processos Químicos na Produção Têxtil estão dispensados de cursar ACH2523 – Beneficiamento Têxtil I.
Alunos ingressantes em 2005, 2006 e 2007 que cursaram a disciplina ACH2563 –Sistemas Computadorizados de Modelagem estão dispensados de cursar ACH2603 – Tecnologia do Desenho Aplicado no Projeto de Têxtil e Moda.
As disciplinas ACH2647 - Trabalho de Conclusão I, ACH2568 - Trabalho de Conclusão II e ACH2548 - Estágio Supervisionado serão oferecidas todo semestre pela necessidade, principalmente para alunos que não estão no período ideal.