Informações Importantes
Ciclo Básico
Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade.
As seguintes reformulações entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2013, para o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza:
1. O Ciclo Básico não precisará ficar restrito aos dois primeiros semestres do curso. As disciplinas RP I e II, Estudos Diversificados I e II e as Disciplinas Gerais poderão ser oferecidas entre o 1º e 6º semestres do curso. No curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, a Comissão de Coordenação do curso indicou que o Ciclo Básico deve permanecer no primeiro e segundo semestres do curso.
2. As disciplinas ACH0051 - Estudos Diversificados I e ACH0052 - Estudos Diversificados II permanecerão compondo as disciplinas de natureza interdisciplinar do Ciclo Básico.
3. As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos (vide tabela 1) que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP.
4. Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo.
Módulo 1 - Ciências da Natureza
- ACH0101 - Ciências da Natureza - Ciências da Terra
- ACH0111 - Ciências da Natureza – Ciências da Vida
- ACH0121 - Ciências da Natureza – Ciências do Universo
- ACH0131 - Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade
Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
- ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações
Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0141 -– Sociedade, Multiculturalismo e Direitos
- ACH0151 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital
- ACH0161 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo
Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0102 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos
- ACH0112- Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica
- ACH0122 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos
- ACH0132 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica
Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
- ACH0142 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente
- ACH0152 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania
Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0162 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil
- ACH0172 - Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea
- ACH0182 - Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop
- ACH0192 - Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea
JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO
A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH. Nas alterações curriculares propostas preservaram-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui. A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH.
ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE 1°/2024 - Ciclo Básico
As disciplinas de Resolução de Problemas I (ACH0041) e Resolução de Problemas II (ACH0042) passam a ter 4 créditos-trabalho cada uma, com o intuito de integrar atividades relativas a curricularização da extensão
REGRAS DE TRANSIÇÃO PARA A NOVA GRADE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
A disciplina ACH4025 – Organização e Expressão do Material Genético e Engenharia Genética deixa de existir a partir de 2020. Os alunos, da grade antiga, que não a cursaram, independentemente do ano de ingresso, deverão cursar as seguintes disciplinas da grade nova: ACH4135 – Organização e Funcionamento da Célula; ACH4226 – Princípios de Genética e ACH4157 – Genética Molecular.
Alunos da grade antiga, que já cursaram ACH4025 – Organização e Expressão do Material Genético e Engenharia Genética, estão dispensados de cursar as três novas disciplinas (ACH4135 – Organização e Funcionamento da Célula; ACH4226 – Princípios de Genética e ACH4157 – Genética Molecular).
A disciplina ACH4045 – Seminários de Campo 1 deixa de existir a partir de 2020. Os alunos, da grade antiga, que não a cursaram, independentemente do ano de ingresso, deverão cursar unicamente a disciplina ACH4147 – Seminários de Campo, que será oferecida a partir de 2021 no 7º semestre ideal da grade nova do curso.
A disciplina ACH4046 – Seminários de Campo 2 deixa de existir a partir de 2020. Os alunos, da grade antiga, que não a cursaram, independentemente do ano de ingresso, deverão cursar unicamente a disciplina ACH4147 – Seminários de Campo, que será oferecida a partir de 2021 no 7º semestre ideal da grade nova do curso.
Alunos que não cursaram ACH4045 – Seminários de Campo 1 OU ACH4046 – Seminários de Campo 2 devem cursar ACH4147 – Seminários de Campo.
Alunos que já cursaram ACH4045 – Seminários de Campo 1 E ACH4046 – Seminários de Campo 2 estão dispensados de cursar ACH4147 – Seminários de Campo.
Alunos que ingressaram antes de 2020 estão dispensados de cursar ACH4041 – Matemática Básica.
Alunos que ingressaram antes de 2015 estão dispensados de cursar FLL1024 – Língua Brasileira de Sinais – EAD.
Alunos que ingressaram antes de 2018 estão dispensados de cursar PRG0002 – Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas.
Outras Informações Importantes
1 - Poderá matricular-se na disciplina ACH4047 Trabalho Final somente o aluno que apresente reais condições de finalizar o curso no ano de realização do trabalho, devendo ter cumprido 70 % dos créditos do curso, e se a carga horária de disciplinas nos semestres de desenvolvimento do TF não superar 570 h/semestre.
2 - A criação da disciplina “Atividades acadêmico-científico-culturais”, sem requisitos e sem créditos-aula, justifica-se pela necessidade em abrigar a carga horária obrigatória de atividades acadêmico-científico-culturais em cursos de Licenciatura, conforme as exigências da LDB, a exemplo de várias outras Unidades da USP, que criaram uma ou várias disciplinas deste tipo, com a mesma finalidade.
3 - A carga horária de Práticas como Componentes Curriculares está cadastrada como segue:
- Currículo 102 e 104: 60 horas (distribuídas nas disciplinas ACH4011 - Introdução aos Estudos da Educação e ACH4012 - Fundamentos da Didática); e,
Currículo 202 e 204: 340 horas (distribuídos nas disciplinas ACH4043 - Psicologia da Educação, ACH4004 - Sistema Terra 1, ACH4034 - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica no Brasil, ACH4005 - Sistema Terra 2, ACH4045 - Seminários de Campo 1, ACH4026 - Recursos Naturais Hídricos, Minerais e Energéticos, ACH4046 - Seminários de Campo 2, ACH4096 - Didática, ACH4016 - Metodologia de Ensino em Ciências da Natureza 1, ACH4038 - Educação Ambiental e ACH4017 - Metodologia de Ensino em Ciências da Natureza 2).