Após oito anos da implementação do Ciclo Básico na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, a experiência pedagógica e diversos processos de avaliação e discussão que envolveram docentes e discentes indicaram a necessidade de alterações curriculares visando o seu aperfeiçoamento. Em Maio de 2012, a Comissão de Graduação aprovou alterações no Ciclo Básico da EACH USP que contemplaram as necessidades e especificidades dos cursos de graduação da unidade. Se aprovado pelo Conselho de Graduação, as seguintes reformulações entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2013, para o curso de Marketing: 1. O Ciclo Básico não precisará ficar restrito aos dois primeiros semestres do curso. As disciplinas RP I e II, Estudos Diversificados I e II e as Disciplinas Gerais poderão ser oferecidas entre o 1º e 6º semestres do curso. 2. As disciplinas ACH0051 - Estudos Diversificados I e ACH0052 - Estudos Diversificados II permanecerão compondo as disciplinas de natureza interdisciplinar do Ciclo Básico. 3. As Disciplinas Gerais (DGs) foram subdivididas em temas mais específicos e encontram-se reunidas em seis módulos temáticos (vide tabela 1) que correspondem a grandes áreas do conhecimento. Três módulos temáticos serão oferecidos nos semestres pares e outros três módulos nos semestres ímpares. Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, sendo uma disciplina de cada módulo temático. Sempre que possível, haverá pelo menos duas opções de temas dentro de cada módulo temático, nos horários destinados às DGs, para que o estudante tenha a possibilidade de escolher o tema que mais lhe interesse. As DGs serão consideradas disciplinas optativas eletivas do Ciclo Básico da EACH-USP. 4. Todos os estudantes da EACH deverão cursar seis DGs, SENDO SOMENTE uma disciplina de cada módulo temático. Não será permitido cursar mais de uma disciplina por módulo. TABELA 1 Módulo 1 - Ciências da Natureza - ACH0101 – Ciências da Natureza - Ciências da Terra - ACH0111 – Ciências da Natureza – Ciências da Vida - ACH0121 – Ciências da Natureza – Ciências do Universo - ACH0131 – Ciências da Natureza – Ciência, Cultura e Sociedade Módulo 2 - Tratamento e Análise de Dados / Informações - ACH0021 - Tratamento e Análise de Dados / Informações Módulo 3 - Sociedade, Multiculturalismo e Direitos - ACH0141 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos - ACH0151 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Cultura Digital - ACH0161 – Sociedade, Multiculturalismo e Direitos – Direitos Humanos e Multiculturalismo Módulo 4 - Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - ACH0102 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - ACH0112 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Visão Psicanalítica - ACH0122 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Processos Sociais de Formação dos Indivíduos - ACH0132 – Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos - Uma Abordagem Crítica Módulo 5 - Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - ACH0142 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Desenvolvimento e Meio Ambiente - ACH0152 – Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania - Sociedade, Ambiente e Cidadania Módulo 6 - Arte, Literatura e Cultura no Brasil - ACH0162 – Arte, Literatura e Cultura no Brasil - ACH0172 – Arte, Literatura e Cultura - Arte Contemporânea - ACH0182 – Arte, Literatura e Cultura - Fantasia e Ficção Científica na Cultura Pop - ACH0192 – Arte, Literatura e Cultura - Literatura Contemporânea JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES DO CICLO BÁSICO A mudança na forma de apresentação das disciplinas gerais do Ciclo Básico da EACH preserva e aprofunda seus objetivos iniciais. Em primeiro lugar, encontra-se preservada a formação multidisciplinar e interdisciplinar que é oferecida aos alunos dos dez cursos de graduação da unidade. A principal novidade introduzida foi a subdivisão das disciplinas gerais, que ganharam focos mais precisos de forma a aproveitar a formação de nosso corpo docente e oferecer aos alunos um leque maior de disciplinas com as quais poderão compor sua grade de Ciclo Básico. Apenas para dar um exemplo, a disciplina de Ciências da Natureza, nas quais atuam biólogos, físicos, químicos e geólogos, foram criadas as seguintes subdivisões: Ciências da Vida, Ciências do Universo, Epistemologia e História da Ciência, Ciências da Terra. Com esta subdivisão foi possível ajustar a formação do corpo docente às novas disciplinas. Para os estudantes, tal subdivisão significará que eles terão maior variedade de temas para compor sua grade do CB, favorecendo o protagonismo do aluno, um princípio do projeto pedagógico da EACH. Nas alterações curriculares propostas preservou-se o princípio de um núcleo de disciplinas comuns e multidisciplinares que é oferecido a todos os ingressantes da EACH. Foram mantidos os seus objetivos iniciais, isto é, a formação de cidadãos capazes de compreender e de agir em uma sociedade complexa e multifacetada, para a qual a especialização disciplinar precoce não contribui. A reformulação contemplou uma demanda consistente da maior parte dos cursos da unidade. O período para cursar as disciplinas do Ciclo Básico se estendeu, o que permite prolongar o período no qual ele fica exposto à formação multidisciplinar, na presença de estudantes de diversos cursos da EACH. Relatório de Alterações Propostas e Regras de Equivalência A alteração da matriz curricular descrita a seguir (veja anexo) visa a verticalização do Ciclo Básico de modo a transpor Resolução de Problemas II do 2º. Semestre para o 4º. Semestre essencialmente, uma vez que em 2011 já passou a vigorar uma nova estrutura curricular envolvendo vários aperfeiçoamentos. Para tanto, as disciplinas voltadas à Administração (Fundamentos de Administração e Comportamento Organizacional) passaram a ficar sequencialmente mais próximas na matriz curricular, assim como as disciplinas voltadas è Economia (Micro e Macroeconomia e Economia Brasileira) resolvendo um aspecto que não pode ser feito anteriormente. Esta alteração apresenta-se a seguir: • ACH0042 – Resolução de Problemas II passou do 2º. Semestre para o 4º. Semestre; • ACH4511 – Fundamentos de Administração passou do 3º. Semestre para o 2º. Semestre; • ACH4594 – Micro e Macroeconomia passou do 4º. Semestre para o 6º. Semestre; • ACH4586 – Comportamento Organizacional passou do 6º. Semestre para o 3º. Semestre. A nova matriz curricular irá possibilitar principalmente o melhor aprendizado dos alunos incorrendo possivelmente num rendimento acadêmico mais adequado. Além disso, esta mudança trará impactos extremamente baixos tanto para os alunos cursarem normalmente as disciplinas quanto para a atribuição didática docente no que se refere tanto à atribuição didática usual quanto ao aumento da carga didática dentro do curso, uma vez que as disciplinas voltadas à Economia permanecerão em semestres ímpares e pares como na grade atual, e somente as disciplinas voltadas à Administração terão inversão de semestres quanto ao aspecto ímpares e pares implicando no oferecimento destas duas disciplinas nos dois semestres no ano de implementação da nova estrutura curricular. Também, as seguintes atualizações foram feitas: • Atualização da ementa de Psicologia; • Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II: pré-requisito passará a ser de 104 créditos-aula pelo menos e estar no 7º. Semestre (período ideal) pelo menos; • Elaboração de TCC I: pré-requisito passará a ser Seminários de Elaboração de TCC. As regras de equivalência que deverão constar em informações adicionais da matriz curricular no Sistema Júpiter são: • a nova matriz curricular deverá ser cumprida na sequência em que se apresenta pelos alunos ingressantes em 2013 ou depois; • ACH4573 – Estatística I é equivalente a ACH4573 – Probabilidade; • ACH4513 – Estatística II é equivalente a ACH4513 – Inferência Estatística; REGRAS DE TRANSIÇÃO – CURRÍCULO MARKETING Versão Final ACH4521 – Fundamentos de Lógica (Obrigatória, 2 créditos-aula) Deverá ser cursada pelos alunos que ingressaram a partir de 2011 (inclusive). Os alunos que ingressaram até 2010 (inclusive) obterão Dispensa desta disciplina pois possui conteúdo correlato com as disciplinas ACH4532 – Cálculo I e/ou ACH4553 – Cálculo II. ACH4573 – Estatística I (Obrigatória, 4 créditos-aula) Os alunos que cursaram e foram aprovados na disciplina ACH4513 – Estatística Aplicada a Marketing I (a partir de 2011 denominada de Estatística II) até 2011 (inclusive) obterão Dispensa da disciplina ACH4573 – Estatística I pois possui conteúdo correlato com a disciplina ACH4513. ACH4542 – Psicologia (Obrigatória, 4 créditos-aula) Deverá ser cursada pelos alunos ingressantes a partir de 2009 (inclusive). Os alunos ingressantes até 2008 (inclusive) obterão Dispensa desta disciplina pois possui conteúdo correlato com a disciplina ACH4543 - Comportamento do Consumidor. ACH4586 – Comportamento Organizacional (Obrigatória, 4 créditos-aula) Os alunos obterão equivalência para esta disciplina através de ACH4576 – Marketing de Relacionamento (2 créditos-aula) e ACH4536 – Marketing Empresarial (2 créditos-aula) conjuntamente. Porém, por outro lado, os alunos poderão solicitar que ACH4576 e/ou ACH4536 sejam consideradas como Optativas Livres. ACH4697 – Economia Brasileira (Obrigatória, 4 créditos-aula) Os alunos obterão equivalência para esta disciplina através de ACH4517 – Planejamento de Marketing (2 créditos-aula) e ACH4544 – Gestão de Operações (2 créditos-aula) conjuntamente. Porém, por outro lado, os alunos poderão solicitar que ACH4517 e/ou ACH4544 sejam consideradas como Optativas Livres. ACH4567 – Seminários de Elaboração de TCC I (Obrigatória, 2 créditos-aula, 6 créditos-trabalho) Esta disciplina possui conteúdo correlato com as disciplinas ACH4596 – Seminários de Elaboração de TCC (2 créditos-aula, 0 créditos-trabalho) e ACH4567 – Elaboração de TCC I (0 créditos-aula, 6 créditos-trabalho) conjuntamente. Os alunos reprovados por nota somente em ACH4567 – Seminários de Elaboração de TCC I (vigente até 2010 inclusive), estarão dispensados de cursar a disciplina ACH4596 – Seminários de Elaboração de TCC (vigente a partir de 2011 inclusive), pois possuem conteúdos correlatos. ACH4647 – Comunicação Organizacional (Obrigatória, 2 créditos-aula) Todos os alunos concluintes a partir de 2011 (inclusive), deverão cursar esta disciplina. ACH4538 – Evolução do Pensamento em Marketing (Obrigatória, 2 créditos-aula) Todos os alunos concluintes a partir de 2011 (inclusive), deverão cursar esta disciplina. ACH4512 – Fundamentos de Comunicação I (Obrigatória, 2 créditos-aula) e ACH4522 – Fundamentos de Comunicação II (Obrigatória, 2 créditos-aula) Estas disciplinas conjuntamente possuem conteúdos correlatos com a disciplina ACH4512 – Fundamentos de Comunicação (4 créditos-aula). ACH4532 – Cálculo I (Obrigatória, 2 créditos-aula) e ACH4553 – Cálculo II (Obrigatória, 2 créditos-aula) Estas disciplinas conjuntamente possuem conteúdos correlatos com a disciplina ACH4553 – Cálculo Aplicado a Marketing (4 créditos-aula). ACH4512 – Fundamentos de Comunicação I (Obrigatória, 2 créditos-aula) e ACH4522 – Fundamentos de Comunicação II (Obrigatória, 2 créditos-aula) Estas disciplinas conjuntamente possuem conteúdos correlatos com a disciplina ACH4512 – Fundamentos de Comunicação (4 créditos-aula). ACH4584 – Finanças (Obrigatória, 4 créditos-aula) Esta disciplina possui conteúdo correlato com as disciplinas ACH4523 – Finanças I (2 créditos-aula) e ACH4524 – Finanças II (2 créditos-aula) conjuntamente. ACH4533 – Microeconomia (Obrigatória, 2 créditos-aula) e ACH4534 – Macroeconomia (Obrigatória, 2 créditos-aula) Estas disciplinas conjuntamente são equivalentes a ACH4594 – Micro e Macroeconomia (4 créditos-aula). ACH4554 – Gestão de Produtos (Obrigatória, 4 créditos-aula) e ACH4555 – Gestão de Novos Produtos (Obrigatória, 2 créditos-aula) Estas disciplinas conjuntamente são equivalentes a ACH4606 – Gestão de Produtos e Novos Produtos (4 créditos-aula). ACH4546 - Marketing de Varejo (Obrigatória, 2 créditos-aula) Esta disciplina cursada até 2010 (inclusive) deverá ser considerada como Optativa Livre a partir de 2011. ACH4556 - Marketing Eletrônico (Obrigatória, 2 créditos-aula) Esta disciplina cursada até 2010 (inclusive) deverá ser considerada como Optativa Livre a partir de 2011. ACH4566 - Marketing Social Org. Não Luc. (Obrigatória, 2 créditos-aula) Esta disciplina cursada até 2010 (inclusive) deverá ser considerada como Optativa Livre a partir de 2011.
Novas regras de transição (2022):
ACH4737 - Estágio Supervisionado: Para equivaler à disciplina ACH4737 - Estágio Supervisionado será preciso ter cursado ACH4687 - Estágio Supervisionado I e ACH4688 - Estágio Supervisionado II. Quem tiver apenas ACH4687 ou ACH4688 terá que cursar ACH4737 - Estágio Supervisionado.
ACH4531 – Fundamentos de Comunicação: Os alunos que ingressaram até 2021 (inclusive) obterão dispensa da nova disciplina (ACH4531 – Fundamentos de Comunicação), pois esta possui conteúdo correlato com as disciplinas ACH4512 – Fundamentos de Comunicação I (Obrigatória, 2 créditos-aula) e ACH4522 – Fundamentos de Comunicação II (Obrigatória, 2 créditos-aula). Os alunos ingressantes a partir de 2022 (inclusive) deverão cursar apenas a nova disciplina ACH4531 – Fundamentos de Comunicação (4 créditos-aula), que agregou os conteúdos das anteriores.
ACH4552 – Matemática Aplicada I: As disciplinas antigas (ACH4521 - Lógica Matemática e ACH4532 - Cálculo I) serão oferecidas em um semestre no período da tarde para os alunos que tenham cursado uma das duas disciplinas, mas não as duas disciplinas. Aqueles que ainda não tenham cursado as duas disciplinas deverão cursar a disciplina nova ACH4552 – Matemática Aplicada I. Esta regra inclui os alunos repetentes, com exceção dos alunos repetentes nas duas disciplinas, estes deverão cursar a disciplina nova.
ACH4553 – Matemática Aplicada II: ACH4553 - Cálculo II teve seu nome alterado para Matemática Aplicada II. Os alunos que não cursaram a antiga versão devem cursar a nova.
ACH4565 – Negociação: Apesar dos alunos que já cursaram a disciplina terem cumprido carga horária inferior à proposta na nova ementa, esses alunos já cursaram o conteúdo da disciplina e não há necessidade de complementarem créditos.
ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE 1°/2025 - Ciclo Básico
As disciplinas de Resolução de Problemas I (ACH0041) e Resolução de Problemas II (ACH0042) passam a ter 45 horas de carga horária extensionista cada uma cada uma, com o intuito de integrar atividades relativas a curricularização da extensão